sexta-feira, 30 de junho de 2017

Concurso do Exército Brasileiro está com inscrições abertas; salário a partir de R$ 7 mil

Exército Brasileiro tem vagas para homens e mulheres ( Foto: Nah Jereissati )
Diário do Nordeste
O concurso de admissão para a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) está com inscrições abertas até o dia 4 de agosto. A prova acontece no dia 17 de setembro deste ano. 

As vagas são para Administração (3), Biblioteconomia (1), Ciências Contábeis (2), Direito (7), Enfermagem (2), Informática (4) e Pegagogia (1). Homens e mulheres, nascidos a partir de 01/01/1982, podem se inscrever.

É necessário ainda  possuir no máximo 36 anos, referenciados a 31 de dezembro do ano de sua matrícula. O salário base inicial é de R$ 7.350.

A inscrição pode ser feita no site da EsFCEx. 

Além da prova escrita, os candidatos também passam por uma inspenção de saúde e exame de aptição física. Veja detalhes do edital aqui

Prazo para saque do PIS/Pasep termina nesta sexta, mas será reaberto

por Agência Brasil
Quem não tiver possibilidade de sacar nesta sexta-feira (30) o abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep,) referente ao ano-base 2015, terá nova chance. Em vez de ser encerrado definitivamente hoje, como estava previsto, o prazo será reaberto em 27 de julho e o trabalhador terá até 28 de dezembro para sacar o dinheiro.

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou ontem (29) a reabertura do prazo. A proposta foi apresentada pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que atendeu a pedidos feito pelo representante dos trabalhadores no colegiado. Segundo o ministro, 1,57 milhão de pessoas – 6,5% do total com direito ao abono – ainda não fizeram o saque do benefício referente a 2015. Na mesma reunião, o Codefat aprovou o calendário para saque do abono referente ao ano-base 2016, que também começará em 27 de julho.

Mudança de nome de Claudia Leitte foi para propaganda

Cantora anunciou a mudança no Instagram ( Foto: Reprodução/ Instagram )
A mudança de nome de Claudia Leitte foi apenas uma jogada de marketing. Na quarta-feira (28), a cantora anunciou na internet que iria tirar o sobrenome e usar somente o primeiro nome para a próxima tour.

Na quinta-feira (30), no entanto, Claudia usou as redes sociais para explicar que o falso anúncio fazia parte de uma campanha para medicação que ajuda pessoas com intolerância a lactose.

"Eu tô cada dia mais bagunceira, né? Mas vamos lá pessoal: eu cortei o Leitte do meu nome para mostrar que é exatamente isso que muita gente faz sem precisar. Então fiquem ligados #PodeTerLeite #Perlatte#MeuNomeÉClaudiaLeitte, mas pode me chamar de #Claudinha!”, escreveu a artista.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Nome social nos B.Os passa a valer em todo o CE

Resultado de imagem para nome social
Diário do Nordeste
A partir de agora, o registro do nome social nos boletins de ocorrência para a população LGBT acontece em todo o Estado. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e é fruto de parceria da pasta com a Coordenadoria Especial de Politicas Públicas para LGBT, do Gabinete do Governador.

O coordenador Especial de Politicas Públicas para LGBT, Narciso Júnior, destaca que o ato foi pensado para o 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBT, como forma de dar destaque à conquista histórica. "Essa ação marca o dia internacional da população LGBT. Estamos contentes com as conquistas. Sabemos que muito ainda há para conquistar, mas esse já é mais um passo na afirmação das políticas públicas", celebrou.

Importância

O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, destacou a importância das ações da semana da diversidade e reafirmou o compromisso de permanecer construindo ações para a garantia dos direitos da população LGBT. "O público LGBT é responsabilidade nossa, como qualquer cidadão. Sabemos das violações sofridas. É necessário sim um tratamento diferenciado. O registro do nome social nos BOs é a primeira de muitos ajustes que virão para firmar o compromisso da Secretaria e do Estado com essa pauta".

Oito dos 13 vereadores de Itarema são presos

A reportagem flagrou o momento em que um vereador era conduzido pela Polícia Militar para prestar esclarecimentos às autoridades ( Fotos: Marcelino Júnior )
por Marcelino Júnior - Diário do Nordeste
A segunda fase da 'Operação Fantasma', que investiga crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsidade de documento particular e peculato na Câmara Municipal de Itarema, no Norte do Estado, foi deflagrada, na manhã de ontem. Oito dos 13 vereadores do Município foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para serem ouvidos.

A operação foi montada pelo Ministério Público do Estado (MPCE), a partir da Promotoria de Justiça de Itarema e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Os 19 mandados de busca e apreensão, nove de prisão preventiva e 32 conduções coercitivas, expedidos pela juíza da Comarca de Itarema, foram cumpridos nas casas dos alvos.

Reforma aprovada na CCJ do Senado

Os debates da reforma na Comissão de Constituição e Justiça começaram pouco depois das 10horas da manhã de ontem e só foram concluídos pouco depois das 23h, com a leitura dos seis votos em separado apresentados ( Foto: Agência Senado )
Diário do Nordeste
Após 13 horas de sessão, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, ontem, por 16 votos a favor, 9 contrários e 1 abstenção, o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) favorável à Reforma Trabalhista. A votação do texto pela CCJ era a última etapa antes de o texto ser votado pelo plenário do Senado, o que está previsto para a próxima semana

Os debates na comissão começaram pouco depois das 10h com a leitura dos seis votos em separado apresentados pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Eduardo Braga (PMDB-AM), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lasier Martins (PSD-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A leitura dos votos foi concluída às 16h30, quando os senadores começaram a fase de discussão da proposta. O texto-base de Jucá foi votado e aprovado, sob protestos da oposição.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Pacientes do Centro de Nefrologia estão com medo

Atualmente, o Centro de Nefrologia de Iguatu (CNI) atende 145 pacientes de Iguatu e de outros municípios o Centro-Sul do Estado ( Fotos: Honório Barbosa )
por Honório Barbosa - Diário do Nordeste
Medo e revolta. Esses foram os sentimentos expressados na manhã desta terça-feira(27) pela maioria dos pacientes e acompanhantes do Centro de Nefrologia de Iguatu (CNI), após a prisão em flagrante de um dos administradores da clínica e responsável por um laboratório clandestino que fabricava a substância Concentrado Polieletrolítico para Hemodiálise (CPHD), utilizada na unidade de saúde.

A prisão do sócio-administrador Emir Lima Verde Filho e o fechamento do laboratório ocorreram na tarde desta segunda-feira (27), nesta cidade. O fato, considerado grave pelas autoridades, obteve ampla repercussão em Iguatu. Muitos lamentaram e outros questionaram o risco de morte dos pacientes que fazem hemodiálise, naturalmente debilitados.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Divulgada primeira foto da nova trupe de "Os Trapalhões"

A Globo divulgou nesta terça-feira (27) a primeira imagem do novo grupo de "Os Trapalhões". Os atores Lucas Veloso (Didico), Bruno Gissoni (Dedeco), Mumuzinho (Mussa) e Gui Santana (Zaca) farão os protagonistas.

A nova versão do programa estreia em 17 de julho no Viva e em agosto na Globo. Os episódios trarão esquetes atualizadas de quadros de sucessos, como os musicais. 

Popularidade do PT cresce em meio à crise do governo Temer, mostra Datafolha

Partido dos Trabalhadores (PT) é o preferido por 18% da população brasileira, mostra nova pesquisa do DatafolhaÚltimo Segundo - iG
Em meio à crise política e econômica atravessada pelo governo de Michel Temer e as denúncias que atingiram o até então presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, a popularidade do Partido dos Trabalhadores (PT) entre os eleitores brasileiros voltou a crescer, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha neste domingo (25).
O partido que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff para a Presidência – duas vezes cada – é hoje o preferido de 18% da população brasileira, índice três pontos percentuais acima do registrado na pesquisa anterior, divulgada em maio. O índice representa a maior a taxa de popularidade do PT desde dezembro de 2014, pouco após a reeleição de Dilma, quando 22% dos entrevistados pelo Datafolha simpatizavam com a legenda. 
Os últimos levantamentos do instituto refletiam a queda da popularidade do Partido dos Trabalhadores diante das investigações da Operação Lava Jato e do processo de impeachment contra Dilma. A legenda era a favorita de 11% dos entrevistados em junho de 2015 e depois foi escolhida por 9% em dezembro do ano passado.  

Lula lidera eleições de 2018 em todos os cenários

Lula venceria no primeiro turno em todos os cenários, segundo a pesquisa
Terra Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha sobre intenções de voto para a eleição presidencial de 2018 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com cerca de 30% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), tecnicamente empatados.
Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, registrou um crescimento considerável em termos de popularidade, segundo a pesquisa publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (26). Em dezembro, ele tinha 8% das intenções de voto, em abril passou para 14%, e atualmente figura com 16% -sempre na disputa com o governador paulista, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB.
Em quarto lugar figurou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (sem partido) com 11%.

O Datafolha simulou diversos cenários. Apesar de acusado na Lava Jato de crimes como organização criminosa e corrupção, Lula vence o primeiro turno em todas as simulações, seja contra Alckmin, contra o prefeito peessedebista de São Paulo, João Doria, ou com a presença do juiz federal Sérgio Moro (sem partido).

PSD-CE confirma decisão nacional e expulsa Osmar Baquit da legenda

Resultado de imagem para osmar baquit
Diário do Nordeste
O Diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD) validou a decisão da Presidência Nacional da legenda de expulsar o deputado estadual Osmar Baquit dos quadros, durante reunião nesta segunda-feira, 26. Com isso, Baquit fica impedido de atuar, representar e se expressar em nome do partido em qualquer situação.

Agora, a bancada estadual do PSD na Assembleia passa a ser constituída pelos deputados Roberto Mesquita e Gony Arruda. Decisão do PSD nacional atendeu representação ingressada pelo Diretório Estadual, presidido pelo deputado federal Domingos Neto, sob alegação de infidelidade partidária, na semana passada.

Conforme o PSD estadual, ofícios comunicando a deliberação serão encaminhados à liderança do bloco PMDB-PSD-PMB da Assembleia, ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça e à Presidência da Assembleia.

Janot denuncia Temer por corrupção

Resultado de imagem para TEMER
O Povo
O procurador-geral da República Rodrigo Janot denunciou criminalmente o presidente Michel Temer por corrupção passiva no caso JBS. A denúncia foi protocolada nesta segunda-feira, 26, no Supremo Tribunal Federal. Janot atribui crime a Temer a partir do inquérito da Operação Patmos – investigação desencadeada com base nas delações dos executivos do grupo J&F, que controla a JBS.

A ação proposta por Janot não pode ser aberta diretamente pelo Supremo. O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte máxima, terá de enviar a acusação formal do procurador à Câmara, Casa que pode autorizar a abertura do processo contra o presidente – é necessária a aprovação de dois terços dos 513 deputados.

O caso JBS mergulhou o presidente em sua pior crise política. Na noite de 7 de março, Temer recebeu no Palácio do Jaburu o executivo Joesley Batista, que gravou a conversa com o peemedebista. Nela, Joesley admite uma sucessão de crimes, como o pagamento de mesada de R$ 50 mil ao procurador da República Ângelo Goulart em troca de informações privilegiadas da Operação Greenfield, investigação sobre rombo bilionário nos maiores fundos de pensão do País.

A investigação revela os movimentos do homem da mala, Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor especial do presidente. Na noite de 28 de abril, Loures foi flagrado em São Paulo correndo com uma mala de propinas da JBS – 10 mil notas de R$ 50, somando R$ 500 mil.

Os investigadores suspeitam que a propina seria destinada a Temer, o que é negado pela defesa do presidente.

Ilustrador do O POVO, Carlus Campos celebra 30 anos de carreira

Em ateliê montado no quintal de sua casa, Carlus Campos produz ao som de jazz e rock EVILÁZIO BEZERRA
Em ateliê montado no quintal de sua casa, Carlus Campos produz
 ao som de jazz e rock EVILÁZIO BEZERRA
Durante sessão de fotos para compor este material comemorativo de seus 30 anos de carreira, Carlus Campos interrompeu. “Já gastei minha cota de sorriso da semana inteira”. De jeito caladão, o artista visual é dono de voz baixa. As obras dele são a antítese: elas berram. Ilustrador do O POVO, Carlus deposita no seu traço uma inquietação latente que não é vista no homem por trás da obra. É como se, nessas três décadas, ele tivesse sido um grande canal entre a arte que guarda em si e o mundo.

“Eu não sinto muito que eu tenho 30 anos de estrada. Ainda acho que eu estou aprendendo”, deixa escapar, numa modéstia sincera e sem qualquer pieguice na fala. “Eu teria que viver mais uns 70 anos para poder chegar aonde eu quero chegar. Tudo para mim é novo. Tem muita coisa para explorar”, completa.
A vontade permanente de aprender remete ao ano de 1987, quando ele chegou de Russas com uns desenhos embaixo do braço para tentar uma vaga na redação do O POVO. “Mas vamos voltar um pouquinho no tempo?”, pede ele, indo e vindo ao contar a própria história. “É que eu sou meio caótico”. Pois bem. Antes do artista, existe um menino que desenha desde que se entende por gente. E nem foi num papel que isso começou. “No Interior, a gente morava numa casa que tinha um pé de tamarindo e quando chovia ficava a terra batida (embaixo da árvore) e a gente desenhava no chão com galhos de planta”, relembra, indo longe. “Acho que é a lembrança mais antiga que eu tenho desenhando. É na terra molhada, construindo monstros e personagens”.

domingo, 25 de junho de 2017

Fábio Assunção: "Reconhecer meus erros e procurar aprender com eles é o que eu desejo"

Resultado de imagem para fabio assunção
O ator Fábio Assunção publicou um pedido de desculpas em seu Instagram, na noite deste sábado, após ter sido detido na festa São João de Arcoverde, em Pernambuco. "Lamento muitíssimo o ocorrido em Arcoverde. Era uma noite de celebração. Tínhamos acabado de exibir nosso documentário filmado no sertão pernambucano no palco principal do festival de São João. Então fomos com a equipe confraternizar e a situação saiu do controle", escreveu o artista.
Mais de 11 mil pessoas já haviam comentado, até as 10h30min, deste domingo, no post do ator. Entre os comentários, diversas mensagens de apoio de fãs e de artistas como Preta Gil.

Assunção foi preso por ter se exaltado após o carro em que estava colidir com uma viatura policial. Vídeo publicado pela Folha de Pernambuco mostra o ator sendo hostilizado por populares. Na sequência, ele se exalta e discute com as pessoas. Outro vídeo mostra ele já dentro de uma viatura com vidro quebrado, pedindo para chamar "o sargento" para ser liberado e xingando a polícia. "Eu não sou criminoso", diz em outro momento.
O Povo

Médico emociona web ao relatar consulta de idosa com câncer: 'Ela que me curou'


Júlia Cople-Extra
Depois de uma semana cansativa de trabalho, que aguçou a saudade de casa, o médico João Carlos Resende se emocionou e comoveu internautas ao relatar a consulta com uma paciente de câncer. Dona Socorro chegava ao Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, ansiosa por uma boa notícia, mas receberia em seguida um novo diagnóstico da doença. A simplicidade da reação da idosa, mesmo decepcionada, tocou o coração de Resende, cujo relato já alcançou mais de 100 mil compartilhamentos no Facebook.

O texto do médico comove ao transportar o encontro no hospital para a literatura. Ela chegou a ele franzina, com "mãos de sutil aspereza de quem trabalhou pesado a vida toda". Vestia a melhor roupa que tinha. Mas Resende precisava avisá-la de que a doença havia voltado e progredido, e ela precisaria retomar a cansativa e nauseante medicação.

"Mas, Dotô. Não diga isso", respondeu Socorro, enquanto seu rosto se entristeceu. Doeu no médico, que pediu à senhora que não ficasse triste porque tinha coração mole e poderia chorar. "Vou chorar em casa, para o senhor não olhar", rebateu a idosa, com brilho nos olhos, segundo o texto. Ela se despediu: "Dotô, o resto pode estar doente e não prestar, mas meu coração é grande e bom".

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Ana Teresa ex-prefeita de Jaguaruana assume o Agropolos

Resultado de imagem para ANA TERESA JAGUARUANA
A ex prefeita de Jaguaruana Ana Teresa(PT) vai assumir na segunda-feira(26) a presidência do Instituto Agropolos, ligado aos órgãos que lidam com o campo como Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Ematerce, IDACE, Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura e ADAGRI.
O Agropolos também é farto em dinheiro, por não precisar da burocracia governamental é uma organização social que funciona.

Ana Teresa, poderá ser candidata a deputada estadual em 2018, o ex-presidente do Agropolos, o técnico competente Maximiliano Quintino vai ser diretor financeiro da Ematerce. Ana Teresa é ligada politicamente ao deputado José Guimarães(PT).

Com informações Roberto Moreira

Camilo diz que Lula 'é o grande nome para ser candidato' em 2018

Da esquerda para a direita: José Guimarães, Gleisi Hoffmann, Camilo Santana e De Assis Diniz MATEUS DANTAS
O governador Camilo Santana (PT) disse ontem que Lula é o grande nome do PT para ser candidato no ano que vem. “Eu não tenho dúvida de que o nome do companheiro presidente Lula, que fez história neste País, é o grande nome para ser candidato a presidente da República pelo PT e pela esquerda”, discursou.
Camilo participou do ato de posse dos presidentes dos diretórios estadual e municipais da legenda no Ceará.
O chefe do Executivo chegou à sede do partido, na noite de ontem, pressionado por militantes, que ergueram uma faixa com os dizeres “não me venha com indiretas. Tasso é golpe”.

O governador, que havia apontado o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB) como uma possibilidade em caso de eleição indireta para presidente da República, tentou amenizar a saia justa. “Isso (faixa) é pra mim?”, questionou. Parte dos militantes chegou a vaiar o petista.

Leilão beneficente: Tirullipa arremata tarde especial com Larissa Manoela por R$ 36 mil


Tirulipa e Larissa Manoela

O humorista Tirullipa foi um dos famosos que participou do leilão beneficente, na noite de quinta-feira (23), em São Paulo, para arrecadar fundos para o Instituto Projeto Neymar Jr.

Ele arrematou uma tarde especial com Larissa Manoela para a filha, Lalynha. A menina é fã da atriz e cantora. De acordo com a Vogue, o humorista, que mostrou detalhes do evento em seu Stories, desembolsou R$ 36 mil pelo "mimo". Luciano Huck também deu um lance, já que a filha, Eva, também adora a cantora, mas o cearense levou a melhor na disputa.

Dentre os lotes oferecidos durante o evento para os convidados, estavam um pocket show do filho de Tiririca, camisa autografada pelo jogador de futebol americano Tom Brady e uma chuteira autografada pelo craque Suárez, entre outros.

Diário do Nordeste

Governo quer que trabalhador demitido saque o FGTS parcelado em três vezes

A medida prevê o parcelamento do saque da conta vinculada ao Fundo e da multa de 40% em três meses ( Foto: Camila Domingues )
O governo federal estuda reter parte do FGTS dos trabalhadores demitidos sem justa causa para economizar com o pagamento do seguro-desemprego. A informação foi veiculada no jornal O Globo, nesta sexta-feira (23). O projeto, que ainda está em discussão no Ministério do Planejamento, prevê o parcelamento do saque da conta vinculada ao Fundo e da multa de 40% em três meses.

Os valores mensais seriam equivalentes ao último salário recebido pelo trabalhador na empresa. No entanto, se passado o período de três meses sem conseguir outra colocação, é possível dar pedido no seguro-desemprego.

Em outro cenário, caso o trabalhador consiga um novo emprego no segundo mês após o desligamento, por exemplo, poderá antecipar o saque, recebendo a diferença de uma única vez. 

A proposta ainda é inicial, mas já foi discutida com técnicos do Ministério do Trabalho e apresentada pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, a representantes do setor da construção civil.

Ainda segundo o jornal, a nova regra pode entrar em vigor imediatamente, via medida provisória.

Diário do Nordeste

Educação: Ceará é destaque na redução do analfabetismo

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas no palco
Nesta quinta-feira (22), o governador Camilo Santana premiou escolas públicas de 180 municípios do Estado e celebrou os resultados dos 10 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic)
Professores e alunos das 265 escolas públicas do Estado que mais se destacaram em 2016 receberam, na manhã desta quinta-feira (22), no Centro de Eventos do Ceará, o Prêmio Escola Nota Dez. O governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Educação, Idilvan Alencar, entregou as premiações para unidades educacionais de 180 municípios do Estado. O prêmio faz parte do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que reduziu de 32% para 0,7% o índice de crianças não alfabetizadas na idade certa nestes 10 anos de execução.
O governador Camilo Santana destacou a pactuação coletiva e o empenho de gestores, professores e alunos para que a rede estadual cearense seja hoje uma referência de educação no Brasil.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

TSE mantém Weber Araújo no cargo de prefeito

Reprodução do site do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral(TSE), por unanimidade, nesta terça-feira(20)acolheu os embargos de declaração, com efeitos modificativos, para deferir o registro de candidatura de Raimundo Weber de Araújo(PRB) ao cargo de Prefeito do Município de Russas/CE, nas eleições de 2016, nos termos do voto do Relator. Luiz Fux, votaram a Ministra Rosa Weber e os Ministros Herman Benjamin, Jorge Mussi, Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto. Ausente, sem substituto, o Ministro Gilmar Mendes.
O Recurso Especial Eleitoral Nº 12423, da coligação Russas Cidade de Todos, e Ministério Público, pedia a impugnação do registro de candidatura e inelegibilidade por rejeição de contas publicas.

Ações do Facebook visam impedir que outras pessoas usem suas fotos de perfil

A primeira parte consiste em possibilitar que os usuários impeçam outras pessoas de baixar, compartilhar ou enviar a foto de perfil por mensagem
Diário do Nordeste
O Facebook começou a testar ferramentas que tornam as fotos de perfil mais seguras ao impedir (ou ao menos desencorajar) o seu uso inapropriado. A iniciativa é composta por medidas de proteção e de desencorajamento. Todas estão sendo testadas, apenas na Índia.

A primeira parte consiste em possibilitar que os usuários impeçam outros de baixar, compartilhar ou enviar a foto de perfil por mensagem, e que também consigam bloquear marcações de estranhos na imagem. 

No Android, o Facebook vai até mesmo impedir capturas de tela de perfis protegidos. Quem optar por ativar as ferramentas verá que a foto de perfil ganhará uma moldura azul com um selo da iniciativa, num esforço de mostrar aos demais que há ali recursos de proteção.

Reúso e dessalinização de água são saídas para o Ceará

Em janeiro último, o governador Camilo Santana visitou a maior usina de dessalinização do mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes
por Lêda Gonçalves-Diário do Nordeste
A primeira suspensão da captação das águas do São Francisco, determinada pela Agência Nacional de Águas (ANA), nessa quarta-feira, na data que também se comemora o Dia do Rio, alerta que, diante da crise hídrica que assola principalmente o Semiárido nordestino e cearense, é preciso muito mais do que contar com a transposição ou com as chuvas, cada vez mais irregulares. O reúso de esgotos na produção agrícola para o Interior e a dessalinização para Fortaleza e sua Região Metropolitana são saídas, a médio prazo, para garantir o abastecimento, o funcionamento da indústria e a produção no campo.

Foi o que apontaram especialistas de diversas áreas, reunidos no 3º Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, realizado até hoje, no Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sgt. Girleudo disse que tentou, mas foi empurrado para oposição


O vereador Sgt Gileudo(PSB) na sessão desta terça-feira(20), rompeu o silêncio sobre a sua postura no parlamento russano, no que se refere a sua base, se, situação ou oposição.
Ele disse que tentou durante seis meses uma aproximação ou permanência na base pela qual foi eleito, ou seja ao lado do prefeito Raimundo Weber(PRB) mas disse ter sido impossível, chegando a dizer que teria sido empurrado para oposição.

Mauricio Martins defende nucleação de escolas municipais


O vereador Mauricio Martins(PRB) na sessão desta terça-feira(20), comentou sobre o incomodo provocado pela presença de algumas pessoas que vivem em situação de rua, e que muitas das vezes embriagados ou até drogados, tentam prestar serviço de flanelinha, o que foi proibido pelo DEMUTRAN, já que estes chegavam a insultar aqueles que se negam a pagar pelo serviço supostamente prestado.
Ele comentou ainda sobre a necessidade da nucleação de escolas no município com a finalidade de apresentar melhores indicadores educacionais.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Amarilio Ribeiro rebate críticas e faz opção pela oposição

O vereador Amarilio Ribeiro(SD) nesta terça-feira(20), ao se pronunciar na tribuna comentou sobre o que aconteceu na  sessão passada da câmara municipal de Russas, quando se ausentou e teria recebido algumas críticas do vereador Mauricio Martins(PRB).
O parlamentar disse ainda, que a partir de agora, era vereador da base de oposição, pois teria avaliado o cenário e lamentou que o prefeito não tenha atentado para as prioridades de município e que isso teria sido um dos motivos para o rompimento.

José Airton vai participar do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil -República Dominicana.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, sala de estar, mesa e área interna
Deputado Federal José Airton Cirilo(D) e Embaixador Alejandro Aires da República Dominicana
O Deputado Federal José Airton Cirilo(PT) recebeu a visita em seu gabinete o Embaixador Alejandro Aires da República Dominicana nesta terça-feira, 20/6, na Câmara dos Deputados. Na oportunidade o Embaixador entregou ofício o convidando para participar do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil -República Dominicana.
O Brasil já promove a diplomacia parlamentar com vários países amigos e o Deputado Federal José Airton Cirilo aceitou o convite com entusiasmo.
“Tenho o firme a convicção de que a aproximação entre os respectivos órgãos legislativos, irá contribuir para um melhor cenário para o desenvolvimento sustentável entre Brasil e a República Dominicana”. Afirmou o deputado.

Deputado José Airton discute Sistema de Monitoramento por GPS dos carros pipas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
Deputado José Airton Cirilo(PT) esteve nesta terça-feira(20),
 reunido com Ministro da Integração Helder Barbalho, para
 tratar do GPIPA - Sistema de Monitoramento por GPS dos
 carros pipas 

Deputado José Airton Cirilo(PT) esteve nesta terça-feira(20), reunido com Ministro da Integração Helder Barbalho, para tratar do GPIPA - Sistema de Monitoramento por GPS dos carros pipas .São cerca de 1.700 Carros Pipas no estado do Ceará que estão trabalhando na distribuição da água para a população nas comunidades do interior do estado e com a substituição das planilhas e a implantação do GPIPA ( Sistema de Monitoramento GPS dos carros pipas), está havendo falhas de aferição da comprovação dos valores pagos na distribuição e assim prejudicando a entrega dos carros pipas nas comunidades .

Rodolfo agradece homenagem feita a sua mãe em UBS do Sitio Canto


O vereador Rodolfo Nogueira(PPS) na sessão desta terça-feira(20), agradeceu a iniciativa da comunidade de Sitio Canto, que por meio de abaixo assinado, contendo mais de 500 assinaturas solicitou que seja denominada de Zilda Nogueira Lima, a Unidade Básica de Saúde(UBS) local.
Na tribuna Rodolfo aproveitou para fazer um desabafo acerca de críticas feitas pelo prefeito Raimundo Weber(PRB) durante assinatura da ordem de serviço da UBS, no Sitio Canto.

Paulo Santiago pede reabertura dos telecentros comunitários



O vereador Paulo Santiago(PP) na sessão desta terça-feira(20) solicitou que a Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar(SEMED) faça a contratação temporária de monitores para que possam ser reabertos os telecentros comunitários, fechados desde 2014.
Paulo destacou ainda a necessidade urgente, do que chamou de ajuste institucional entre os poderes executivo e legislativo, para o desenvolvimento do município.
O vereador disse que aceitou continuar como líder da bancada de oposição, que inclusive recebeu a adesão de Amarilio Ribeiro(SD) e Sgt Girleudo(PSB), presidente e vice, respectivamente da câmara municipal de Russas.

Comissão do Senado rejeita relatório da reforma trabalhista

Resultado de imagem para Comissão do Senado rejeita relatório da reforma trabalhista
O projeto de reforma trabalhista, aprovado com facilidade na Câmara dos Deputados, foi rejeitado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, por 10 votos contrários e 9 a favor. Antes do início da reunião, governo estimava que venceria com 11 votos. Esta é a primeira grande derrota da reforma na Casa.

Embora tenha sido derrotada, a matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde deve ser lida nesta quarta-feira, 21, e votada no próximo dia 28. O Governo ainda pode reverter resultado na CCJ e vencer no Plenário da Casa. A reunião da comissão aconteceu em clima tenso entre senadores da base e da oposição

Redação O POVO Online 

Cearense mostra Paris sem glamour e viraliza na web


Um vídeo viralizou na web e tomou conta das redes sociais nesta terça-feira, 20. A gravação de alguns minutos mostra Max Petterson, um jovem cearense que atualmente mora em Paris, aconselhando internautas a não passarem as férias na Europa.

"Gente, vou aproveitar esse vídeo para dar um conselho pra vocês que querem vir para a Europa, para a França e para Paris no mês de junho, julho e agosto. Não venha! Venha não porque é um calor da molesta. É um negócio pra lhe matar. Eles acostumam você com o frio pra quando chegar no mês de junho, ficar numa perdição dessa", diz o jovem, que há quase três anos estuda teatro na capital francesa.

"Você sai no meio da rua e as casas não são preparadas para o calor. Umas coisas de pedra, de calcário, tudo quente. Até as ruas são quentes", continuou.

Procurado pelo O POVO Online, Max disse que fez no vídeo "apenas as mesmas coisas que faz todos os dias por áudio no Whatsapp para seus amigos".

"Em momento algum, eu esperava toda essa repercussão. Me deu medo no início. Estou com mais de mil convites pendentes de amizade no Facebook. Fico feliz que as pessoas possam rir comigo, afinal, foi apenas uma piada", contou.

"Tenho um certo receio do ódio virtual que existe nas pessoas, mas que graças a Deus, não chegou até a mim ainda. Isso não é um personagem, eu sou assim mesmo", finalizou.


Justiça rejeita ação de Temer contra Joesley Batista por calúnia e difamação

Resultado de imagem para capa da epoca joesley
O juiz federal Marcos Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal em Brasília, rejeitou ação protocolada nesta segunda-feira, 19, pela defesa do presidente Michel Temer contra o empresário Joesley Batista, dono da JBS. Na ação, Temer pedia que o empresário fosse condenado pelos crimes de calúnia, difamação e injúria. A ação foi movida após entrevista do empresário à revista Época, publicada no último fim de semana, em que o Joesley diz que Temer é “o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil”.

Ao analisar o processo, o juiz entendeu que o empresário não cometeu os crimes ao citar o presidente na entrevista. No entendimento do magistrado, Joesley relatou os fatos no contexto de seus depoimentos de delação premiada.

Funaro acusa Temer e diz ter pago Franco e Geddel

Operador confirmou participação de presidente da República e de Eduardo Cunha em acerto ( Foto: Agência Estado )
Diário do Nordeste.
O corretor de valores Lúcio Bolonha Funaro disse, em depoimento à Polícia Federal, que o presidente Michel Temer fez uma "orientação/pedido" para que uma "comissão" de R$ 20 milhões proveniente de duas operações do Fundo de Investimento do FGTS fosse encaminhada para a sua campanha presidencial de 2014 e, também, para a de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo, em 2012.

As operações no FGTS eram relacionadas às empresas LLX e BRVias e são investigadas na Operação Sépsis, na qual Funaro foi preso, em julho de 2016.

As empresas beneficiadas foram a BR Vias, da família Constantino, dona da aérea Gol, e a LLX, que hoje se chama Prumo Logística e tem como sócio Eike Batista. As declarações de Funaro, prestadas no dia 14, foram anexadas aos autos da Operação Patmos, que investiga Temer, e tornadas públicas ontem.

Transposição terá obras retomadas no trecho norte

por Honório Barbosa-Diário do Nordeste
No fim da tarde de ontem, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinou ordem de serviço com o consórcio Emsa-Siton para a retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco (Pisf), que trará águas ao Estado do Ceará. O contrato é de R$ 132 milhões. O documento foi firmado no mesmo dia em que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, derrubou a liminar que travava o avanço da obra.

A ordem de serviço foi assinada pelo ministro Helder Barbalho, pelo presidente da Câmara dos Deputados e presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, pelo representante legal do consórcio e tendo como testemunha, o senador cearense Eunício Oliveira, presidente do Senado. "Essa é uma das obras mais importantes para o Nordeste. Água, vida para o povo cearense e para o povo nordestino", afirmou Eunício.

O longo atraso na retomada gerou uma mobilização política diante da crise hídrica que se agrava no Nordeste. Nesta terça-feira, uma semana após uma reunião entre governadores do Nordeste, o ministro Hélder Barbalho, e a presidente Carmen Lúcia, veio a decisão do STF de suspender os efeitos de uma liminar que impedia a contratação do consórcio Emsa-Siton.

Fagner receberá o titulo de cidadão baiano

Resultado de imagem para raimundo fagner na bahia
Um projeto de resolução aprovado nesta segunda-feira(20) na Assembleia Legislativa da Bahia concede o título de Cidadão Baiano ao cantor cearense Raimundo Fagner. O mérito será entregue durante uma sessão especial, com data a ser definida. 
Raimundo Fagner Cândido Lopes tem 68 anos e é natural de Orós, interior do Ceará. Além de cantor e compositor, Fagner desenvolve trabalhos sociais que oferecem oportunidades a crianças e adolescentes em parceria com a Fundação Banco do Brasil. 
O artista é ganhador de diversos prêmios, entre eles o Cultura Viva em 2005 e o de Escolas Associadas a Unesco em 2011. O cearense desenvolve em Feira de Santana o Projeto “Canteiros Musicais”, e com Luiz Gonzaga gravou a música “Feira de Gado”, que retrata a cidade baiana. 
O projeto inicia jovens entre 6 e 16 anos no aprendizado musical. A proposta de homenagem foi apresentada pelo deputado estadual Sandro Régis (DEM). Na justificativa, o parlamentar alega que “a homenagem que se deseja prestar a Raimundo Fagner é plenamente justificável, não só pela sua brilhante carreira, mas também por sua integração com a Bahia, através de alguns expoentes culturais, bem como sua admiração pelas coisas da Bahia e a admiração dos baianos por sua pessoa e por sua arte”.

Com informações de Nereida Albernaz

sábado, 17 de junho de 2017

Após pedido do próprio procurador, PGR passa a investigar fatos ligados a Alessander Sales

Alessander pediu para ser incluído na investigação (Foto: Chico Alencar)
Portaria assinada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot (PGR) inclui o procurador cearense Alessander Sales em investigação que apura o desvio de recursos nas obras do Sistema Adutor Castanhão. A decisão acontece após o próprio procurador enviar, ainda em maio, petição ao Ministério Público Federal (MPF) para que ampliasse a investigação e o incluísse no processo.

"A melhor medida é a de que, por iniciativa própria, provocar o procurador-geral da República para designar membro isento e preferentemente lotado em outra unidade, para investigar os fatos a fim de que não sobre qualquer dúvida sobre a correlação de meus atos", afirma Sales no documento.

Na Portaria n° 489, Janot designa o procurador regional da República da 5ª Região, Wellington Cabral Saraiva, para atuar no processo. A PGR não confirmou, porém, que decisão atendeu diretamente o pedido de Sales.

Ministro da Cultura pede demissão

Batista de Andrade disse que decidiu deixar cargo após perceber que posto estava sendo 'negociado' ( Foto: ABR )
Diário do Nordeste
O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, pediu na sexta-feira (16) demissão. Em carta ao presidente Michel Temer, Andrade afirma não ter interesse em ser efetivado no comando da pasta.

"Comunico, respeitosamente, meu desinteresse em ser efetivado como ministro da Cultura", diz trecho da carta divulgada nas redes sociais do Ministério da Cultura. "Assim sendo, confirmo minha disposição para contribuir da forma mais proativa possível com a transição de gestão no Ministério da Cultura, até a nomeação dos próximos ministros da Cultura e seu secretário executivo", acrescenta o texto.

Então secretário executivo da Cultura, Andrade assumiu interinamente o cargo de ministro em maio, após o deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciar a saída da pasta. À época, Freire atribuiu a decisão ao fato de Temer não ter renunciado à Presidência, após vir a público a delação de Joesley Batista, dono da JBS.

Ceará tem 9 cidades líderes em chikungunya e dengue no País

por Lêda Gonçalves-Diário do Nordeste
Fortaleza, Maranguape, Caucaia, Iguatu, Jaguaribara, Reriutaba, Acarape, Milagres e General Sampaio estão entre os municípios com maiores incidências de dengue e chikungunya do Brasil. Os dados são do boletim mais recente do Ministério da Saúde (MS), relativos à Semana 19, entre janeiro e maio desse ano.
Segundo o MS, na relação dos municípios com mais de um milhão de habitantes, a Capital cearense lidera com incidência de 291,4 casos de chikungunya a cada grupo de 100 mil pessoas. Os dados são de abril, explica o órgão federal.
Os números de maio são relativos até a semana 19, ou 13 de maio e aí também Fortaleza está em primeiro lugar com 17,7 mil casos comprovados e incidência acumulada entre janeiro e maio de 680,6 ocorrências positivas para cada 100 mil habitantes. Em casos da dengue, a Capital também chama atenção pelo número da doença, com 8.6 mil comprovações em laboratório e incidência acumulada no ano de 332,5 ocorrências para 100 mil habitantes. Goiânia, em Goiás, o total de registros da enfermidade soma sete mil, com incidência de 488,1 para o mesmo grupo de pessoas. No entanto, a Capital goiana tem um menor número de habitantes, com 1.5 milhão, enquanto a cidade de Fortaleza possui 2,5 milhões.

Joesley Batista: 'Temer é o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil'

A imagem pode conter: texto
Diário do Nordeste
Um dos donos do grupo J&F, o empresário Joesley Batista fez novos ataques ao presidente Michel Temer, em entrevista publicada na nova edição da "Época".

"Temer é o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil", atacou o empresário na entrevista.

Ele contou que Temer não tinha "cerimônia" para pedir dinheiro e que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cobrava propina em nome de Temer.

O PT também foi alvo da entrevista de Joesley. Ele disse que o Partido de Lula "institucionalizou" a corrupção no Brasil.

"O PT mandou dar um dinheiro para os senadores do PMDB. Acho que R$ 35 milhões. O Temer e o Eduardo descobriram e deu uma briga danada. Pediram R$ 15 milhões, o Temer reclamou conosco. Demos o dinheiro. Foi aí que Temer voltou à Presidência do PMDB, da qual ele havia se ausentado. O Eduardo também participou ativamente disso", declarou Joesley.

Diretoria anuncia que Givanildo Oliveira não é mais técnico do Ceará

Queda do técnico Givanildo foi anunciada ainda pela madrugada deste sábado (17), logo após empate no Castelão
Após empate por 1 a 1 contra o Luverdense, a diretoria do Ceará Sporting Club anunciou, na madrugada deste sábado (17), que Givanildo Oliveira não é mais técnico do time. "O departamento de futebol do Alvinegro já trabalha para anunciar em breve o nome do novo treinador do Ceará", disse o clube em nota publicada no site oficial.
Ainda segundo o comunicado, Wellington Vero, auxiliar técnico, também não faz mais parte da comissão do Alvinegro. "O Clube agradece pelos serviços prestados e deseja sucesso nos seus planos futuros", finalizou a nota do time.
Diário do Nordeste

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Morre ex-árbitro Joaquim Gregório

Resultado de imagem para arbitro joaquim gregorio
Diário do Nordeste
O ex-árbitro de futebol, Joaquim Gregório faleceu na manhã de ontem, após uma queda dentro de casa na noite dessa quarta-feira (14). Joaquim, que já estava em tratamento contra o câncer, e tinha 72 anos.

De acordo com informações do filho, Marcos Vinícius, a queda aconteceu quando Joaquim tentava sentar em uma rede na sala de casa, localizada no bairro Dias Macêdo, em Fortaleza. Após a queda, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamada ao local e prestou os socorros ao ex-árbitro, mas ele acabou não resistindo e veio a óbito.

O corpo de Joaquim Gregório chegou ao Cemitério Jardim Metropolitano no início da tarde de ontem para receber as últimas homenagens de familiares e amigos. O corpo foi sepultado no fim da tarde.

Reconhecimento

Entre 1980 e 1990, Joaquim chegou a fazer parte de um grupo de árbitros especial do futebol cearense.

Em suas atuações mais relevantes como árbitro, apitou a final do Campeonato Cearense de 1988, quando o Ferroviário venceu o Fortaleza e sagrou-se campeão da competição. Em 1990, atuou na semifinal do Campeonato Brasileiro Série A, na partida disputada por Corinthians e Bahia, no estádio Pacaembu.

A Federação Cearense de Futebol (FCF) decretou um minuto de silêncio em todas as partidas disputadas no estado.

Miopia atingirá metade da população mundial

As pessoas míopes podem ver claramente os objetos que estão próximos, mas não conseguem focar objetos distantes ( Foto: Divulgação )
Diário do Nordeste
O número de pessoas míopes duplicou nos últimos 50 anos e pode chegar a 50% da população mundial até 2050. "Estamos em meio a uma epidemia global de miopia", disse professor de desenvolvimento da visão e decano da Faculdade de Optometria da Universidade de Houston, Earl Smith.

A epidemia é mais frequente em jovens de países como China e Coreia do Sul, onde quase 90% dos estudantes que concluem o Ensino Médio têm o problema. 

A doença

A miopia se caracteriza quando o globo ocular cresce demais e fica maior do que o normal. Costuma se manifestar quando as crianças estão em idade escolar e piora gradualmente até que o globo ocular complete seu crescimento.

Operador de Cunha admite caixa 2 ao PMDB e implica Temer, diz jornal

Funaro é réu na Lava Jato e está preso desde julho do ano passado ( Foto: Dida Sampaio - Divulção / Agência Estado )
Diário do Nordeste
O doleiro Lúcio Bolonha Funaro prestou depoimento à Polícia Federal na última quarta-feira (14) e admitiu ter feito operações de caixa 2 pelo PMDB e acusou o presidente Michel Temer de saber dos esquemas. 

De acordo com o jornal O Globo, uma fonte que teve acesso ao interrogatório de Funaro relatou que o doleiro sustentou que o presidente da República tinha conhecimento de doações ilícitas de campanha feitas ao PMDB, entretanto, não houve detalhamento do quanto Temer sabia do esquemas. O depoimento durou quatro horas.

Funaro contou aos investigadores como funcionavam as nomeações a cargos públicos articuladas pelo PMDB e associadas a desvios de recursos. No entanto, o doleiro negou que ele e seus familiares tenham recebido dinheiro da J&F para se manter calado; ele disse que o fornecimento financeiro dado pelos irmãos Batista (donos da JBS) foi feito apenas em três contratos legais de prestação de serviços em operações de mercado.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Projeto institui perda de cargo de servidor por mau desempenho

Resultado de imagem para senador maria do carmo alves
Senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE),
Agência Senado
Servidores públicos estáveis - aqueles que já passaram pelo estágio probatório e foram aprovados - poderão perder seus cargos caso tenham mau desempenho no trabalho. É o que propõe a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que apresentou o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº  116/2017.

Se aprovada a proposta, servidores públicos municipais, estaduais e federais terão seu desempenho aferido semestralmente e, caso recebam notas inferiores a 30% da pontuação máxima por quatro avaliações consecutivas, serão exonerados. Também perderá o cargo aquele que tiver desempenho inferior a 50% em cinco das últimas dez avaliações.

O projeto garante aos servidores o direito de pedir a reconsideração das notas, bem como de apresentar recurso ao órgão máximo de gestão de recursos humanos da instituição em que trabalha. Eventual exoneração ocorrerá apenas após processo administrativo, instaurado depois das primeiras avaliações negativas, com o objetivo de auxiliar o avaliado a identificar as causas da insuficiência de desempenho e superar as dificuldades encontradas.

"Acho difícil que o presidente saia", diz Tasso Jereissati

Para Tasso, ficar no governo em si é detalhe - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

por Folhapress
Defensor da saída do PSDB do governo, o presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati (CE), diz que o presidente Michel Temer precisa "comprovar sua inocência" rapidamente para reconquistar autoridade na crise política aberta pelas acusações feitas na delação da JBS.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o senador tucano insiste que o PSDB deve desembarcar do governo para mudar um sistema político que considera "podre". Embora o partido tenha decidido, em reunião na segunda (12), manter o apoio a Temer, Tasso diz que a sigla segue discutindo o possível rompimento.

Para ele, é um "delírio" e um "erro" decidir apoiar ou não o governo Temer pensando em aliança para 2018.

Como o PSDB vai se posicionar em relação à denúncia que deve ser oferecida contra Temer?

A crise não vai se aprofundar apenas por causa da decisão eventual da PGR. Estamos vivendo um sistema político que apodreceu e morreu. A corrupção que era de batedor de carteira virou de quadrilhas internacionais.

Reunião tensa reduz a vazão de água da RMF

O Castanhão, maior açude do Estado, está com 5,48% da capacidade ( Foto: Honório Barbosa )

por Honório Barbosa - Diário do Nordeste
Um clima de tensão, com agressões verbais contra representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a disputa por água entre a Bacia do Baixo Jaguaribe e a Metropolitana marcaram o Seminário de Alocação Negociada de Água dos Vales Jaguaribe e Banabuiú, realizado, ontem, nesta cidade do Centro-Sul, no auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira. O evento reuniu usuários e integrantes dos comitês de Sub-bacias Hidrográficas do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, Banabuiú e Salgado.

Mais de 500 pessoas lotaram o auditório. A reunião, que começou por volta das 9h30, estendeu-se até as 16h30. De um lado, o governo do Estado querendo manter um mínimo de locação de água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Do outro, os comitês querendo suspender até dezembro a transferência do recurso hídrico do Açude Castanhão (que está com 5,4%) para a Capital, Termelétricas, indústrias do Pecém e de outras cidades do seu entorno.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Bate boca resulta em fim da sessão sem aprovação de matérias

Bate boca resulta em fim da sessão sem aprovação de matérias do expediente desta terça-feira(13), na câmara municipal de Russas. Tudo ia bem, até o momento em que o vereador Sgt. Girleudo(PSB),vice-presidente que estava presidindo os trabalhos, após a saída do presidente Amarilio Ribeiro(SD), ter advertido Mauricio Martins(PRB) que acabara de usar a tribuna e teria feito comentários sobre o presidente ausente, Mauricio retrucou, o clima esquentou mais uma vez entre os dois, tendo como resultado o fim da sessão, após suspensão de 5 minutos, sem a aprovação dos requerimentos inscritos, verbais, moções e projetos de lei, que ficaram para a próxima sessão.

Chuva da pós-estação deve ser insignificante

por João Lima Neto - Diário do Nordeste
O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Martins, afirmou, ontem, em coletiva de imprensa, que pelo histórico do Ceará não há movimentos naturais que possam alterar as condições de chuvas para o resto do semestre, na pós-estação chuvosa. "Nós não temos nenhuma expectativa de mudança de estações extremas que possam realmente aliviar a crise hídrica que estamos vivenciado agora", explica o gestor.

Segundo Martins, é necessário monitorar as condições dos oceanos. "Temos que manter o olhar nos modelos que estão prevendo a evolução dessas condições oceânicas para o próximo ano". Ainda conforme o gestor, é muito cedo para se falar de previsões para o próximo ano. "Precisamos aguardar setembro e outubro, quando esses modelos estão formados", disse.

Instituto de Gilmar Mendes recebeu patrocínio de R$ 2,1 milhões da J&S

Gilmar Mendes é um dos sócios do IDP ( Valter Campanato / Agência Brasil )
Diário do Nordeste
A J&F, controladora da empresa JBS (de Joesley Batista, delator da Lava Jato), gastou R$ 2,1 milhões em patrocínio com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que tem como sócio o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O valor equivale aos últimos dois anos. Com informações da Folha de S. Paulo.

O instituto disse que, desse valor, devolveu R$ 650 mil no dia 29 de maio, após revelação de acordo de delação premiada dos executivos da empresa com a procuradoria-geral da República. O contrato teria sido reiscindido em 11 de junho de 2015 porque uma das cláusulas pede que haja conduta ética e moral por parte do patrocinador.

O IDP afirmou que o dinheiro foi destinado a cinco eventos, "além do suporte a um grupo de estudos em Direito do Trabalho, da concessão de bolsas de estudo para estudantes carentes e egressos do sistema prisional, cursos gratuitos para a comunidade". 

WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns celulares

olhardigital.com.br-RODRIGO LOUREIRO
Se você possui um smartphone muito antigo, com certeza sabe que alguns aplicativos já não funcionam mais no aparelho devido ao sistema operacional que deixou de ser atualizado. Com o WhatsApp, isso não é diferente e o aplicativo deixará de funcionar em mais alguns modelos a partir do dia 30 de junho.

Os smartphones BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 serão as vítimas da vez. Contudo, se você é dono de algum desses telefones, saiba que ainda há esperança. A Proteste, instituição que atua na defesa dos direitos do consumidor, informou que vai notificar o Facebook para impedir a suspensão do serviço nos aparelhos antigos.
Segundo o órgão, “a obsolescência programada dos celulares é um desrespeito ao consumidor, especialmente por quem opta por utilizar um aparelho mais antigo, uma vez que o acesso ao serviço de telefonia é provido por todas as operadoras no país”.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Delação de Duda Mendonça chega ao STF

Em setembro e outubro passados, Duda manteve duas reuniões com a força-tarefa da Operação Lava-Jato na PGR e repassou os dados gerais do que poderia dizer em uma eventual delação ( Foto: arquivo DN )
por Folhapress
O acordo de delação premiada do marqueteiro Duda Mendonça com a Polícia Federal chegou ao gabinete do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), com afirmações que colocam em foco o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), um dos principais aliados do presidente Michel Temer no Congresso.

