As pessoas míopes podem ver claramente os objetos que estão próximos, mas não conseguem focar objetos distantes ( Foto: Divulgação ) |
Diário do Nordeste
O número de pessoas míopes duplicou nos últimos 50 anos e pode chegar a 50% da população mundial até 2050. "Estamos em meio a uma epidemia global de miopia", disse professor de desenvolvimento da visão e decano da Faculdade de Optometria da Universidade de Houston, Earl Smith.
A epidemia é mais frequente em jovens de países como China e Coreia do Sul, onde quase 90% dos estudantes que concluem o Ensino Médio têm o problema.
A doença
A miopia se caracteriza quando o globo ocular cresce demais e fica maior do que o normal. Costuma se manifestar quando as crianças estão em idade escolar e piora gradualmente até que o globo ocular complete seu crescimento.
As pessoas que têm a doença podem ver com nitidez os objetos que estão próximos, mas não conseguem focar em objetos que estejam distantes.
Se não for detectada e corrigido com lentes, a miopia pode progredir e, com o tempo, aumentar o risco de catarata, glaucoma, desprendimento da retina, maculopatia míope e cegueira permanente.
Causa
O papel da genética no desenvolvimento da miopia é consenso entre os especialistas. Mas esse não é o único fator.
Earl Smith recebeu US$ 1,9 milhão de financiamento para investigar, justamente, as causas e estratégias de tratamento.
"Há algo em nosso comportamento e nosso ambiente que está contribuindo para o aumento de casos de pessoas míopes", garante.
Estudos mostram que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre são menos propensas a ter miopia que aquelas que permanecem muitos períodos entre quatro paredes.
"A demanda educacional muito exigente e o fato de se passar mais tempo em espaços fechados são fatores que contribuem para que uma pessoa se torne míope", acrescenta Smith.
Smith e sua equipe estão agora se debruçando sobre os fatores ambientais, como a exposição a certos tipos de luz, que podem ter um impacto sobre o crescimento do globo ocular.
Como prevenir
A miopia não tem cura nem é reversível, mas há cirurgia com laser que altera a forma do globo ocular para corrigí-lo, embora esse método não seja recomendado em crianças e jovens que ainda estão em desenvolvimento.
Há ainda estudos mostrando que, ao brincar ao ar livre, a miopia infantil pode avançar num ritmo mais lento. Os especialistas acreditam que isso tem a ver com o fato de que os níveis de luz no exterior são muito mais altos.
Por outro lado, segundo o serviço público de saúde britânico, passar muito tempo focando a vista em objetos muito próximos, como lendo, escrevendo ou usando dispositivos portáteis como celulares, tablets ou laptops, pode aumentar o risco miopia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário