segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A (triste) história do "mendigo gato"

INDY ZANARDO/FACEBOOK/REPRODUÇÃO
O "mendigo-modelo" ou "mendigo gato" Rafael Nunes da Silva na foto que o catapultou para a fama instantânea
 
No período em que trabalhou como modelo, dez anos atrás, Rafael Nunes da Silva, 30, não chegou a ficar famoso. Agora, viciado em crack e morando nas ruas de Curitiba, virou febre nacional.
Isso ocorreu depois que esta foto ao lado - em que aparece enrolado em um
cobertor, em frente à catedral - , passou a circular na Internet.

A imagem foi registrada pela radialista Indy Zanardo, quando estava visitando a cidade. O mendigo se aproximou dela em uma praça e pediu para que ela fizesse uma foto dele para ele “ficar famoso na rádio”.

Indy postou a foto em sua página pessoal no Facebook e o sucesso foi imediato. A imagem do “mendigo gato”, de olhos azuis e barba por fazer, virou sucesso instantâneo e teve mais de 50 mil compartilhamentos na rede social até a tarde de ontem.

O sucesso foi tanto que o mendigo foi identificado em em menos de dois dias e sua história veio à tona.

“Ele usava manequim 40, talvez 42. Hoje, se estiver no 38, é muito”, diz Irene Valenga, proprietária de uma agência de modelos em Curitiba que “descobriu” Rafael uma década atrás. “Ele era bonito de corpo, educado, um menino pacato. Um modelo mesmo”, diz.

Naquela época, segundo a família, Rafael já usava drogas, mas era “mais controlado”. Começou com maconha, aos 16 anos. Foi passando aos poucos para outras, até chegar ao crack.

“Ele se afundou depois dos 25 anos”, conta a mãe, a dona de casa Edit da Silva, 57, que mora na região metropolitana de Curitiba.

Casada com um operário da construção civil, Edit diz que o filho já foi internado “várias vezes”, mas o máximo que ficou nas clínicas de reabilitação foram dez dias.

Há um ano, Rafael - um entre quatro irmãos - saiu de casa. De vez em quando, ainda visita a mãe e o pai, quando toma banho, pega roupas e fala que está bem.

“Ele diz que a vida dele é livre, que pode fazer o que quer sem ser incomodado”, diz Edit.

O sonho do rapaz, segundo a mãe, não era ser modelo, mas cursar engenharia. “Ele tem uma mão muito boa para construção civil. Faz tudo, do chão até o teto. Você dava uma planta para ele, e ele entregava a casa pronta”.

Desde que ficou famoso, Rafael não foi mais encontrado, a despeito das equipes de reportagem que circulam pela cidade atrás dele. Há quem diga que o viu - pedindo pinga, gritando frases desconexas, cantando em inglês.

A mãe espera que, depois do “sucesso”, Rafael volte para a reabilitação. Desta vez, para ficar mais que dez dias.
Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Foi Rubiana Nunes, irmã de Rafael Nunes, que o reconheceu quando viu sua foto publicada no Facebook. Há mais de 30 dias ele não vai em casa. “Tô muito assustada com tudo isso”, postou a moça em sua página na rede social.
ESTE RAPAZ CHEGOU ATÉ MIM NAS RUAS DE CURITIBA E ME PEDIU SE EU PODERIA TIRAR UMA FOTO DELE E EU PERGUNTEI PARA QUÊ, ELE ME RESPONDEU: ‘PARA COLOCAR NA “RÁDIO” QUEM SABE EU FICO FAMOSO’ :) ... NA “RÁDIO” EU NÃO POSSO PÔR, MAS AQUI, NO MURAL DO MEU FACE, SIM, E ELE SERÁ FAMOSO ENTRE MEUS AMIGOS...”
POST COM QUE A RADIALISTA INDY ZANARDO IDENTIFICOU A FOTO DO “MENDIGO-MODELO” EM SUA PÁGINA NO FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário