quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro será lançada nesta quinta-feira, em Juazeiro

Unir experiências em torno de um personagem histórico e importante, não só para o Cariri, mas também para todo o Brasil, é um dos objetivos da Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro, que será lançada no dia 25 de outubro próximo, em Juazeiro do Norte, pela Editora Senac. A publicação é composta por 02 volumes: A Questão Religiosa (volume 01) e Autonomia Político-Administrativa (volume 02). O lançamento da coleção acontece no auditório do Memorial Padre Cícero, às 19h30.

Fruto de um trabalho coletivo a partir da iniciativa da Diocese de Crato, envolvendo a Fundação Padre Ibiapina, o Sistema Fecomércio – através do Sesc e do Senac, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a Fundação Waldemar Alcântara, a coletânea contempla textos, fotografias e DVD’s com o conteúdo de cartas e documentos inéditos.
O primeiro livro, A Questão Religiosa, trata dos acontecimentos relacionados ao “Processo Instruído”, pela Diocese do Ceará, entre os anos 1889 e 1892, sobre as transformações das hóstias em sangue na boca da Beata Maria de Araújo, no Povoado de Joaseiro. O livro, além de trazer os textos dos inquéritos realizados na época, apresenta também correspondências e outros documentos, tais como declarações, transcrições de artigos de jornal, questionários e suas respostas, entre outros, todos relacionados ao período de 1862-1934.
O segundo livro, por sua vez, contempla, através de discussões e análises científicas de alguns autores, os acontecimentos que levaram à emancipação política de Juazeiro do Norte. Neste volume, são apresentadas a história política dessa cidade, seus desdobramentos, cronologia, atores (moradores, romeiros e “adventícios”) e o espaço em que atuam. Além disso, estão inclusos documentos igualmente inéditos sobre o tema.
Em ambos, a ênfase está em compreender a participação de Padre Cícero Romão Baptista nos principais acontecimentos históricos da região. O maior diferencial da coleção é a possibilidade de deixar, à disposição de pesquisadores, estudantes e outros interessados, um rico acervo de documentos que, durante bastante tempo, estiveram vedados ao grande público.
De acordo com Padre Roserlândio de Souza, Diretor do Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo – da Diocese de Crato – e coordenador do projeto da coleção, a coletânea materializa um esforço conjunto de instituições que cumprem o dever de trabalhar pela valorização e cultura de um povo a partir da democratização do acesso a este acervo. “A preservação da memória documental da cidade de Juazeiro do Norte e de Padre Cícero é uma maneira do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac cumprir o seu papel de agente de transformação social, através da disseminação do conhecimento, como uma garantia do acesso à informação e à cidadania”, declarou.
O início
A Pesquisa, iniciada em setembro de 2009, percorreu um longo caminho até a publicação. Foi necessário o acompanhamento da equipe técnica durante todo o processo de seleção, higienização, catalogação, restauro, acondicionamento, digi­talização e transcrição paleográfica dos manuscritos disponibilizados pelos acervos e daqueles a serem publicados nos livros e em mídias digitais, além da elaboração dos textos explicativos e analíticos para os dois livros e acompanhamento no processo de registro audiovisual.
SOBRE A COLEÇÃO PADRE CÍCERO ROMÃO BAPTISTA E OS FATOS DE JOASEIRO
Produtos: Dois livros, um site com banco de dados, um making off
Organizado por: Antonio Renato Soares de Casimiro (vol. 01) e Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (vol. 02)
Digitação e organização do acervo: Maliza Nabuco (RJ), Ana Cristina de Sales e Mayara Cristina Filgueira de Oliveira (CE);
Digitalização do acervo, organização do banco de dados: Victor Mastroianne, Felipe Feijó e equipe da FábricaInfo (Fortaleza/CE)
Making off: Felipe Caixeta;
Site: Haoni Caiena (Diocese de Crato/CE), Renan Pinheiro de Souza e Ramon Pinheiro de Souza (FábricaInfo – Fortaleza/CE)
Transcrição paleográfica: Sílvia Moura; Vitor Fonseca; Fátima Pinho; Liduína Queiroz e Tânia Peixoto.
Editora: SENAC
Ano: 2012
Tamanho: 17x23cm
Páginas: Volume 1 – 842 p.
Volume 2 – 520 p.
Serviço
Lançamento da Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro
Data: 25/10/2012
Local: Auditório do Memorial Padre Cícero – Juazeiro do Norte
Horário: 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário