sábado, 17 de junho de 2017

Ministro da Cultura pede demissão

Batista de Andrade disse que decidiu deixar cargo após perceber que posto estava sendo 'negociado' ( Foto: ABR )
Diário do Nordeste
O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, pediu na sexta-feira (16) demissão. Em carta ao presidente Michel Temer, Andrade afirma não ter interesse em ser efetivado no comando da pasta.

"Comunico, respeitosamente, meu desinteresse em ser efetivado como ministro da Cultura", diz trecho da carta divulgada nas redes sociais do Ministério da Cultura. "Assim sendo, confirmo minha disposição para contribuir da forma mais proativa possível com a transição de gestão no Ministério da Cultura, até a nomeação dos próximos ministros da Cultura e seu secretário executivo", acrescenta o texto.

Então secretário executivo da Cultura, Andrade assumiu interinamente o cargo de ministro em maio, após o deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciar a saída da pasta. À época, Freire atribuiu a decisão ao fato de Temer não ter renunciado à Presidência, após vir a público a delação de Joesley Batista, dono da JBS.


Decisão

O ministro interino disse que decidiu deixar o cargo após perceber que o posto estava sendo negociado pelo governo com outros partidos da base.

O titular anterior, Roberto Freire (PPS), pediu demissão do cargo, em maio após a crise gerada pela delação do empresário Joesley Batista, da JBS.

O Palácio do Planalto decidiu tirar a vaga do PPS em retaliação ao fato de Freire ter deixado o cargo e cobrado a renúncia do presidente Michel Temer.

Andrade justificou o pedido para sair do comando da pasta afirmando que há uma "deterioração" do ambiente político e que ele não queria ficar no meio "dessa roda de disputa". "Eu não vim aqui atrás de cargo, vim fazer política cultural", disse.

Ele afirmou também que o corte de mais de 40% do orçamento tornou o funcionamento do ministério "inviável".

Ele também comentou que a sua indicação para ocupar o cargo de presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine) foi ignorada e que Temer preferiu colocar outra pessoa no lugar.

"Se eu como ministro não posso indicar os nomes das agências que estão ligadas à pasta, o que eu estou fazendo aqui?", apontou. Filiado ao PPS, Andrade é escritor, roteirista e cineasta. Antes do ministério, foi nomeado secretário de Cultura do Estado de São Paulo em 2005.

O governo de Michel Temer deve efetivar a troca na Cultura na sexta-feira (23). O nome mais cotado é o do deputado André Amaral (PMDB-PB).

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), ex-ministra da Cultura no governo Dilma, foi sondada para reassumir a pasta, mas rejeitou o convite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário