terça-feira, 30 de outubro de 2012

1.800 casos de câncer de mama devem surgir


Indique essa matéria



Essa estimativa, que é relacionada ao Ceará, foi anunciada durante o XIX Congresso Brasileiro de Cancerologia 2012
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que cerca de 1.800 novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Ceará, neste ano. Desse total, 50% são de câncer avançado. A informação foi divulgada pelo presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia, Luiz Porto, durante o XIX Congresso Brasileiro de Cancerologia 2012 (Concan), realizado, no último fim de semana em Fortaleza.
Durante este mês, intitulado Outubro Rosa, diferentes iniciativas foram criadas para alertar a população sobre prevenção e cuidados FOTO: FABIANE DE PAULA

No entanto, Luiz Porto acredita que há uma possibilidade de surgirem mais de dois mil casos. "O câncer de mama está aumentando, e o dado mais grave é que a população cearense não está preparada para enfrentá-lo", acrescentou.

Segundo Porto, grande parte das mulheres no Ceará ainda não tem consciência da importância da mamografia, das consultas periódicas, dos fatores de risco que podem levar o câncer de mama, pois a desinformação é muito grande.

O Congresso que aconteceu em Fortaleza de 24 a 27 de outubro, reuniu mais de 400 palestrantes de 16 estados, 18 estrangeiros e cerca de 3.500 congressistas. Em meio às discussões científicas, vários especialistas tentaram explicar que uma das principais causas dos óbitos por câncer é a falta de informação.

Informação

Para enfrentar a falta de informação, o médico Luiz Porto, que também é responsável pelo Comitê Estadual de Controle de Câncer ligado a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), afirma que o órgão está ajudando a criar associações de mulheres contra o câncer de mama em microrregiões do Estado.

Contudo, a desinformação não é a única causa de óbitos. A hereditariedade também é um fato que deve ser observado. A pedagoga Maria Clébia Dantas, há 12 anos, descobriu que tinha câncer de mama e não foi por falta de cuidado, mas pelo fator de risco já que a professora havia perdido três irmãs com a mesma doença.

Ela conta que fazia exames periódicos e, mesmo assim, foi por meio de um exame de toque que descobriu o nódulo na mama esquerda. Clébia fez mastectomia e dois anos depois outro nódulo surgiu na mama esquerda forçando a retirá-la também. Hoje, Clébia é presidente da Associação Rosa Viva e com a ajuda de 26 mulheres faz palestras sobre os riscos da doença e distribui panfletos de forma voluntárias em locais públicos.

Mas, o trabalho da pedagoga não para por ai. Impressionada com a desinformação das mulheres no Interior do Estado ela fundou uma entidade chamada Amigos de Dona Carlota, no município de Independência, na região do Inhamuns. "O meu objetivo é passar informação para as mulheres que, infelizmente, não sabem nem o que é câncer", ressalta Maria Clébia.

Focados nesse cenário, ciclistas e corredores podem se exercitar e conscientizar a população em relação ao câncer de mama no passeio ciclístico, que ocorre amanhã, e em uma corrida, domingo, do Movimento Outubro Rosa Ceará 2012.

Os eventos são organizados pela Associação dos Amigos do Centro Regional Integrado de Oncologia (Assocrio) em parceria com Associação Toque de Vida, Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Amar e Rosa Viva. O objetivo das iniciativas é dar visibilidade à luta das mulheres contra o câncer de mama.

Amanhã, o passeio ciclístico tem concentração às 19h30 e saída às 20h, do Subway em frente ao Forum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz. Serão 22 quilômetros da Washington Soares até Beira-Mar e depois voltando à Avenida. As 200 primeiras pessoas que chegarem ganham uma camisa de cor rosa em alusão ao movimento. O grupo Bike Ceará já participa há dois anos do projeto e vai coordená-lo.

Distância
Quem não tiver uma bicicleta também poderá participar alugando uma no local. Quem não suportar pedalar os 22 quilômetros poderá deixar a bicicleta no carro de apoio e seguir o percurso no trem da alegria que estará acompanhando os ciclistas.

Domingo, haverá uma corrida com o mesmo objetivo. A concentração acontece às 6h30, na Praia de Iracema, e saída às 8h. Conforme a terapeuta ocupacional do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), Danielle Castelo Branco Pires, além de fazer exercícios, que é essencial para a prevenção do câncer de mama, as pessoas sensibilizam a população em relação à causa.

"É incrível como, depois do mês de outubro, há o aumento no número de pessoas em busca de mais informações sobre a doença. Infelizmente, ainda existe a grande dificuldade de conseguir chegar até o médico especializado ou conseguir fazer o exame", afirmou Danielle.

Para participar dos eventos, é necessário se cadastrar na sede do Crio, na Rua Francisco Calaça, 1.300, Álvaro Wayne.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Desinformação contribui para o câncer

Hiram Silveira Lucas
Presidente de Honra do XIX Congresso Brasileiro de Cancerologia


O analfabetismo acaba se transformando em aliado da desinformação, já que, no Brasil, existem 4,8 milhões de pessoas completamente analfabetas e quase 15 milhões de analfabetos funcionais. Essa situação tanto colabora para o surgimento de câncer, como o de pênis, que está diretamente ligado ao fator socioeconômico, por estar relacionada à falta de higiene; como o câncer de pele, pela falta de informação a respeito dos cuidados em relação ao sol.

Aqui no Ceará, por exemplo, a utilização do protetor solar é fundamental para evitar o câncer de pele. Mas, grande parte da população não sabe qual o fator mais indicado, nem que é preciso reaplicar o produto de uma em uma hora dependendo da quantidade de suor que produz.

Outra doença que está ligada à falta de dedicação é o câncer de mama, pois este pode ser curável se diagnosticado precocemente, mas não é isso que acontece. A maioria das mulheres, infelizmente, ainda chega nas unidades em um estado avançado da doença e com pouca perspectiva de cura. Para reverter essa situação é preciso haver um trabalho permanente, disseminado e não apenas campanhas pontuais.

Mais informações
Para receber orientações sobre a corrida e a pedalada, os interessados podem ligar para os números 3521.1538 ou 3521.1537

Nenhum comentário:

Postar um comentário