A Ilha Produção, uma empresa de produção audiovisual da família de Rossi, que preside o PMDB paulista, é citada por Duda como recebedora de "recursos não contabilizados" de R$ 4 milhões na campanha eleitoral de Paulo Skaf (PMDB), presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e candidato ao governo de São Paulo em 2014.

Jovem diz ter suplicado para não tatuarem em sua testa: 'Implorei para que quebrassem meus braços'

(Foto: Reprodução/Web)
O adolescente de 17 anos que teve a testa tatuada com a frase "eu sou ladrão e vacilão", no último dia 31, disse neste domingo, 11, em reportagem à Folha de São Paulo. que implorou para que o tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis, 27, e o amigo dele, Ronildo Moreira de Araújo, 29, não o tatuasse.

"Pedi que fosse no braço, mas eles disseram que seria na testa e começaram a rir, pensando na frase que escreveriam. Então, implorei para que quebrassem meus braços e minhas pernas, mas que não fizessem isso", contou.

Em sua casa  em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, ele disse que logo após o ocorrido, "quis morrer e que estava muito envergonhado".

O jovem, que admite ser usuário de drogas, contou que estava "muito bêbado" quando entrou no condomínio onde Reis vive. "Eu coloquei a mão em uma bicicleta, mas não estava roubando. Nem sabia o que eu estava fazendo", relata.

A mãe do adolescente, Vânia Aparecida Rosa da Rocha, 34, está inconformada. "Estou arrasada. Meu filho não é boi para ser marcado desse jeito", desabafou. Os dois acusados de tortura pela Polícia tiveram prisão preventiva decretada no sábado, 10. A informação é da Folha de S. Paulo.

Redação O POVO Online

PSDB decide manter apoio ao governo Temer

A reunião foi comandada pelo presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE) ( Foto: Divulgação )
por Estadão Conteúdo
Principal fiador do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, o PSDB decidiu, na noite desta segunda-feira (12), em reunião ampliada da executiva nacional e de demais lideranças do partido, que vai permanecer na base aliada. Os tucanos adotarão o discurso de que não podem desembarcar agora do governo, sob o argumento de que um eventual rompimento com Temer poderia prejudicar a aprovação das reformas da Previdência e trabalhista. 

Na reunião, prevaleceu o entendimento de que, enquanto as reformas estiverem tramitando no Congresso Nacional, o PSDB deve continuar ao lado de Temer. Nos bastidores, tucanos também defendem que, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolver Temer da cassação, a legenda deve agora aguardar a possível denúncia contra o presidente que o procurador-geral da República Rodrigo Janot, pode apresentar até o fim de junho. 

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Lewandowski será relator de reclamação da Rede que pede anulação de julgamento

Resultado de imagem para chapa dilma temer
O Povo
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado o relator do pedido de nulidade do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que absolveu a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer na última sexta-feira, 9. Não há prazo para a ação ser apreciada no plenário da Corte.
A Rede pediu nesta segunda-feira, 12, ao STF a concessão urgente de liminar e a realização de um novo julgamento que leve em consideração as provas apresentadas pelos delatores da Odebrecht. O partido pede também que o processo do TSE seja suspenso até que a reclamação seja julgada pelo plenário da Corte.

Na petição, a Rede critica o resultado do julgamento, por quatro votos a três, e nega que a apreciação dos depoimentos dos executivos da empreiteira representaria uma ampliação indevida do objeto demandado na fase instrutória do processo, como considerou a maioria dos ministros do TSE.

"Cumpre destacar, ainda, que a decisão reclamada teve por efeito deixar de considerar uma série de provas que apontavam para graves irregularidades e ilícitos eleitorais, representativos de graves práticas de abuso de poder econômico e político, cujo imperioso enfrentamento é dever da Justiça Eleitoral e dos partidos políticos", diz trecho da reclamação.

Municípios com bons resultados no combate ao Aedes aegypti receberão R$ 10 milhões

Para receberem as verbas, as cidades terão de cumprir, no período de junho a dezembro deste ano, critérios estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) ( FOTO: HELENE SANTOS )
Diário do Nordeste
Municípios cearenses que alcançarem bons resultados nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti receberão incentivo de R$ 10 milhões do Governo do Estado em 2018. O anúncio da premiação foi feito nesta segunda-feira (12) pelo governador Camilo Santana em cerimônia no Centro de Eventos do Ceará. 

Para receberem as verbas, as cidades terão de cumprir, no período de junho a dezembro deste ano, critérios estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Dentre eles, estão a criação de comitês municipais intersetoriais de combate ao vetor, monitoramento de indicadores de qualidade de vigilância das arboviroses e a promoção de visitas domiciliares em pelo menos 80% das residências. Outras metas são a realização de dois Levantamentos de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e a apresentação de planos municipais de ação de vigilância e controle das arboviroses para o ano de 2018. 

Fachin prorroga prazo para PF concluir inquérito sobre Temer

O ministro Fachin determinou que a investigação cumpra os prazos previstos no Código de Processo Penal ( Foto: Carlos Moura/SCO/STF )
por Folhapress
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin prorrogou em cinco dias o prazo para a Polícia Federal relatar o inquérito que investiga o presidente Michel Temer por suspeita de corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa.

Inicialmente, o prazo de dez dias concedido para a conclusão da investigação terminaria nesta terça-feira (13), mas a PF pediu prorrogação na semana passada.

O ministro Fachin determinou que a investigação cumpra os prazos previstos no Código de Processo Penal para casos em que há investigado preso -de dez dias a partir da data da prisão. Em tese, após o inquérito ser concluído pela PF, a Procuradoria-Geral da República tem até cinco dias para oferecer denúncia ou pedir arquivamento.

No inquérito sobre o presidente, outro investigado, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), está preso desde o dia 3.

Loures foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil entregue por um executivo da JBS. Para a investigação, o dinheiro da mala era propina destinada a Temer.

Como a Folha de S.Paulo noticiou neste domingo (11), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, prepara denúncia em que ligará o presidente ao recebimento da mala por Loures.

MPF/CE pede investigação de denúncia sobre suposta corrupção no Adutor Castanhão

Resultado de imagem para castanhão
Diário do Nordeste 
Após delatores da Operação Lava Jato afirmarem que houve fraude e pagamento de propina durante a construção do Adutor Castanhão, um sistema de transposição de água para Fortaleza, o Ministério Pública Federal no Estado (MPF/CE) solicitou à Justiça Federal a abertura de um inquérito para investigar a denúncia. A obra, licitada pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), ocorreu em 2005, durante o governo de Lúcio Alcântara.

De acordo com os delatores, que são ex-executivos do Grupo Odebrecht, um cartel entre empreiteiras fraudou a licitação e o contrato da SRH para as obras do Adutor Castanhão, após pagamento de propina a gestores públicos, o que assegurou vantagens às empresas tanto na licitação, realizada em 2005, quanto na execução do contrato.

Conforme o procurador da República Rômulo Moreira Conrado, o inquérito vai permitir o aprofundamento das investigações e esclarecer a participação de cada uma das pessoas envolvidas no esquema. Entre os possíveis delitos estão: corrupção ativa e passiva, usurpação de função pública, conluio em processo licitatório, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Agora, o pedido do MPF/CE tramitará na 32ª Vara da Justiça Federal, onde está o processo aberto a partir da petição encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com as delações premiadas feitas por Ariel Parente Costa e João Pacífico.