quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ceará é campeão invicto!


Na noite desta terça-feira, 30/10, o time Sub-20 do Ceará Sporting Club foi até o estádio Presidente Vargas (PV) para enfrentar a equipe do Ferroviário, em jogo válido pela Final do Campeonato Cearense Sub-20 2012. O duelo entre os dois times foi muito disputado, mas o Vovô soube jogar com o regulamento, segurou o empate em 0 x 0 e levantou a taça, pois os alvinegros tinham a vantagem do empate por ter tido melhor campanha.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PC deixa o Ceará ao fracassar na tentativa de conseguir o acesso à Série A


Indique essa matéria



O técnico PC Gusmão não resistiu à fraca campanha do Ceará na Série B, já sem chances de acesso, com cinco rodadas ainda a disputar na competição. A diretoria do Vovô e o treinador sacramentaram um acordo no início da tarde de ontem, dando um ponto final à terceira passagem dele pelo clube.

Treinador levou o Alvinegro ao título estadual, mas foi mal na Série B FOTO: KIKO SILVA

1.800 casos de câncer de mama devem surgir


Indique essa matéria



Essa estimativa, que é relacionada ao Ceará, foi anunciada durante o XIX Congresso Brasileiro de Cancerologia 2012
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que cerca de 1.800 novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Ceará, neste ano. Desse total, 50% são de câncer avançado. A informação foi divulgada pelo presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia, Luiz Porto, durante o XIX Congresso Brasileiro de Cancerologia 2012 (Concan), realizado, no último fim de semana em Fortaleza.
Durante este mês, intitulado Outubro Rosa, diferentes iniciativas foram criadas para alertar a população sobre prevenção e cuidados FOTO: FABIANE DE PAULA

Ceará reduz mortalidade em 48%

As causas da diminuição estão relacionadas ao combate à diarreia, ampliação do PSF e controle de doenças
O Ceará reduziu a mortalidade infantil em 48%, na faixa etária até nove anos de idade, entre 1998 e 2008. O número de óbitos caiu de 5.195 para 2.704. Nos anos seguintes, a queda continuou acentuada. Em 2011, foram 2.230 mortes. Entres os menores de um ano, a taxa de mortalidade caiu de 29,7 por mil nascidos vivos, em 1998, para 13,6 por mil nascidos vivos, em 2011, com redução de 4.147 óbitos para 1.761. O dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)
Apesar da diminuição registrada pela Secretaria da Saúde do Estado, a mortalidade em menores de um ano (neonatal) ainda é a mais preocupante. As causas estão relacionadas à saúde da mulher na gravidez FOTO: KID JÚNIOR

Artur Bruno quer o PT tomando uma posição

Deputado federal Artur Bruno defende uma reunião dos dirigentes e parlamentares do PT cearense para definir a posição do partido FOTO: TUNO VIEIRA
Elogiando a postura de Elmano, o deputado admite que ele poderia ter tido um melhor desempenho na disputa
O deputado federal Artur Bruno (PT) afirmou ontem, em entrevista ao Diário do Nordeste, que considera sua participação na campanha do candidato derrotado do PT, Elmano de Freitas, muito "ativa". O parlamentar relembrou seu desejo de ter sido candidato pela legenda, mas garantiu que, após a escolha do nome de Elmano para representar o PT, ele "imediatamente" declarou apoio à postulação dele e colocou o seu escritório em Fortaleza à disposição do partido e de Elmano.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Festival encerra programação

Limoeiro do Norte Com sucesso de público, o VII Festival Internacional de Trovadores e Repentistas foi encerrado na noite de ontem, na praça da Igreja Matriz. Na ocasião o sanfoneiro Waldonys fez um grande show. Segundo a organização, tudo ocorreu dentro das expectativas e agora a produção se prepara para os próximos eventos do gênero em outras cidades do estado. O projeto contou com a participação de vários artistas nos quatro dias do evento.

O melhor da cultura popular foi mostrado durante os quatro dias do evento, que já integra o calendário regional de mostras musicais FOTO: ELLEN FREITAS

Poetas, músicos, sanfoneiros, repentistas e grupos folclóricos de várias cidades do Ceará e de outros estados se revezaram no palco principal, instalado na Praça José Osterne, a Praça da Matriz, cantando e dançando o melhor da cultura popular. Artistas da terra, das várias cidades da região, também se apresentaram e mostraram para o público porque o Vale do Jaguaribe vem se destacando na cultura do repente em todo o estado.

Dentre as várias apresentações do fim de semana, destaque para o grupo de danças folclóricas Pisada do Sertão, da cidade de Poço de José de Moura (PB). O grupo dança e apresenta coreografias do xaxado. É conhecido nacionalmente por ganhar vários prêmios em festivais e viaja o País inteiro apresentando as facetas da cultura nordestina.

O Festival de Trovadores e Repentistas foi consagrado como um dos mais importantes do gênero em todo o País, ao lado do Festival Patativa do Assaré.

É a terceira vez consecutiva que o festival é realizado em Limoeiro. De acordo com o produtor do evento, Adriano Lima, a receptividade do povo de Limoeiro do Norte fez com que a cidade recebesse as últimas três edições do Festival. Ele ressaltou também a grande quantidade de poetas e repentistas da região, o que torna o projeto participativo.

"A sétima edição era para ter acontecido em 2011, mas tivemos dificuldades de conseguir recursos, então resolvemos adiar para este ano e já estamos trabalhando para o ano que vem", disse ele.

Ellen Freitas
Colaboradora

Prazo de filiação para participar do PED 2013 termina em 30 de outubro deste ano

Imagem: Linha Direta - PT/SP)

Secretaria Nacional de Organização do PT alerta para prazos e alterações do Processo de Eleição Direta para as instâncias

O Processo de Eleições Diretas (PED) 2013 está marcada para o dia 10 de novembro do próximo ano.
A Secretaria Nacional de Organização do PT alerta para alguns dos prazos definidos pela direção nacional. O prazo para o pedido de filiação para participar da votação, por exemplo, se encerra em 30 de outubro deste ano.

TSE ainda tem 35% de recursos das eleições para julgar até dezembro

Indique essa matéria



Mesmo após o segundo turno das eleições neste domingo (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manterá esforço concentrado para terminar de julgar mais de 2,5 mil processos referentes a registros de candidatos até dezembro. A informação foi confirmada hoje (28) pela presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, que não descartou a convocação de sessões extras para dar conta do trabalho.

Roberto Cláudio é o prefeito eleito


Indique essa matéria



O pessebista deve exercer o mandato no período que vai de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016
Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (PSB), 37 anos, será o próximo prefeito de Fortaleza. Ele foi eleito, ontem, para o período que começa no dia 1º de janeiro de 2013 e vai até 31 de dezembro de 2016 com um total de 650.607 votos, representando 53,02% contra 46,98% correspondente a 576.435 votos dados a Elmano de Freitas (PT). A apuração terminou pouco depois das 19 horas.

Natural de Fortaleza, Roberto Cláudio nunca havia ocupado ou mesmo disputado o cargo de chefe do Poder Executivo antes da eleição deste ano. A partir de janeiro, ele assume a administração da quinta capital do País FOTO: ALEX COSTA

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão deixa Nordeste totalmente no escuro

Até o fechamento da edição não haviam informações oficiais sobre os motivos do blecaute
Todas as cidades do Ceará, juntamente com os demais estados do Nordeste, além de parte da região Norte, foram atingidos por um novo apagão elétrico na noite de ontem. Fortaleza e o Interior do Estado ficaram totalmente às escuras, por volta das 23h15, quando a energia caiu. O restabelecimento começou a voltar, aos poucos, na cidade, às 2h 25. As causas, segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), que não deu mais detalhes, foi uma “ocorrência no sistema interligado nacional”.
A cidade de Fortaleza ficou de luzes apagadas a partir das 23h15 de ontem FOTO: TUNO VIEIRA
Porém, segundo a assessoria de comunicação da Coelce, até o fechamento desta edição, às 3h da madrugada, horário local, a Companhia não tinha como informar a previsão de restabelecimento total.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro será lançada nesta quinta-feira, em Juazeiro

Unir experiências em torno de um personagem histórico e importante, não só para o Cariri, mas também para todo o Brasil, é um dos objetivos da Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro, que será lançada no dia 25 de outubro próximo, em Juazeiro do Norte, pela Editora Senac. A publicação é composta por 02 volumes: A Questão Religiosa (volume 01) e Autonomia Político-Administrativa (volume 02). O lançamento da coleção acontece no auditório do Memorial Padre Cícero, às 19h30.

Estado anistia devedores do programa Hora de Plantar

A isenção do pagamento envolve um montante de cerca de R$ 17 milhões da compra de sementes da Ematerce
Fortaleza. Uma decisão do Governo do Ceará anistia os produtores rurais que receberam as sementes para safra deste ano e tiveram perdas por conta da estiagem. O valor estimado pela não cobrança da dívida referente ao programa Hora de Plantar é da ordem de R$ 17 milhões e deverá beneficiar mais de 29 mil agricultores no Estado.

Os prejuízos aconteceram principalmente na colheita de grãos da agricultura de sequeiro, dependente da quadra chuvosa de janeiro a maio FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, explicou que essa medida já vem sendo tomada pelo Executivo cearense, sempre que a seca impede a produção na zona rural.

Os 80 anos do verdadeiro maluquinho

BANCO DE DADOS
Ziraldo: contrato com editora para "garantir" que estará vivo nos próximos cinco anos
Os 80 anos chegaram para Ziraldo. O dia exato desta comemoração é hoje, mas ele já avisou que não haverá uma grande festa. Pelo menos, não que seja seu desejo. “Quando fiz 70 minhas filhas deram uma festa no Copacabana Palace que foi a maior festa que já houve no Rio. Todo ser humano tem que ter a sua festa. Já cumpri. Com 80, não quero”, declarou ele ao portal Yahoo, justificando que tem medo de esquecer algum convidado, coisa que aconteceu 10 anos atrás.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Adesão ao Garantia Safra termina no próximo dia 30

 
Indique essa matéria



Verbas federais estão asseguradas contra possíveis perdas na safra 2012/2013 no Estado do Ceará
Iguatu Termina, no próximo dia 30, o prazo para os agricultores familiares fazerem adesão ao programa Garantia Safra 2013. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ampliou de 300 mil para 350 mil o número de vagas no Ceará. Com isto, o Estado tem a maior oferta de cadastro no Nordeste. Até sexta-feira passada, apenas 122 mil trabalhadores rurais estavam inscritos no seguro federal.
Nas Casas Lotéricas, já há agricultores recebendo o seguro relativo a 2011/2012. Agora o prazo a ser observado é para a próxima estação FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O cadastro é feito por comissões de representantes da Ematerce, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais de Agricultura e associações comunitárias em visita às localidades rurais. Os escritórios da Ematerce, em parceria com as Secretarias de Agricultura, fazem a digitação dos inscritos, que será enviada por meio da Internet ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cujo prazo final também é dia 30.

Sífilis congênita: CE é 2º em número de infectados


Quantidade de bebês que já nascem com o mal cresceu 110 vezes nos últimos 11 anos no Estado


 
A sífilis congênita é uma doença transmitida da mãe para o bebê. Apesar de ser de fácil diagnóstico, o número de recém-nascidos infectados vem crescendo no Brasil. O Ceará registrou, somente no ano passado, 874 casos da doença em menores de um ano de idade, ficando em segundo lugar no número de notificações em todo o País. Conforme o Ministério da Saúde, são 6,8 casos no Estado para cada mil nascidos vivos.

Em ato pró Elmano, Lula critica PSB

Lula não poupou críticas a quem ele chamou de "parte da elite" pelos ataques, segundo ele, feitos contra Luizianne

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio, ontem, à Fortaleza prestar apoio à candidatura de Elmano de Freitas, participando de um comício do petista. Durante o evento realizado na Praça do Ferreira, no Centro da Capital, o ex-presidente Lula e a prefeita Luizianne Lins aproveitaram para alfinetar a candidatura do PSB. O líder maior do PT disse que a elite brasileira não gosta dele, acreditando que isso ocorre não pelas coisas ruins que fez, mas pelas coisas boas.

Testosterona de garoto! É o que revela o cantor

REPRODUÇÃO/REVISTA SEXY
Zezé Di Camargo
 
Zezé Di Camargo, 49, conta todo orgulhoso sobre seu exame de testosterona que indicou o nível de 765. A média para um garoto de 18 anos é 800, bem próximo ao alcançado por Zezé.
Em entrevista a revista "Sexy", ele "abriu as portas" da sua intimidade. O cantor também revela o que mais gosta na vida: cerveja, mulher, sexo e música sertaneja. Em relação às mulheres, Camargo conta que elas fogem dele ao saber que fez vasectomia.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

10ª Região Militar celebra tradição com homenagens

Durante a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, ocorreu a entrega do Medalhão Martim Soares Moreno a personalidades do Estado, além da apresentação do músico cearense Waldonys FOTO: TUNO VIEIRA
O evento contou com um momento de oração presidido pelo capelão militar, que invocou bênção para o momentoOs 70 anos de história e tradição da 10ª Região Militar foram celebrados em solenidade realizada, na noite de ontem, na sede da Companhia, no Centro da Cidade. Durante o evento, que contou com a presença de diversas autoridades do Estado, dentre elas a presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz, ocorreu a entrega do Medalhão Martim Soares Moreno e a apresentação do músico cearense Waldonys e da banda de música da instituição.

13º salário vai injetar R$ 3,05 bilhões na economia cearense

Abono traz alívio financeiro para as famílias no fim do ano e irriga a economia FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Somente a segunda parcela dos servidores estaduais e municipais somará R$ 318 milhões, até 20 de dezembro
Ao longo deste ano, R$ 3,05 bilhões devem ser injetados na economia do Ceará com o pagamento integral (somando primeira e segunda parcelas) do 13º salário aos trabalhadores do emprego formal, envolvendo os setores público e privado, além de aposentados, pensionistas e empregados domésticos. O montante não considera os valores pagos aos trabalhadores sem carteira assinada e autônomos. A estimativa é Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A (triste) história do "mendigo gato"

INDY ZANARDO/FACEBOOK/REPRODUÇÃO
O "mendigo-modelo" ou "mendigo gato" Rafael Nunes da Silva na foto que o catapultou para a fama instantânea
 
No período em que trabalhou como modelo, dez anos atrás, Rafael Nunes da Silva, 30, não chegou a ficar famoso. Agora, viciado em crack e morando nas ruas de Curitiba, virou febre nacional.

Obesidade atinge 140 mil crianças e jovens

O mal pode ser evitado com atividades físicas e uma alimentação adequada. Estudos apontam que crianças que dormem pouco têm mais probabilidade de sofrer com aumento de peso, mesmo sem outros fatores de risco Foto: Fábio Lima (17/06/06)
Problema maior é observado dos cinco aos 9 anos de idade e motiva médicos a fazer campanha na Capital
Uma doença silenciosa vem se alastrando em Fortaleza: a obesidade infanto-juvenil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), baseada em números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 140 mil crianças e jovens entre cinco e 19 anos de idade estão com o peso bem acima do ideal.

INTERNET: Mensagens falsas causam transtornos e trazem riscos à segurança

Uma das mais recentes vítimas das mensagens de correntes falsas foi uma professora do curso de Letras da UFC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A professora universitária Sandra Maia Vasconcelos começou a receber e-mails e ligações de amigos e conhecidos prestando solidariedade pelo sumiço da filha dela, a adolescente Ashley Flores, de 13 anos. Dispostos a ajudar a encontrar a menina, internautas reenviavam o e-mail com a foto da garota para todos os contatos de suas listas. Quem conhecia a funcionária pública, fazia mais, e ligava oferecendo orações e apoio emocional. O único problema é que a garota não era filha da professora e também não estava desaparecida. Tudo não passa de uma ´brincadeira´ de mau gosto.

Sessão de autógrafos gera fila quilométrica

Pessoas ficaram até 14 horas esperando para ver o religioso e ter um autógrafo no seu livro "Feridas da Alma"

O padre autografou cerca de 4,5 mil livros e fez oração nos fiéis. Algumas pessoas ficavam tão emocionadas que não conseguiam falar Foto: Lucas de Menezes
A fé católica foi aquecida na 5ª edição do Evangelizar Dom Bosco, que trouxe a Fortaleza, no último fim de semana, o padre Reginaldo Manzotti. O evento reuniu 1,6 milhão de pessoas no último sábado no aterro da Praia de Iracema. A estimativa é da Defesa Civil. Ontem, milhares de pessoas enfrentaram até 14 horas na fila para conseguir um autógrafo no livro do padre paranaense que conquistou os católicos de todo o Brasil. Mesmo com desorganização e tumulto do lado de fora da livraria, ninguém abriu mão de ver de perto e receber uma oração do padre.

domingo, 21 de outubro de 2012

Cármen Lúcia "Nenhum ficha-suja tomará posse"


Chamada.jpg
RIGOR
Para Cármen Lúcia, o político que mentir ao eleitor deve ser responsabilizado

 
Pela primeira vez na história, uma mulher estará no comando das eleições municipais deste ano. Com a disciplina de quem cresceu em colégio de freiras e o traquejo social de quem adora uma boa conversa, a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, acompanha pessoalmente cada detalhe do pleito. Na memória estão os nomes de uma centena de cidades que receberão reforços de tropas federais para garantir a segurança e o nome de governadores, para quem telefona quase diariamente perguntando sobre os preparativos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ítalo e Renno gravam novo DVD, com músicas novas e sucessos já conhecidos pelo público

Divulgação
A dupla sertaneja, Ítalo e Renno
 
Os cantores Ítalo e Renno estão prestes a gravarem o segundo DVD autoral. O novo projeto se chama "Ítalo e Renno ao vivo", com 20 faixas, entre elas os sucessos como “Se você quiser” e “Tome Love”, mais músicas inéditas.

Haddad lidera com 49% contra 33% de Serra

Excluídos os que dizem votar nulo ou branco - o placar a favor do petista seria de 60% a 40% do tucano
São Paulo. Pesquisa Ibope divulgada ontem indica que se as eleições deste segundo turno em São Paulo fossem realizadas hoje, o candidato do PT, Fernando Haddad venceria o pleito com 49% das intenções de voto, contra 33% do tucano José Serra.

Ontem, o candidato do PT assinou um documento em que se compromete a cumprir os quatro anos de mandato, se eleito FOTO: DIVULGAÇÃO


Em votos válidos - excluídos os entrevistados que dizem pretender votar nulo ou branco - o placar a favor do petista seria de 60% a 40% do tucano. Foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 12 e 17.

Decisão do TSE garante pleito em Redenção

Conforme explica Emmanuel Girão, haverá novo pleito onde
 o candidato que teve mais de 50% dos votos tiver seu registr
o mantido indeferido FOTO: ALEX COSTA
No Ceará, a expectativa é que seja realizada nova eleição em cinco dos 15 municípios com resultado indefinido
A Justiça Eleitoral poderá realizar nova eleição para prefeito em Redenção. Isso porque, em decisão monocrática, a ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve o indeferimento do candidato Manoel Soares Bandeira, que obteve mais de 50% dos votos no Município. No Ceará, a expectativa da Procuradoria Regional Eleitoral é de que seja realizado um novo pleito em, pelo menos, cinco dos 15 municípios onde o candidato com votos suficientes para ser considerado eleito ainda aguarda decisão do TSE.
Conforme explica o promotor auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral, Emmanuel Girão, serão realizadas novas eleições nas cidades cujo candidato que obteve mais de 50% dos votos tiver seu registro mantido indeferido pela Corte superior. Embora a indefinição dos eleitos seja observada em um total de quinze municípios cearenses, o promotor afirma que apenas cinco ou seis cidades devem realmente passar por um novo pleito.

Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará indeferiu a candidatura de alguns prefeitos e ex-prefeitos, considerando apenas o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por se tratar de contas de gestão. "O TSE entende que esse julgamento só pode ser feito pelas câmaras municipais. Então, esses (candidatos) têm possibilidade de conseguir o registro", justifica o promotor Emmanuel Girão. Embora não haja previsão para o fim dos julgamentos desses postulantes, Emmanuel Girão lembra que o TSE prometeu agilidade para que, até a diplomação dos eleitos, as decisões estejam tomadas.

Empate técnico no 2º turno


 
A 10 dias da votação, a primeira pesquisa sobre o segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza mostra confronto tecnicamente mpatado. Consulta realizada pelo Datafolha e contratada pelo O POVO mostra Elmano de Freitas (PT) com 42% das intenções de voto, contra 37% de Roberto Cláudio (PSB). Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o instituto considera que eles estão tecnicamente empatados.
O percentual de eleitores fortalezenses que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos é de 11%. Na apuração do primeiro turno, brancos e nulos somaram 7,6%. Já os que ainda se declaram indecisos são 9%, segundo o Datafolha.

Considerados apenas os votos válidos – forma oficial de divulgação do resultado pela Justiça Eleitoral – Elmano tem 53%, contra 47% de Roberto Cláudio. Nesse cálculo, são excluídos justamente os eleitores que declaram votar em branco, nulo, em nenhum dos candidatos e, também, os indecisos.

RejeiçãoEntre aqueles que não votam em Elmano, 38% afirmam que não votariam no petista de jeito nenhum, enquanto 11% admitem a possibilidade de aderir à candidatura petista. Já entre os que não votam em Roberto Cláudio, somam 41% os que não votariam nele de forma alguma. Outros 15% afirmam que podem vir a votar no candidato do PSB.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vereador eleito tem crise de estrelismo na Câmara Municipal



O vereador eleito pelo PTC, Antonio Farias de Sousa, o “A Onde É”, teve uma crise de estrelismo na tarde desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Fortaleza. Com pizzas nas mãos e traje de entregador (sua atual profissão), Antonio Farias tentou entrar no plenário do Legislativo Municipal para distribuir pizzas aos vereadores.

Candidato vota no lugar de eleitora e causa polêmica

Por: Marcela de Freitas
O presidente da Câmara Municipal de Parambu, vereador Robson Noronha (PMDB), foi acusado de votar pela eleitora Francisca Pereira dos Santos no último pleito no dia 7 de outubro.
A eleitora afirmou que no momento da votação não estava conseguindo enxergar os botões da urna eletrônica durante, quando o vereador e candidato à reeleição teria entrado na seção eleitoral e votado por ela.

Senado aprova liberação de R$ 381 milhões para municípios afetados pela seca


O Senado aprovou nesta terça-feira (16) a Medida Provisória 572, que libera R$ 381 milhões para atendimento à população de municípios castigados pela seca. Como a MP não foi modificada pelo Congresso, ela segue para promulgação presidencial.
Pelo texto, o recurso será destinado para o Ministério da Defesa para aquisição de itens como carros-pipa, geradores e bombas d’água que serão usados, principalmente, em municípios da Região Nordeste.

Desventuras em série para o Vovô

Ceará sofre com equívocos graves da arbitragem, é derrotado pelo São Caetano e vê G4 bem mais distante
Deu tudo errado para o Ceará na 30ª rodada da Série B. Com gol irregular do adversário validado e um seu mal anulado, o Alvinegro foi derrotado pelo São Caetano por 2 a 0, fora de casa, e viu a diferença para o G4 - que poderia diminuir para cinco pontos - aumentar para onze.
O meia Marcelo Costa comemora o primeiro gol do Azulão,
marcado em posição irregular, ontem à noite, no Anacleto
 Campanella. No segundo tempo, a arbitragem anularia
 um tento legal do Alvinegro FOTO: FOLHAPRESS
O mais irônico de tudo é que o Vovô evitou que o árbitro Francisco Carlos do Nascimento apitasse a partida, com receio de represálias devido a um processo que move contra o clube.

Com um prejuízo tão grande, o Alvinegro, que continua em 8º, tem missão muito difícil, restando oito rodadas do fim da Série B, e volta a jogar já na sexta-feira, contra o ASA, fora de casa.

Já nos primeiros minutos, ficou claro que a partida não seria fácil para o Ceará. A pressão do São Caetano foi pesada desde o apito inicial e as chances foram aparecendo naturalmente, uma atrás da outra. Aos três minutos, Diego soltou uma bomba de fora da área, mas o goleiro Diónantan defendeu. Cinco minutos depois, Leandrão, livre na pequena área, se atrapalhou e o goleiro do Vovô pegou de novo.

De tanto ser pressionado, o Ceará não resistiu e sofreu o gol. Aos 11 minutos, Diego chutou cruzado, a bola desviou em Apodi e Marcelo Costa, impedido, marcou de cabeça: 1 a 0.

Em sua primeira investida ao ataque, aos 15, o Vovô quase empatou. Após cobrança de falta, Itamar cabeceou na trave.

Equilibrando a partida depois dos 20 minutos, o Ceará criou três boas chances em chutes de Eusébio, Apodi e, principalmente, de Magno Alves, que exigiu excelente defesa de Luiz.

Romaria de Benigna deverá reunir cerca de 30 mil fiéis

Este é o nono ano consecutivo que acontece o evento, contando com o apoio da Diocese do Crato
Santana do Cariri. Será realizada, no próximo dia 24 de outubro, a 9ª Romaria de Benigna. O evento deverá reunir em torno de 30 mil pessoas para reverenciar a jovem Benigna Cardoso da Silva, nos 71 anos de passagem do seu martírio, e pedir pela sua beatificação. Ela foi assassinada barbaramente por outro jovem, Raul Alves Ribeiro, em sua cidade. Este ano, foi realizada a exumação dos restos mortais da mártir, levados para a matriz de Nossa Senhora Santana, em Santana do Cariri. O local passou a receber mais romeiros, desde a transferência do túmulo do cemitério para a igreja. Documentos foram enviados este ano para Roma, relatando toda a trajetória de vida e morte da menina, além dos casos milagrosos, no intuito de serem avaliados e que haja a abertura de um processo pela sua beatificação.

Uece abre concurso com 76 vagas


Indique essa matéria



A aplicação da prova escrita será em Fortaleza, no dia 2 de dezembro, no horário de 9 h às 13 h
A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) abriu inscrições para o concurso público de professor das classes adjunto e assistente. São ofertadas, ao todo, 76 vagas, sendo 45 para professor adjunto e 31 para professor assistente, distribuídas em vários setores de estudos, vinculados às diversas unidades de ensino da Uece, da Capital e do Interior do Estado. Os interessados têm até o dia 31 de outubro para realizarem a inscrição.
Fundação deu início às inscrições com taxa no valor de R$ 150 para professor da classe adjunto é R$ 120 para professor assistente FOTO: MARÍLIA CAMELO
As condições constam nos editais de número 09/2012 e 10/2012 divulgados no site da Uece, datados de 8 de agosto de 2012, e publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia de 25 de setembro de 2012. A ficha de requerimento de inscrição, assim como o boleto bancário, poderão ser gerados exclusivamente na internet, através do site www.uece.br/cev. A taxa de inscrição para professor da classe adjunto é no valor de R$ 150, e da classe assistente, no valor de R$ 120. A aplicação da prova escrita, primeira etapa do certame, será realizada exclusivamente no município de Fortaleza, no dia 2 de dezembro, no horário de 9h às 13 h.

TSE decide sobre recursos do CE

Foram publicadas decisões em 30 processos provenientes do Estado, alguns deles de candidatos a prefeito
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está agilizando os julgamentos dos recursos que podem definir o resultado das eleições em vários municípios. No Ceará, alguns candidatos a prefeito que participaram da disputa na condição sub judice tiveram recursos julgados em decisão monocrática, e as sentenças publicadas em sessões do pleno.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lula desembarca em Fortaleza na próxima terça-feira para apoiar Elmano de Freitas




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai a três capitais do Nordeste para reforçar a campanha de petistas no segundo turno. Nas três praças, os candidatos mantêm disputas acirradas. Na próxima terça-feira (23) Lula desembarca em Fortaleza para apoiar o petista Elmano de Freitas. Na sequência da viagem sobe em palanques com Luciano Cartaxo em João Pessoa e com Nelson Pelegrino em Salvador.

Seca leva desespero a trabalhadores rurais

Desespero e angústia atormentam os trabalhadores rurais do município de Aiuaba, localizado na região dos Inhamuns, por conta da seca verde que assola a região. O drama é vivenciado por mais de três mil pessoas, que lutam pela sobrevivência, diante das adversidades climáticas. A falta d’água representa o principal problema enfrentado pela população, especialmente na zona rural. A maioria dos agricultores também enfrenta a falta de alimentos. Em razão disso, muitos estão abandonando a zona rural e migrando para os centros maiores, em busca de emprego para garantir a sobrevivência de seus familiares.

7,5 mil vagas abertas em concursos no Nordeste

Somente na área de Segurança Pública são 4,4 mil vagas.


Nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão e Paraíba, os principais concursos oferecem 7.507 oportunidades, especialmente nas áreas de Segurança Pública, Jurídica, Educação, Saúde e Administrativa. Confira:

Paraíba

Os dois concursos abertos pelo Governo da Paraíba contemplam cerca de 2 mil vagas para professor da Educação Básica 3, além de 255 ofertas para médicos temporários.

Interessados ao cargo de professor têm até 8 de novembro para se inscrever no site da organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (http://ibfc.org.br/). A taxa custa R$ 70.

A remuneração inicial é de R$ 1.222,53 para carga horária de 30 horas semanais.

Luizianne contra-ataca Cid Gomes e Elmano se diz surpreso com decisão de Inácio Arruda

A prefeita de Fortaleza e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Luizianne Lins, recebeu em um hotel na Av. Beira-Mar, nesta segunda-feira (15), os 30 prefeitos do partido eleitos no Ceará no último pleito. No entanto, a disputa na Capital foi o assunto central antes da reunião.
Luizianne Lins falou aos 30 prefeitos do PT eleitos na última eleição. Elmano de Freitas também esteve presente (Foto: Natasha Mota)
O cenário político no município após o primeiro turno foi um dos primeiros pontos abordados pela prefeita. Durante entrevista, Luizianne se disse "triste" com a decisão de Inácio Arruda (PC do B) de apoiar o candidato Roberto Cláudio (PSB).
"Fiquei triste, pois sempre foi um aliado histórico. Eu lamento, é um aliado importante que foi para o lado de lá", salientou a prefeita de Fortaleza.
Surpreso, o candidato Elmano de Freitas também comentou a escolha de Inácio Arruda, que julgou ser um "equívoco político".

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Justiça está atenta a trabalho infantil

O menino que faz malabares na rua ou o que já ajuda a família com a remuneração precoce no futebol podem estar na mira da Justiça. Na semana em que as crianças foram o foco da atenção em todo o País, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) está levantando o alerta para a exploração esportiva e artística até os 17 anos. A falta de regulamentação no trabalho para esse público motiva o questionamento. Em Fortaleza, não é raro encontrar adolescentes ou mesmo crianças fazendo uso da arte de rua para ganhar dinheiro.
O dinheiro fácil e a sensação de liberdade atraem garotos aos sinais de trânsito, o que acaba prejudicando o desenvolvimento saudável Foto: Natinho Rodrigues

Aqui, o problema não se restringe à Capital. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) é a segunda, no País, em crianças de cinco a nove anos, trabalhando. Conforme os dados, existem 956 pessoas, nessa faixa etária, exercendo algum ofício. Em primeiro lugar, está a Região Metropolitana de Salvador, com 1.801 crianças em atividades. Os dados são do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho Infantil (Peteca).

2 mil vaqueiros se reúnem para celebrar São Francisco

 
Indique essa matéria




Após uma cavalgada de seis quilômetros, os vaqueiros
 participaram de uma missa  em homenagem ao santo
Missa do Vaqueiro em Canindé. A festa acontece com cavalgada pela cidade até a Igreja de São Pedro, onde acontece a celebração com a presença também da comunidade Fotos: Eduardo Queiroz
Canindé Na intimidade com as montarias, gibões, chapéus de couro, o som dos chocalhos, das batidas das ferramentas implantadas nos cascos dos cavalos, aboios, repentes e músicas do inesquecível Luiz Gonzaga, o Rei do Baião que este ano se vivo estivesse completaria 100 anos, e vestidos com roupas de couro, mais de 2 mil vaqueiros e vaqueiras seguiram em uma cavalgada do Parque de Exposição Francisco De Assis Bessa Xavier até a Capela de São Pedro, onde foi celebrada a missa em homenagem a São Francisco, padroeiro de Canindé, num percurso de seis quilômetros.

A Missa do Vaqueiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Ceará, conforme da Lei nº 14.520 de 8 de dezembro de 2009, de autoria da deputada estadual Lívia Arruda e sancionada pelo governador do Estado, Cid Gomes.

Essa miscigenação cultural reúne centenas de vaqueiros de vários municípios do Ceará e cidades do Nordeste em um só sentimento, transformar a festa no maior acontecimento religioso durante os festejos alusivos a São Francisco, protetor dos animais, da natureza e dos pobres.