sexta-feira, 16 de junho de 2017

Miopia atingirá metade da população mundial

As pessoas míopes podem ver claramente os objetos que estão próximos, mas não conseguem focar objetos distantes ( Foto: Divulgação )
Diário do Nordeste
O número de pessoas míopes duplicou nos últimos 50 anos e pode chegar a 50% da população mundial até 2050. "Estamos em meio a uma epidemia global de miopia", disse professor de desenvolvimento da visão e decano da Faculdade de Optometria da Universidade de Houston, Earl Smith.

A epidemia é mais frequente em jovens de países como China e Coreia do Sul, onde quase 90% dos estudantes que concluem o Ensino Médio têm o problema. 

A doença

A miopia se caracteriza quando o globo ocular cresce demais e fica maior do que o normal. Costuma se manifestar quando as crianças estão em idade escolar e piora gradualmente até que o globo ocular complete seu crescimento.

As pessoas que têm a doença podem ver com nitidez os objetos que estão próximos, mas não conseguem focar em objetos que estejam distantes.

Se não for detectada e corrigido com lentes, a miopia pode progredir e, com o tempo, aumentar o risco de catarata, glaucoma, desprendimento da retina, maculopatia míope e cegueira permanente.

Causa

O papel da genética no desenvolvimento da miopia é consenso entre os especialistas. Mas esse não é o único fator.

Earl Smith recebeu US$ 1,9 milhão de financiamento para investigar, justamente, as causas e estratégias de tratamento. 

"Há algo em nosso comportamento e nosso ambiente que está contribuindo para o aumento de casos de pessoas míopes", garante.

Estudos mostram que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre são menos propensas a ter miopia que aquelas que permanecem muitos períodos entre quatro paredes.

"A demanda educacional muito exigente e o fato de se passar mais tempo em espaços fechados são fatores que contribuem para que uma pessoa se torne míope", acrescenta Smith.

Smith e sua equipe estão agora se debruçando sobre os fatores ambientais, como a exposição a certos tipos de luz, que podem ter um impacto sobre o crescimento do globo ocular.

Como prevenir

A miopia não tem cura nem é reversível, mas há cirurgia com laser que altera a forma do globo ocular para corrigí-lo, embora esse método não seja recomendado em crianças e jovens que ainda estão em desenvolvimento.

Há ainda estudos mostrando que, ao brincar ao ar livre, a miopia infantil pode avançar num ritmo mais lento. Os especialistas acreditam que isso tem a ver com o fato de que os níveis de luz no exterior são muito mais altos.

Por outro lado, segundo o serviço público de saúde britânico, passar muito tempo focando a vista em objetos muito próximos, como lendo, escrevendo ou usando dispositivos portáteis como celulares, tablets ou laptops, pode aumentar o risco miopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário