Lula não poupou críticas a quem ele chamou de "parte da elite" pelos ataques, segundo ele, feitos contra Luizianne |
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio, ontem, à Fortaleza prestar apoio à candidatura de Elmano de Freitas, participando de um comício do petista. Durante o evento realizado na Praça do Ferreira, no Centro da Capital, o ex-presidente Lula e a prefeita Luizianne Lins aproveitaram para alfinetar a candidatura do PSB. O líder maior do PT disse que a elite brasileira não gosta dele, acreditando que isso ocorre não pelas coisas ruins que fez, mas pelas coisas boas.
Lula iniciou seu discurso afirmando que Luizianne Lins foi a melhor prefeita da cidade de Fortaleza. Ele disse ainda que tomará muita água para se livrar do edema que tem na garganta e fazer campanha para a presidente Dilma Rousseff se reeleger em 2014.Durante o pronunciamento, Lula não poupou críticas a quem ele chamou de "parte da elite" da cidade pelos ataques, segundo ele, feitos contra a prefeita Luizianne. O ex-presidente disse que os empresários do País têm que acender uma vela todos os dias para Deus, pois nunca ganharam tanto dinheiro como em seu governo.
Confira vídeo
"Às vezes fico pensando porque parte da elite dessa cidade critica tanto Vossa Excelência (Luizianne). Às vezes fico pensando porque as pessoas criticam tanto o Lula, pois se dependesse de ganhar dinheiro, os empresários teriam que acender todo dia uma vela para Deus, porque nunca ganharam tanto dinheiro como ganharam em nosso governo", salientou o líder petista, lembrando que graças a política feita por ele, 17 milhões de empregos foram possíveis, além do aumento de salário mínimo sem aumento da inflação.
"Eles não gostam de nós pelo que temos de ruim, mas pelo que temos de bom", disse Lula, que em seguida recebeu aplausos da multidão que lotava a praça. Segundo ele, fazer ponte ou viaduto qualquer um poderia fazer, bastava contratar uma empresa, mas o "duro, o que a gente não aprende na faculdade, é cuidar do povo", disse. Ao candidato petista em Fortaleza, Elmano de Freitas, Lula não dispensou elogios, e disse que o lema "olho no olho", utilizado pelo candidato na campanha de Fortaleza, é o mesmo que sua mãe o dizia para ele quando criança.
Nervoso
Sem deixando de lado a tradição do simbolismo, o petista, ao ver um bando de pombos sobrevoando a praça, fez uma pausa enquanto a multidão aplaudia o acontecimento. Segundo ele, os pássaros estavam mandando um recado de paz para a candidatura do PSB. "Esses pombos estão dizendo ao nosso adversário que não adianta ficar nervoso, não adiantar xingar, porque estamos em paz. Não queremos briga, nem ofensas. Queremos apenas ganhar as eleições para fazer justiça para as pessoas". Lula ainda disse que a prefeita Luizianne Lins, ao deixar o mandato, "vai sair pela porta da frente, olhando olho no olho das pessoas".
Sobre as críticas dos candidatos denominados de "poste", Lula repetiu a frase que fez em comício do candidato petista em São Paulo, Fernando Haddad, e disse que seus candidatos iluminarão o País. "Quando lancei o Haddad, eu estava lançando o poste. A Dilma era poste. O Elmano é um poste. Pois bem, de poste em poste a gente vai iluminar o Brasil inteiro. E eles que são candeeiros apagados, sem pavio", criticou.
Lula ainda pediu calma aos militantes e disse para não aceitarem qualquer provocação, pois, segundo ele, "o povo não quer ouvir desaforo, mas sim propostas". "Tem que dizer, companheiro, você vai deixar de votar no cara para votar numa pessoa que não tem cara", disse Lula, referindo-se a Roberto Cláudio.
Sobre o Nordeste, o ex-presidente afirmou que a região está mudando e, em breve, isso estará nos indicadores do IBGE. Para ele, a presidente Dilma será uma parceira de Elmano, caso ele seja eleito prefeito da Capital.
"Eu agradeço muito a Deus pela generosidade que ele fez comigo, de sair de onde saí para chegar na Presidência da República e mostrar para a elite intelectualizada desse País que nós tínhamos mais competência do que eles para governar", declarou Lula.
Filhote
Conforme a prefeita Luizianne, Fortaleza está diante do processo delicado de decidir quem vai governar o Município. Ela argumenta que Elmano de Freitas é o único que tem experiência administrativa para governar a Capital. Na ocasião, a prefeita ainda rebateu as declarações do governador Cid Gomes (PSB) de que ela é vaidosa, não faz as obras e nem deixa que façam.
"Vocês sabem como as mulheres têm sido ofendidas, através das ofensas feitas a mim. Porque o machismo é grande daqueles que querem tomar conta do Ceará, daqueles que acham que Fortaleza suporta uma oligarquia familiar, arrogante e prepotente. A gente precisa dizer para esse povo que Fortaleza é livre, insurgente, vermelha e não vai aturar coronel e nem filhote de coronel", criticou Luizianne.
O candidato Elmano de Freitas, por sua vez, lembrou o que chama de "conquistas do povo", como passagem barata e tarifa social aos domingos, que ele promete ampliar também para os sábados, além de criar a tarifa social para desempregados. Segundo disse, 40 mil pessoas em Fortaleza, ainda vivem em extrema pobreza e não vai descansar enquanto não tirar a população da miséria. "Sabemos que a vida do povo melhorou, mas queremos fazer muito mais", disse.
Elmano disse que a resposta do povo às críticas que sofreu será dada nas urnas. "Se alguém pensa que pode mandar em Fortaleza, Fortaleza vai dar uma resposta, porque não amarela, Fortaleza é vermelha", ressaltou.
Lula, ao subir no carro que abriu a carreata, recebeu nos braços uma criança de uma admiradora petista que o esperava no hotel FOTO: WALESKA SANTIAGO |
Aliados aguardam chegada de ex-presidente em hotel
Antes de sair do hotel, já em cima do carro, Lula recebeu um ramalhete de rosas, tirou fotos com uma criança e acenou para o povo
O ex-presidente Lula chegou ao heliporto do Marina Park Hotel, às 2h10, acompanhado da prefeita Luizianne Lins e do candidato Elmano de Freitas. Um carro já posicionado aguardava para levar os petistas à Praça do Ferreira, local onde Lula fez seu discurso em apoio à candidatura de Elmano. No Marina Park, alguns vereadores e a militância aguardavam o ex-presidente.
Lula não se aproximou da imprensa. Após falar com os militantes, subiu no carro juntamente com a prefeita, o candidato Elmano e seu vice Antônio Mourão (PR), que aguardava a chegada do ex-presidente no hotel. Das lideranças do PT e apoiadores que foram ao Marina Park estavam os vereadores Acrísio Sena (PT), Adail Júnior (PT), o deputado federal José Airton (PT) e o vereador eleito, Deodato Ramalho (PT).
Antes de sair do Marina Park, já em cima do carro, Lula recebeu um ramalhete de rosas, tirou fotos com uma criança e acenou para a militância. Lula, Luizianne Lins, Elmano de Freitas e Mourão seguiram em carro aberto até a Praça do Ferreira. Passaram pela Avenida Leste Oeste, pelo Mercado Central e pelo Passeio Público. Em todo o trajeto, a comitiva era acompanhada pela militância. Várias ruas do Centro da Cidade foram interditadas para evitar congestionamento nas proximidades da Praça do Ferreira.
Para o presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena, a presença do ex-presidente em Fortaleza agrega valor à campanha de Elmano de Freitas e é uma soma para a militância, entendendo que a força da trajetória política do ex-presidente gera um grande impacto, por ser ele, Lula, "a história viva do Brasil".
Na avaliação do petista, a figura do ex-presidente tem uma ressonância maior nos setores mais humildes da população, acreditando que o líder petista tem um apelo popular muito forte pela política que ele implantou no País, de inversão de prioridades, em que olhou primeiro para os mais humildes.
PautaQuestionado se o julgamento do mensalão causará impacto negativo para a imagem de Lula e, consequentemente, para quem ele apoiar, Acrísio Sena acredita que esse assunto não está na pauta da eleição em Fortaleza. Ele alega que em São Paulo, onde o caso tem maior repercussão, não respingou negativamente na campanha do candidato do PT na Capital paulista, acreditando que aqui também não causará efeito algum.
TV DN entrevista os dois candidatos à PrefeituraO petista Elmano de Freitas abriu, ontem, a programação de entrevistas com os candidatos a prefeito de Fortaleza neste segundo turno realizadas pela webtv do Diário do Nordeste, a TV DN. Com a pretensão de alterar o papel das secretarias regionais em um eventual governo, Elmano quer que os secretários temáticos controlem melhor os serviços das áreas em que atuam. O petista ainda reconheceu que o efetivo da guarda municipal não é suficiente para a cidade e reiterou propostas nas áreas de transporte, saneamento, educação, saúde e iluminação.
Elmano disse que, caso seja eleito, vai alterar o papel das regionais porque o secretário temático precisa acompanhar a oferta dos serviços básicos em toda a cidade. "O secretário regional só sabe da situação na sua regional", alega. Ele quer focar a atuação do secretário regional na manutenção dos bairros, fiscalizando a situação dos equipamentos públicos, das ruas e das calçadas. "A Regional será um espaço de integração com as secretarias, mas vai cuidar da manutenção dos equipamentos públicos no bairro para que a gente tenha a garantia de todos os bairros com coleta seletiva, limpeza e reforma nos equipamentos".
O petista também comentou a questão da guarda municipal, admitindo que o efetivo atual é insuficiente. Segundo ele, a prefeita Luizianne contratou 600 profissionais e, hoje, são 1.500 guardas para fazer a segurança de 447 escolas, 92 postos de saúde e oito hospitais. "O efetivo é suficiente para esses (equipamentos), mas não tem para praças, terminais e atividades culturais que a sociedade organiza. Mas isso você vai fazendo na medida que o orçamento permite. Meu objetivo é alcançar 2 mil".
Experiência
Para Elmano, a experiência que teve na administração de Fortaleza é importante para saber onde estão as deficiências e os desafios da cidade e que não é possível resolver problemas históricos rapidamente. Em vários momentos, ele frisou que não prometerá resolver todos os problemas por entender que isso não seria sério e responsável, mas se comprometeu a avançar em muitas áreas. "É desta maneira que compreendo o governo: melhorando, ampliando", declarou.
Nessa linha, Elmano disse que o governo do PT fez um trabalho importante na formulação do Plano Diretor, unificando diversos setores da sociedade. Porém, admitiu que ainda é preciso produzir e atualizar legislações importantes, como a lei de uso ocupação do solo urbano.
Embora o saneamento básico seja atribuição do Estado, Elmano propôs uma secretaria municipal de saneamento. Segundo ele, é preciso garantir que a Cagece rediscuta o plano de investimento em Fortaleza porque apenas metade da cidade dispõe desse serviço. "A Cagece é concessionária, e não estou satisfeito com o plano de investimento que ela tem, que é chegar a 75% da cidade em 2025. Nós sabemos que 70% da receita da Cagece vem do povo de Fortaleza", afirmou.
Sobre iluminação pública, Elmano argumentou que houve expansão em vários bairros. "Quero ainda a luz do ponto de vista artístico e turístico na cidade", acrescentou, citando como exemplo a iluminação da Catedral, o que ele quer ampliar para outros patrimônios históricos da cidade. Ele ainda reiterou propostas que já havia feito para saúde, educação e transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário