terça-feira, 30 de outubro de 2012

PC deixa o Ceará ao fracassar na tentativa de conseguir o acesso à Série A


Indique essa matéria



O técnico PC Gusmão não resistiu à fraca campanha do Ceará na Série B, já sem chances de acesso, com cinco rodadas ainda a disputar na competição. A diretoria do Vovô e o treinador sacramentaram um acordo no início da tarde de ontem, dando um ponto final à terceira passagem dele pelo clube.

Treinador levou o Alvinegro ao título estadual, mas foi mal na Série B FOTO: KIKO SILVA

A saída marca a primeira vez que PC Gusmão deixa o Ceará "demitido", mesmo que a decisão não tenha partido apenas do clube, mas sim como um acordo entre as partes.

Nas duas vezes anteriores, PC deixou o clube por não aceitar uma proposta de renovação - após o acesso na Série B em 2009 - e em 2010 deixou o clube ao aceitar uma proposta do Vasco, mesmo estando na 1ª colocação da Série A com o Vovô.

O rompimento entre as partes antes do fim do contrato - em sua chegada PC havia declarado que gostaria de cumprí-lo até o fim - foi a sentença de um trabalho que não deu certo no segundo semestre, já que o principal objetivo para 2012 não foi alcançado: o retorno à Série A.

"Terminamos sem conseguir o objetivo traçado, mas não deixou de ser grato pelo trabalho do PC. Ele nos procurou, e após um acordo, acertamos sua saída", declarou o presidente do Ceará, Evandro Leitão.

Saída do técnico PC Gusmão



Para o dirigente, a passagem de PC foi positiva. "Nos sagramos campeões cearenses após tirar 11 pontos do rival pelo trabalho dele, que chegou e conseguiu reverter uma situação, pegando um clube desacreditado. Na Série B, vivemos uma instabilidade, por erros em contratações e em planejamento conjunto, entre direção e comissão técnica. Por isso, não conseguimos dar aquilo que a torcida merece, que era o acesso", completou.

Acordo
Uma decisão que foi boa para os dois lados. Assim pode ser definida a saída de PC. Com o clube já sem objetivos até o fim da temporada, restando ainda cinco jogos a cumprir pela Série B, a saída de PC acelera o processo de reformulação no clube, já pensando na temporada 2013.

O técnico tinha contrato até o fim da Série B, em novembro, porém, com as chances de acesso findando após quatro derrotas consecutivas, um acordo rompeu o vínculo com o clube sem o pagamento de multa rescisória. Com a saída de PC, o preparador físico Jorginho Soter e o auxiliar Franco Rafael, que formam sua comissão técnica, também deixam o clube.

A multa, segundo PC, em nenhum momento foi entrave para um acordo. "Muito se falou que o Ceará não me demitiria para não pagar a multa e eu não sairiam por não abrir mão de receber se o contrato fosse rompido. Mas não existiu nada disso. Eu nunca tive problemas financeiros em se tratando de Ceará".

O técnico explicou que procurou a diretoria alvinegra por não ter mais desafios no comando do clube e facilitar a reformulação para 2013, já que havia decidido que não ficaria no Ceará. "Um profissional é movido por desafios. Como infelizmente não tínhamos mais chance de acesso, minha permanência não se justificava mais, pois já tinha decidido não ficar para o ano que vem, acelerando a reformulação no clube para 2013. Eu ficar no Ceará por mais dois meses, um mês, não iria trazer nenhum benefício ao clube", analisou.

A justificativa para não querer dirigir o Vovô no ano que vem foi que a reformulação no clube precisaria ser completa. "Eu já tinha decidido que não ficaria, porque o clube precisa de outra metodologia de trabalho, outro perfil de profissional, já que o Ceará precisa de uma reformulação. Então, se o técnico não seria eu, achei mais melhor que o clube já iniciasse esse processo", disse.

Sobre o rompimento do trabalho, PC opinou. "Saio triste por não ter o segundo semestre que a gente sonhou, que imaginamos, como foi 2009, com aquela chegada bonita e a torcida nos recebendo após um acesso. Se não conseguimos, que sirva de exemplo para todos nós. Mas também saio feliz por marcar minha passagem com o título. Em 2009, foi o acesso. Em 2010, deixei o clube em primeiro lugar na Série A, feito inédito. Em 2012, fui campeão estadual".

Perguntado sobre um retorno ao clube, o técnico ressaltou que um novo nome, com uma postura diferente seria benéfico para o clube, que ficaria "livre" para caminhar sem ele. "Como sou muito identificado com o clube, nunca posso dizer que não voltarei. Mas o Ceará precisa de uma pessoa diferente, para sair desse rótulo Ceará e PC. Espero que o clube escolha um profissional certo para continuar crescendo", finalizou.

Para os últimos cinco jogos da Série B, o auxiliar Anderson Silva dirigirá o Ceará, já iniciando seu trabalho contra o Avaí, na sexta-feira, às 20 horas, no PV.

O QUE ELES PENSAM
No Vovô, já é o momento para pensar em 2013
"Para realizarmos um processo de transição, que já havia iniciado com a saída de alguns jogadores, era melhor a saída do PC. Entramos em um acordo de que precisávamos pensar no ano que vem, pois o Ceará já não tinha chances de acesso nem cairia mais. Agradeço o trabalho dele, pois não faltou empenho. Mas é a hora de o PC e o Ceará seguirem em frente"

Evandro LeitãoPresidente do Ceará

"Como eu já tinha decidido não ficar para 2013, entendendo que o clube precisa de uma filosofia nova com outro profissional, achei melhor entrarmos em um acordo e acelerar a reformulação no Ceará para 2013. O clube precisa fugir do rótulo ´Ceará e PC´ e trilhar outros caminhos. Fico triste por não ter conseguido o acesso, mas feliz pelo título estadual".

PC GusmãoEx-técnico do Ceará

Novo técnico chega apenas em dezembro
O Ceará não tem pressa para procurar um novo técnico. O Presidente Evandro Leitão antecipou que o substituto de PC Gusmão só chegará em dezembro, quando o Alvinegro iniciará a pré-temporada.

"Não contrataremos um técnico até o fim da Série B. Nosso pensamento é anunciar uma nova comissão técnica quando reiniciarmos os trabalhos, entre 20 e 25 de dezembro. O Anderson Silva (auxiliar técnico) só fica nos cinco jogos que faltam na competição. Tudo que se disser agora para o ano que vem será especulação", finalizou o mandatário alvinegro.

Evandro ressaltou a importância que Anderson Silva poderá ter no trabalho de transição com o novo técnico. "O Anderson nos ajudará na transição e reformulação e, quando reiniciarmos a pré-temporada, passará todas as informações do nosso elenco para o novo técnico".

FIQUE POR DENTRO
Trajetória de PC em 2012
Paulo César Gusmão assumiu o Ceará para sua terceira passagem com o objetivo de repetir 2009, quando levou o time à Série A. No dia 13 de março, o técnico acertou seu retorno ao Vovô, substituindo Lula Pereira, quando o clube vivia uma crise no Estadual, onze pontos atrás do rival Fortaleza.

PC comandou a reação do Alvinegro no campeonato, venceu dez jogos seguidos, tirando a diferença de pontos para o Leão, garantindo uma vantagem de dois resultados iguais nas finais com o rival, o que seria determinante para a conquista, conseguida após dois empates.

Depois de conquistar seu primeiro título estadual pelo Vovô, PC tinha pela frente o maior desafio do clube na temporada: a Série B. Mas ainda que o time tenha sido indicado como um dos favoritos às quatro vagas na elite do futebol nacional em 2013, em nenhum momento a equipe dirigida por ele mostrou que conseguiria o objetivo, oscilando demais na zona intermediária da tabela, sem estar no G4 uma única vez.

Até a 30ª rodada, o clube ainda almejava um acesso, mas após a derrota de 2 a 0 para o São Caetano, fora de casa, o sentimento era de decepção. Nos três jogos seguintes, mais três derrotas. Já com um elenco entregue e sem reação, a diretoria e o técnico entraram em um acordo para a quebra de um contrato que iria até o término da Série B, no fim de novembro.

Em 2012, o agora ex-treinador alvinegro esteve à frente da equipe em 47 partidas (33 pela Série B, 12 pelo Estadual e 2 pela Copa do Brasil), quando obteve 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas - todas na Segundona.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário