segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Festival encerra programação

Limoeiro do Norte Com sucesso de público, o VII Festival Internacional de Trovadores e Repentistas foi encerrado na noite de ontem, na praça da Igreja Matriz. Na ocasião o sanfoneiro Waldonys fez um grande show. Segundo a organização, tudo ocorreu dentro das expectativas e agora a produção se prepara para os próximos eventos do gênero em outras cidades do estado. O projeto contou com a participação de vários artistas nos quatro dias do evento.

O melhor da cultura popular foi mostrado durante os quatro dias do evento, que já integra o calendário regional de mostras musicais FOTO: ELLEN FREITAS

Poetas, músicos, sanfoneiros, repentistas e grupos folclóricos de várias cidades do Ceará e de outros estados se revezaram no palco principal, instalado na Praça José Osterne, a Praça da Matriz, cantando e dançando o melhor da cultura popular. Artistas da terra, das várias cidades da região, também se apresentaram e mostraram para o público porque o Vale do Jaguaribe vem se destacando na cultura do repente em todo o estado.

Dentre as várias apresentações do fim de semana, destaque para o grupo de danças folclóricas Pisada do Sertão, da cidade de Poço de José de Moura (PB). O grupo dança e apresenta coreografias do xaxado. É conhecido nacionalmente por ganhar vários prêmios em festivais e viaja o País inteiro apresentando as facetas da cultura nordestina.

O Festival de Trovadores e Repentistas foi consagrado como um dos mais importantes do gênero em todo o País, ao lado do Festival Patativa do Assaré.

É a terceira vez consecutiva que o festival é realizado em Limoeiro. De acordo com o produtor do evento, Adriano Lima, a receptividade do povo de Limoeiro do Norte fez com que a cidade recebesse as últimas três edições do Festival. Ele ressaltou também a grande quantidade de poetas e repentistas da região, o que torna o projeto participativo.

"A sétima edição era para ter acontecido em 2011, mas tivemos dificuldades de conseguir recursos, então resolvemos adiar para este ano e já estamos trabalhando para o ano que vem", disse ele.

Ellen Freitas
Colaboradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário