sábado, 30 de abril de 2016

Janaina é "enganada" por senador e acaba defendendo impeachment de Temer

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) esperou até 1h da manhã desta sexta-feira (29) para poder pregar uma peça na autora do pedido de impeachment, Janaina Paschoal, na sessão dedicada a ouvir os denunciantes na comissão especial. Ele fez uma explanação apresentando a edição de decretos de créditos suplementares específicos e pediu, em seguida, a opinião de Janaína sobre esses documentos.

A jurista defendeu que os créditos suplementares sem a autorização do Congresso Nacional configuram crime de responsabilidade e devem ser punidos com o impeachment. "Muito bem, fico feliz com sua opinião, porque a senhora acabou de concordar com o pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer", disse Randolfe. "Essas ações que eu li foram tomadas pelo vice".

A professora ficou constrangida e tentou se explicar. Apenas algumas horas antes ela havia dito que não havia indícios suficientes para pedir o impeachment de Temer. "O Vice-presidente assina documentos por ausência do presidente, por delegação. Neste caso, não há o tripé de crimes continuados e intercalados entre si", tentou justificar.

Papa pede às forças de segurança que promovam a reconciliação e a paz

O discurso do papa aconteceu na audiência jubilar, no Vaticano, dedicada às forças da ordem
O papa Francisco apelou neste sábado, 30, às forças militares e de segurança para que ajudem a construir uma sociedade baseada "na verdade e na justiça" e as encorajou a "ser elementos de reconciliação e semeadores de paz".

"As forças da ordem, militares e polícias, têm por missão garantir um ambiente seguro para que cada cidadão possa viver em um ambiente de paz e segurança", disse o pontífice na audiência jubilar, no Vaticano, dedicada às forças da ordem.

Por essa razão, acrescentou, as forças de segurança não têm só por missão ajudar a solucionar conflitos, mas também contribuir para a "construção da uma ordem baseada na verdade, na justiça, no amor e na liberdade".

Participaram da audiência centenas de representantes das Forças Armadas e de segurança de vários países, como a Argentina, Bolívia, Colômbia, o Equador, a Espanha, Guatemala, o Peru, México e a República Dominicana.

Agência Brasil

"Temer é um safado", diz Ciro

Possível candidato às eleições presidenciais de 2018 pelo PDT, Ciro Gomes chamou o vice-presidente Michel Temer (PMDB) de “safado” e “salafrário dos grandes” durante evento na PUC-SP, nesta quinta, 28. Ele participou do debate “Diagnósticos da Crise: Alternativas para o desenvolvimento brasileiro.
“Quem está preocupado com a decência do Brasil durma com um barulho desses, porque o presidente da República que assume em junho é Eduardo Cunha”, disse, em menção à Assembleia-Geral da ONU, encontro que o Brasil tradicionalmente inaugura desde 1948.
Com uma suposta ida de Temer aos EUA para participar do evento, segundo Ciro, o posto seria interinamente ocupado por Cunha. “E Michel Temer, em sua vaidade de safado, não vai deixar... vocês não deviam rir, não, isso é um salafrário dos grandes. Conspirador filho da puta”, afirmou, arrancando aplausos.
“Me desculpem. Meu pessoal diz que eu tenho que ser ‘more presidential’. E no Brasil o povo detesta que seu presidente seja como o povo é”, completou. Ao longo do debate, Ciro Gomes disse também que, se a presidente Dilma Rousseff de fato perder o mandato, a crise econômica tende a piorar, “e na direção do povo mais pobre do Brasil”. “Quem está preocupado com a crise econômica aperte os cintos que a coisa vai piorar, e não é pouco não”.
(Folhapress)

Adesão ao Garantia Safra no Ceará acontece na segunda-feira

Garantia Safra
O programa Garantia Safra, que beneficia o agricultor que teve perda de produção igual ou superior a 50%, vai atender até 249.848 agricultores, em 181 municípios no Ceará. Nesta segunda-feira (2), às 9h, no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana participa da solenidade de assinatura do termo de adesão 2015/2016.

O Ceará é, mais uma vez, o Estado com o maior número de beneficiários do seguro: mais de 249 mil cadastrados. No Brasil, são cerca de 1.055.196 agricultores.

Garantia Safra

O programa Garantia Safra prevê a busca pela melhoria das condições de convivência dos agricultores com o semiárido e cobre a perda por excesso de chuvas ou período de seca, atendendo agricultores familiares que produzem arroz, algodão, feijão, mandioca ou milho, assegurando ao agricultor familiar com renda mensal familiar de até 1,5 salário mínimo por mês um benefício de R$ 850 pagos em cinco parcelas, em caso de perda de pelo menos 50% da produção.

Com Secretaria de Desenvolvimento Agrário

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dilma quer ouvir movimentos de esquerda sobre novas eleições

A presidente Dilma Rousseff estuda se reunir nesta sexta-feira (29) com movimentos de esquerda para consultá-los sobre a hipótese de convocação de novas eleições, proposta por um grupo de senadores.

Segundo petistas, Dilma ainda não está convencida da conveniência ideia, mas os movimentos seriam fundamentais para que a presidente formasse uma opinião.

base social do governo está dividida. Representantes da CUT e MST discordam da proposta. Por eles, essa reunião nem sequer aconteceria, para não ser interpretada como o reconhecimento de derrota na luta contra o impeachment.

Coordenador do MTST, Guilherme Boulos é simpático à possibilidade, cuja discussão depende do envio de uma proposta de emenda, assinada pela presidente, ao Congresso Nacional.

Os movimentos de esquerda têm insistido para que Dilma participe, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ato de 1º de maio, dia do trabalhador, no Vale do Anhangabaú. Ela ainda não confirmou presença no evento.

Fonte: Folhapress

Enem será considerado na avaliação do ensino superior

17025048
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a contar na avaliação de cursos e de instituições de ensino superior. O desempenho servirá como marco zero da avaliação do estudante, que será feita também no final do curso. A mudança faz parte de uma série de alterações nos critérios de avaliação do ensino superior que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em coletiva no Ministério da Educação (MEC), a autarquia anunciou que criará o chamado Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que será calculado com base na comparação dos resultados dos estudantes no Enem, quando ingressam nos cursos, e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado no último ano da graduação.

Medir a aprendizagem
A intenção é medir o que o estudante aprendeu na instituição de ensino. Atualmente, a avaliação é feita apenas com o Enade, no final do curso. Com o Enem, será possível, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, saber como o estudante ingressou na universidade e depois medir o quanto aprendeu.

Senadores entregam carta a ministro pedindo que Dilma apoie novas eleições

971056-11082015-dsc_7432
Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Telmário Mota (PDT-RO) e Angela Portela (PT-RR) se reuniram hoje (28) com o ministro-chefe do gabinete da Presidência, Jaques Wagner, no Palácio do Planalto, para entregar uma carta à presidenta Dilma Rousseff pedindo que ela apoie a ideia de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) propondo novas eleições presidenciais este ano, para um mandato tampão de dois anos.

A PEC propõe a eleição de presidente e vice-presidente em outubro próximo, junto com as eleições municipais. A posse presidencial seria em janeiro do ano que vem e o mandato terminaria no fim de 2018.

Argumentos

Na carta, os senadores apelam para a “grandeza e coragem” das lideranças políticas para superar a “gravidade do momento por que passa a nação brasileira”.

Segundo o texto, a PEC 20/2016, que propõe a convocação de nova eleição presidencial para este ano, foi elaborada com o apoio de 30 senadores. Os parlamentares dizem que a crise política do governo de Dilma não será resolvida com o processo de impeachment que tramita no Senado.

Senadores acusam Anastasia de assinar decretos iguais aos que pedem impeachment

1015950-28042016-capa-dsc_0066-Levantamento produzido por deputados estaduais do PT de Minas Gerais com o que teriam sido pedaladas fiscais cometidas pelo relator da comissão do impeachment, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), na época em que foi governador de Minas Gerais, foi entregue e discutido hoje (28) entre senadores do bloco de apoio ao governo.

Com base nas informações apresentadas, senadores governistas que integram a comissão especial pretendem continuar insistindo na substituição de Anastasia na relatoria. Como já tentaram a troca na segunda-feira (25), dia em que Anastasia foi eleito, parlamentares contrários ao impeachment não descartam a possibilidade de questionar no Supremo Tribunal Federal (STF) a permanência do tucano no cargo.

“Vamos continuar insistindo para ver se há possibilidade no Senado Federal de substituirmos o relator. Se não for possível, estamos estudando sim a possibilidade de ingressar com uma ação na Justiça”, admitiu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB–AM).

Cunha perde votação, manda votar de novo e ganha

Condução da votação acabou gerando tumulto no plenário da Câmara
Após tumulto e bate-boca entre parlamentares, a Câmara dos Deputados aprovou a criação das comissões de defesa dos Direitos da Mulher e do Idoso, na madrugada desta quinta-feira, 28. O resultado da votação foi considerado por alguns deputados como mais uma manobra do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que não considerou o resultado inicial para adiar a deliberação da matéria, fez uma nova votação e convenceu os oposicionistas de que, sem os novos colegiados, eles poderiam ficar sem vagas.

No início da votação, revoltados com a decisão do presidente da Casa de rejeitar um requerimento pela retirada da pauta do projeto da criação das comissões da Mulher e do Idoso, quando a maioria dos votos era favorável a adiar a análise da matéria por duas sessões, parlamentares começaram a gritar "não", "fora Cunha" e "golpista". Depois, cerca de 30 deputados lotaram a tribuna para protestar contra a decisão.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Ex-goleiro Nielsen Elias esclarece que o dia do goleiro é 14 de abril

Reprodução de matéria que divulgou a comemoração do Dia do Goleiro
O ex-goleiro Nielsen Elias, contestou por meio de sua conta no Facebook a mudança na comemoração do dia do Goleiro, que segundo ele, seria na verdade 14 de abril, quando foi criada a data em 1975, por iniciativa do Tenente Raul Carlesso, que se tornou  um especialista no treinamento da posição.
A data hoje comemorada faz alusão ao nascimento do ex-goleiro Manga, a quem ele respeita, mas alerta que a história não pode ser mudada, classificando a atitude politica como um desrespeito.
Confira o que ele escreveu 

DIA DO GOLEIRO, é 14/4!
Se faz necessário explicar sobre esse fato. Na verdade, o dia foi criado por Raul Carlesso, que era tenente da Escola de Educação Física do Exército e se tornou um especialista no treinamento da posição.
Ele reuniu várias gerações de goleiros na época, 14/4/1975, inclusive, fiz parte desse evento. 
Tudo foi registrado pela imprensa na ocasião e divulgado na revista da ESEFEX.
Quis um político, lá em Brasília, mudar a história, e, sem respeitar, ou sequer fazer uma pesquisa sobre o fato, criou uma outra data para a posição. E, dessa maneira, ele deu uma "canetada"e o homenageou o goleiro Manga, colocando a data em homenagem ao dia do seu nascimento, 26/4.
Não se pode modificar a história dessa forma. 
Respeito muito o goleiro homenageado pelo político, mas acho um desrespeito ao criador Raul Carlesso (falecido) e também a outros grandes goleiros que muito bem representaram o nosso país, tal como Gilmar do Santos Neves, dentre vários outros.
Abaixo tem a revista da Escola de Educação Física do Exército para comprovar o evento.
Creio que houve um descaso a história e um grande desrespeito!

Adail Carneiro condena em Brasília declarações do presidente da Assembleia Legislativa

O deputado Adail Carneiro (PP-CE), continua sendo o centro das atenções em Brasília onde tem assento na Câmara Federal. Durante sessão ordinária desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, Adail Carneiro foi criticado por ter dissolvido o diretório do PP no estado com prejuízos direto aos filiados da sigla.

O presidente da AL, Zezinho Albuquerque foi duro classificando de traição a manobra de dissolver o diretório. Fernando Hugo recém filiado à sigla também potencializou criticas a Adail.

O deputado federal condenou as declarações do presidente da Assembleia em entrevista na noite desta quarta-feira(27) em Brasília.

Por Evandro Nogueira
Ouça:

“Houve uma traição e não vamos dar abrigo”, dispara Zezinho sobre voto de Adail Carneiro


O processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff teve a admissibilidade aprovada na Câmara dos Deputados e já corre na Comissão Especial do Impeachment formada no Senado. Mas a votação do dia 17 de abril na Câmara Baixa ainda ecoa nos corredores da política cearense. Justo por um voto pró-impeachment inesperado, até mesmo para o ex-presidente Lula.

Adail Carneiro havia sido exonerado pelo governador Camilo Santana, esteve com Lula e prometeu posicionamento contrário ao processo até para Dilma. Não foi o que aconteceu. Supostamente pressionado pela direção nacional do Partido Progressista, cedeu. Mais que isso. Em troca do voto favorável, seria alçado ao comando político do PP no Ceará. Nesta quarta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT), não poupou palavras para demonstrar a indignação do que chamou de “traição”.

“Acompanhei de perto. Estava em Brasília quando chega o deputado federal e diz para o governador Camilo: ‘Olha, eu tenho palavra, eu sou cidadão, não precisa estar me perguntando se vou votar a favor ou contra (o impeachment)’. Precisa disso? Não precisava. Era só chegar e dizer assim: ‘Olha, quero votar a favor do impeachment. Acho que a presidente Dilma não tá dando mais conta do recado’. Mais do que normal. Agora sair dizendo que vai votar e não vota“, disse Albuquerque.

O ponto alto da crítica do presidente da Assembleia se referiu a uma mudança no diretório do Partido Progressista no Ceará. “Não se pode de maneira alguma deixar que essas pessoas entrem na classe política, e as coisas não aconteçam, que não haja um sentimento dos deputados estaduais. De repente chega uma comissão provisória porque fulano pegou seu voto, votou a favor do impeachment, traindo todos os seus companheiros. A palavra é essa. Houve uma traição.”

Zezinho Albuquerque, acompanhado do também progressista Fernando Hugo, disse que vai lutar para evitar a destituição do atual diretório do partido, com claro repúdio ao comportamento do deputado federal Adail Carneiro. “Houve um erro muito grande de um parlamentar que era pra defender os interesses do Ceará, daqueles que votaram não. Ele se apropriou dessa procuração que foi dada pelo povo para colocar o Padre Zé (Linhares) numa situação muito difícil. Os deputados, os prefeitos que não podem sequer mudar de partido mais para as eleições. Nós não podemos dar abrigo a estas pessoas na política”, finalizou.
Por Evandro Nogueira
Ouça:

Vereador Nathizael faz denúncia de desvio da merenda escolar


O vereador Nathizael Gonçalves(PSD) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, na última terça-feira(26) fez uma grave denúncia a respeito da merenda escolar, segundo o parlamentar a direção da Escola Municipal Cel. Murilo Serpa teria desviado os produtos que devem ser destinados a refeição dos alunos no período de aula, para eventos realizados pelo grupo "Mulheres 10" de apoio a atual gestão, dizendo ainda que tem provas do que estava falando.
Ouça:

Paulo Santiago alertou que o Sindicato tem 90 dias para informar lista para pagamento da revisão do FGTS

O vereador Paulo Santiago(PP) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas na ultima terça-feira(26) voltou a abordar o pagamento da revisão do FGTS, oriundo de ação judicial e que o Sindicato dos Servidores tem prazo de 90 dias para elaborar lista obedecendo a definição por beneficiários preferenciais para iniciar o pagamento e alertou que os servidores não devem pagar honorários ao advogado.
Ouça:

Bancada do PMDB articula acordo para ajudar Cunha a se salvar de processo no Conselho de Ética

BRASÍLIA ­ A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados já trabalha majoritariamente com a ideia de ajudar o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), a se salvar do processo no Conselho de Ética que pode levar à cassação do mandato do peemedebista.
A principal ajuda deve vir por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado da Câmara. Este ano, caberá ao PMDB indicar o presidente da comissão, o qual será responsável por pautar a análise dos recursos de Cunha ao processo do Conselho de Ética.
A tendência é que a maioria da bancada do partido aceite acordo costurado por Cunha para que o presidente da CCJ neste ano seja um peemedebista aliado dele. Cunha tenta emplacar o deputado Osmar Serraglio (PR) no comando da comissão. Serraglio está "alinhado" com Cunha.
Revezamento. Para viabilizar a eleição de seu aliado, o presidente da Câmara propôs acordo para que o deputado federal Rodrigo Pacheco (MG) desista de disputar o comando da CCJ este ano, com a promessa de que será apoiado por Cunha e pela bancada na disputa pelo posto no próximo ano.
Em seu primeiro mandato, Pacheco seria indicado pelo líder do PMDB na Casa, Leonardo Picciani (RJ), que chegou rompeu politicamente com Cunha após se aproximar da presidente Dilma em outubro de 2015. Agora, tanto Picciani quanto Pacheco já se mostraram dispostos a negociar esse acordo proposto por Cunha.

Deputados aprovam lei que proíbe professores de opinar em sala de aula

O projeto de lei é de autoria do deputado Ricardo Nezinho (PMDB)
O projeto de lei é de autoria do deputado Ricardo Nezinho (PMDB)
Os professores da rede estadual de Alagoas serão obrigados a manter a ''neutralidade'' em sala de aula. Por 18 votos a oito, os deputados decidiram que os educadores estão impedidos de ''doutrinar'' e ''induzir'' alunos em assuntos políticos, religiosos e ideológicos. Quem não respeitar a decisão poderá até ser demitido. 

Agora, de acordo com o parágrafo 6º do artigo 89 da Constituição do Estado de Alagoas, o governador Renan Filho (PMDB) terá um prazo de 48 horas para promulgar o projeto, caso contrário, essa promulgação será feita pela Assembleia Legislativa. O projeto foi batizado de Escola Livre. Ainda cabe recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Votação

Durante a votação houve confusão e manifestação de estudantes e professores, de acordo com reportagem publicada no UOL Educação. Houve uma tentativa de invasão ao plenário da Assembleia, mas polícia controlou a situação. O portão do legislativo, porém, foi destruído.

O projeto - aprovado em primeira e segunda votações - já havia sido vetado pelo governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) em janeiro. Mas foi aprovado na terça, 26, na AL.

Redação O POVO Online com informações da Assembleia de Alagoas

Operadoras de cartão de crédito e telefonia são as mais reclamadas no Procon

As operadoras de telefonia, TV por assinatura e cartão de crédito estão entre as empresas mais reclamadas pelos consumidores da Capital ao Procon Fortaleza. Divulgado anualmente, o ranking foi publicado pelo órgão de defesa do consumidor nesta quarta-feira, 27. Os dados são registrados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, como determina o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, esclarece que as reclamações fundamentadas formam uma espécie de "lista negra" da má prestação de serviços e produtos. Segundo ela, os consumidores devem evitar a compra nos locais citados. "O consumidor deve consultar sempre a lista para saber as empresas que mais desrespeitam os direitos do cidadão".

Pesquisa revela quais os nomes mais comuns no Ceará

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (27) um levantamento inédito sobre o projeto Nomes no Brasil, que aponta os nomes mais comuns no país. No Ceará, os nomes mais comuns desde 1930 são Maria (967.042) e Francisco (520.279).


Na lista cearense, os nomes femininos mais comuns desde 2000 são Maria (93.536), Francisca (60.685) e Ana (18.155). Entre os nomes masculinos estão Francisco (55.493), João (38.684) e José (33.662).


De acordo com o IBGE, os dados foram coletados por recenseador durante a entrevista presencial ou pelo próprio informante via Internet. Segunda aponta a pesquisa, são 130.348 nomes diferentes na população brasileira desde 2010 e os nomes mais comuns na lista nacional são Maria e José.


O projeto tem por base as listas de moradores dos domicílios em 31 de julho de 2010, data de referência do Censo 2010.  O levantamento aponta os nomes mais usados até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930.


Ana segue em segundo lugar como o nome mais comum em todo o Brasil, em todas as décadas pesquisadas. José e Antonio aparecem em 1º e 2º lugar até a década de 80. Lucas foi o nome mais comum na década de 90.
Confira a pesquisa no site do IBGE.

Morre o ator Umberto Magnani aos 75 anos

Ator Umberto Magnani interpreta o padre Romão na novela Velho Chico (Foto: Globo / Caiuá Franco)
Ator Umberto Magnani interpreta o padre Romão na novela 'Velho Chico' (Foto: Globo/Caiuá Franco)
O ator Umberto Magnani morreu nesta quarta-feira (27). Ele passou mal durante as gravações de Velho Chico, na segunda-feira (25), dia em que completou 75 anos. 

O ator chegou a passar por uma cirurgia em decorrência de um acidente vascular encefálico (AVE) na terça (26). 

A causa da morte ainda não foi divulgada.

Umberto Magnani estava no ar atualmente na novela Velho Chico, na qual interpretava o Padre Romão. Segundo a assessoria de imprensa da Rede Globo, Carlos Vereza substituirá o ator na trama de Benedito Rui Barbosa.

Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, Magnani dedicou sua vida à atuação. O ator teve passagens importantes pela Rede Record, atuando nas novelas Chamas da Vida (2008), Ribeirão do Tempo (2010), Máscaras (2012)e Balacobaco (2012). 

O último trabalho dele na Record foi na elogiada série Conselho Tutelar (2015).

Umberto também teve uma longa história com o autor Manoel Carlos, sendo figurinha carimbada em vários trabalhos dele. 

Do R7

Baiano diz que esteve ‘mais de dez vezes’ com Cunha, na casa e na Câmara

baiano2-840x560
O lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, afirmou em depoimento ao Conselho de Ética nesta terça-feira (26) que esteve pessoalmente com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), “mais de dez vezes”, incluindo em seu gabinete no Congresso, em sua casa, no Rio de Janeiro, e no escritório político no Rio.

Baiano foi ouvido como testemunha do processo de cassação de Cunha e confirmou os depoimentos de sua delação premiada. Afirmou que pediu ajuda de Cunha para cobrar a dívida de uma propina devida pelo lobista Julio Camargo e que entregou cerca de R$ 4 milhões em espécie no escritório do peemedebista no Rio.

A propina de Julio Camargo era por contratos obtidos junto à diretoria Internacional da Petrobras, com intermédio de Fernando Baiano.
O lobista relatou ter conhecido Cunha em 2009, por meio de um amigo em comum durante um café da manhã no Rio de Janeiro, e que se aproximaram após isso.

Após recomendação do MPCE, DETRAN recolhe animais soltos em rodovias cearenses

animalnaestrada
A Superintendência Regional do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) recolheu nos últimos meses cerca de 72 animais soltos nas rodovias próximas aos municípios de Alto Santo, Ererê e Iracema. A ação atende recomendação emitida no dia três de março pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Iracema.

A recomendação foi expedida após a constatação da existência de inúmeros animais soltos às margens das rodovias do município de Iracema causando acidentes com condutores de veículos que trafegam pelas rodovias. Para evitar acidentes, o documento orienta o recolhimento dos animais, bem como que os delegados de polícia, os comandantes dos destacamentos de polícia e o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual identifiquem os proprietários ou os possuidores dos animais que circulam soltos às margens das rodovias e das ruas dos municípios para que, caso reincidentes, sejam presos em flagrante delito e só sejam liberados quando comprovarem que os animais encontrados foram retirados das margens das rodovias e das ruas.

Sobe para 84 o número de casos de microcefalia no Ceará

Subiu para 84 o número de casos confirmados de microcefalia e alterações do Sistema Nervoso Central (SNC) em bebês nascidos no Ceará. Ao todo, 456 casos foram notificados entre outubro do ano passado e a segunda-feira, 25, sendo constatado 12 deles a associação com o vírus zika.

134 casos foram descartados e 238 estão em investigação. Do total de notificados, 383 foram detectados no pós-parto e 73 durante a gestação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 26, no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Ocorreram 27 óbitos, sendo quatro casos de natimortos – quando o feto morre dentro do útero materno ou durante o trabalho de parto – e 23 casos que evoluíram para óbito após o nascimento.

Destes, 12 permanecem em investigação e 15 foram confirmados como advindos de infecção congênita, sendo 8 óbitos com identificação do vírus zika em tecido fetal.

Ao todo, 99 municípios notificaram casos suspeitos, enquanto 38 tiveram casos confirmados de má-formações.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Senado elege comissão que vai analisar processo de impeachment contra Dilma

1015257-25042016-capa-img_8362-
O plenário do Senado elegeu nesta segunda-feira (25) os 21 titulares e 21 suplentes da comissão especial que vai examinar o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A instalação oficial do colegiado, com a eleição do presidente, do vice e do relator, acontece nesta terça-feira (26),às 10h. O senador Raimundo Lira é o indicado pelo PMDB para presidir a comissão do impeachment no Senado.

A comissão elege, nesta terça-feira, o presidente e o relator. Segundo o Regimento Interno do Senado, caberá ao presidente da comissão indicar o relator.

Após a instalação da comissão, começa a contar o prazo de dez dias úteis para que o relator apresente o parecer sobre a admissibilidade da abertura do processo. O parecer precisa ser votado pelos integrantes do colegiado e a aprovação se dá por maioria simples.

Qualquer que seja o resultado da votação na comissão, a decisão final cabe ao plenário do Senado, que é soberano. No plenário, o parecer da comissão será lido e, após 48 horas, votado nominalmente pelos senadores. Para ser aprovado é necessária a metade mais um dos votos dos senadores presentes, desde que votem pelo menos 41 dos 81 senadores. Por exemplo, se 75 senadores estiverem presentes, serão necessários 38 votos para o processo de impeachment ser aceito na Casa.

Janot aponta 'onze atos' para afastar Cunha da Câmara

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enumerou em petição ao Supremo Tribunal Federal 11 motivos para o 'necessário e imprescindível' afastamento do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de parlamentar e de líder da Casa. O documento foi entregue ao STF em dezembro de 2015, mas a Corte ainda não tomou uma decisão.

Na sexta-feira, 22, após uma palestra na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, Janot disse acreditar que não deve demorar para que o futuro do presidente da Câmara seja definido.

"Nós enviamos várias denúncias contra ele e mais duas devem ser consideradas em breve pelo Supremo. Não podemos admitir que o terceiro homem na linha sucessória tenha um passado como o dele", afirmou.

Em caso de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o vice Michel Temer (PMDB) assume a presidência e Eduardo Cunha, réu por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, chegaria ao segundo cargo da linha sucessória.

Pesquisa Ibope – Mais de 60% dos brasileiros querem eleições gerais

Uma divulgação de pesquisa do Ibope realizada de 14 a 18 de abril mostra que 62% dos entrevistados prefere novas eleições presidenciais. Foram ouvidas 2.022 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com os entrevistados, a melhor maneira de superar o momento de crise política seria:

62%: Dilma e Michel Temer saírem do governo e ocorrerem novas eleições para presidente
25%: Dilma continuar seu mandato com um novo pacto entre governo e oposição
8%: Dilma sofrer impeachment e o vice-presidente Michel Temer assumir a presidência
3%: Não sabe/não respondeu
2%: Nenhuma dessas/outra

Segundo a pesquisa, as perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.



Bancos agora podem abrir e fechar contas via internet

“Os clientes bancários agora podem abrir ou fechar contas bancárias, como conta-corrente e de poupança, usando a internet. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou as regras para abertura e fechamento de contas de depósitos por meio eletrônicos.

Segundo o Banco Central (BC), os bancos terão que adotar procedimentos e controles que permitam confirmar a autenticidade dos documentos eletrônicos e podem usar tecnologias como contato por vídeo, de reconhecimento de voz e assinaturas com certificação eletrônica.

As regras já estão valendo. “O objetivo é permitir que haja facilidade maior para abertura e encerramento de contas e incorpore nesse processo toda a inovação tecnológica”, disse hoje (25) a chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques.

As mesmas regras das contas convencionais são válidas para as abertas por meio eletrônico, como as relativas à situação cadastral, tarifas, prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

O CMN também aprovou resolução que proíbe a recusa de atendimento em caixas convencionais de clientes de outro banco. Ou seja, se um cliente de um banco for a um caixa pagar um boleto, por exemplo, em outra instituição financeira, terá que ser atendido. A exceção é para os casos de pagamento de cheques, boletos vencidos e convênios que prevêem o pagamento específico em um banco. Segundo Silvia Marques, a resolução esclarece as regras é resultado de reclamações de clientes que não foram atendidos no caixa.”

(Agência Brasil)

domingo, 24 de abril de 2016

Surfista pode ser o primeiro santo carioca

Guido Schäffer surfando
Guido em sua prancha: um jovem tipicamente carioca (Foto: SURFFOTO)
Pouco antes de celebrar uma missa na Barra da Tijuca, há duas semanas, o religioso Roberto Lopes resolveu passar em uma farmácia. Ali, o vigário episcopal encontrou dois jovens surfistas, um deles com um corte profundo no rosto. O rapaz acabara de se ferir ao surfar perto dali. Assim que o viram, pediram que ele fizesse uma oração a São Guido para que o ferimento curasse rapidamente. Dom Roberto, que é vigário episcopal e delegado da Congregação para a Causa dos Santos da arquidiocese do Rio, logo compreendeu que os jovens não se referiam a santos medievais homônimos mas sim a outro Guido, criado em Copacabana e morto aos 34 anos no Recreio dos Bandeirantes, em um acidente enquanto surfava. O encontro fortuito do vigário com os surfistas na farmácia, dá a dimensão da popularidade de Guido Schäffer, rapaz comum, nascido em Volta Redonda, que se formou em Medicina e que aos 26 anos decidiu se dedicar à vida religiosa. Desde sua morte, a fama de milagreiro passou a atrair uma legião de fiéis, que hoje sustentam um vigoroso movimento por sua canonização, marcado por impressionantes demonstrações de fé. Uma delas deve acontecer no domingo, dia 1º de maio, data que completa sete anos de sua morte. Na ocasião, o cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta celebrará uma missa no posto 11 da Praia do Recreio, próximo ao local onde Guido morreu. Ao final da cerimônia, um grupo de surfistas entrará na água para homenageá-lo. A celebração coincide também com o momento em que a fase do processo de canonização de Guido, a cargo da Cúria do Rio, chega à reta final. Até julho serão enviadas ao Vaticano mais de 20 000 páginas de documentos e depoimentos que indicam a sua santidade. “Não é uma questão de acreditar ou não, há relatos extraordinários. Ele é o nosso São Francisco, que ia ao encontro dos necessitados”, diz dom Roberto, o responsável pelo processo de beatificação.

sábado, 23 de abril de 2016

Kid Abelha anuncia fim da banda após hiato

Kid Abelha anuncia fim da banda após hiato
Após três décadas de história, o grupo Kid Abelha anunciou o fim das atividades na noite desta sexta-feira, 23. A carta aberta aos fãs, publicada na página oficial da banda no Facebook, explica que os músicos já vinham trabalhando em projetos pessoais e que eram sempre questionados sobre quando voltariam a se apresentar juntos.

O grupo carioca formado por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato já vendeu mais de 9 milhões de cópias no Brasil e estava em pausa há três anos. O último trabalho lançado foi o especial ao vivo de 30 anos, em 2012.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Bolsonaro ofende os brasileiros ao homenagear torturador, diz FHC

Fernando Henrique Cardoso, FHC (2012)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) classificou como "estapafúrdia" a declaração do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) na votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, na Câmara, no último domingo. O deputado exaltou a ditadura militar e a memória do coronel reformado Carlos Brilhante Ustra, que foi chefe do DOI-Codi de São Paulo, um dos principais centros de repressão política, e morreu no ano passado. Para FHC, o PSDB deve "repudiar com clareza" as declarações. "É inaceitável que tantos anos após a Constituição de 1988 ainda haja alguém com a ousadia de defender a tortura e, pior, elogiar conhecido torturador. O PSDB precisa repudiar com clareza essas afirmações, que representam uma ofensa aos cidadãos do país e, muito especialmente, aos que sofreram torturas", disse FHC.

Durante a votação do impeachment, Bolsonaro disse: "Perderam em 1964, perderam agora em 2016. Contra o comunismo, pela nossa liberdade, contra o Foro de São Paulo, pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff, pelo exército de Caxias, pelas Forças Armadas, o meu voto é sim." Sobre a tramitação do processo de impeachment no Senado, o ex-presidente disse que espera que os "trâmites legais sejam todos cumpridos, sem delongas". "E quando chegar o momento da decisão dos senadores, que a votação se processe de forma conveniente, sem declarações estapafúrdias como algumas que testemunhamos na Câmara dos Deputados. Especialmente uma que me desagradou, aquela proferida pelo deputado Bolsonaro", disse FHC.

"Povo saberá impedir qualquer retrocesso", diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff dedicou praticamente todo o seu discurso na ONU nesta sexta-feira (22/04) a questões ambientais, com apenas uma breve referência ao que chamou de "grave momento" vivido pelo Brasil.

A expectativa durante a semana era de que a presidente usaria sua fala na tribuna da ONU, por ocasião da assinatura do Acordo de Paris sobre o clima, para denunciar o impeachment como golpe."Meu governo traçou metas ambiciosas e ousadas porque sabe que os riscos associados aos efeitos negativos recaem fortemente sobre as populações vulneráveis de nosso país e do mundo quando não tomamos medidas corretas para a contenção da mudança do clima", declarou Dilma.

Após quase oito minutos de discurso centrado no clima, foi só ao final que a presidente mencionou a crise brasileira, agradecendo a líderes internacionais que manifestarem solidariedade a ela em meio à tramitação do processo de impeachment no Congresso.

Para Joaquim Barbosa, alegação do impeachment "é fraca"

São Paulo — O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse nessa sexta-feira (22) que sente um "mal estar" com a fundamentação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e que a alegação "é fraca e causa desconforto". As declarações foram dadas em um evento em Santa Catariana e publicadas pelo Diário Catarinense. 

"A alegação é fraca e causa desconforto. Descumprimento de regra orçamentária é regra de todos os governos da nação. Não é por outro motivo que os estados estão quebrados. Há um problema sério de proporcionalidade. Não estou dizendo que ela não descumpriu as regras orçamentárias. O que estou querendo dizer é que é desproporcional tirar uma presidente sobre esse fundamento num país como o nosso", afirmou Barbosa. 

"Vão aparecer dúvidas sobre a justeza dessa discussão. Mais do que isso, essa dúvida se transformará em ódio entre parcelas da população. Quanto à justeza e ao acerto político dessa medida tenho dúvidas muito sinceras". 

MPCE denuncia ex-prefeito de Jaguaruana por crime de responsabilidade e ato de improbidade administrativa

O Ministério Público Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Jaguaruana, ofereceu denúncia contra o ex-prefeito de Jaguaruana, Antônio Roberto Rocha Silva, pelo crime de apropriação de bens ou rendas públicas, ou desvio em proveito próprio ou alheio. No ano de 2009, o então prefeito desapropriou um terreno que pertencia a uma empresa que ele mesmo é sócio por cerca de 740% a mais do valor original. O MPCE também ajuizou Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa, pelo mesmo fato alegado na ação penal.

De acordo com as investigações, por meio de análise de documentação constatou-se que fevereiro de 2007 a empresa Usina Santana Comercio e Industria LTDA – de propriedade do pai do ex-prefeito e que tem o próprio Antônio Roberto Rocha Silva como sócio – adquiriu um terreno pelo valor de R$ 20 mil. Em 2009, a Prefeitura de Jaguaruana deflagrou processo de desapropriação visando adquirir um terreno para construção da praça da juventude. Em dezembro daquele ano, o então prefeito desapropriou o terreno de sua empresa, porém pela quantia de R$ 168 mil. Uma valorização de mais de 700%, em pouco mais de três anos.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Joaquim José, o Tiradentes

Manhã de 21 de abril de 1792. O condenado é conduzido pelas ruas do Rio de Janeiro, cercado pela tropa, desde a prisão até o patíbulo instalado no largo da Lampadosa. A cabeça e a barba raspadas, coberto por uma túnica grosseira e portando um crucifixo, sobe calmamente os degraus, acompanhado do frei encarregado de lhe dar o amparo de orações na hora da morte. A multidão reunida assiste a tudo consternada. Ao atingir o patamar, o homem dirige-se ao carrasco e pede-lhe que abrevie seu sofrimento, ao que este responde pedindo perdão, pois apenas cumpria o que mandava a lei. Tão logo o corpo ainda vivo do Tiradentes projetou-se no espaço vazio, o carrasco Capitania jogou-se sobre seus ombros, firmando-se na corda e forçando seu peso sobre o do enforcado para apressar sua morte.

Cumpria-se assim a sentença pronunciada três dias antes, que condenava o réu "a com baraço e pregão ser conduzido pelas ruas publicas ao lugar da forca e nella morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Villa Rica aonde em lugar mais publico della será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos, e pregados em postes pelo caminho de Minas" (sic).

Primeira grande chuva de meteoros do ano poderá ser vista no Ceará nesta madrugada

Chuva de meteoros Líridas acontece anualmente entre os dias 16 e 25 de abril. Em 2016, o ápice do fenômeno será na madrugada de quinta para sexta-feira (22) Foto: The Telegraph
Se você gosta de acordar muito cedo ou de dormir muito tarde, as madrugadas de quinta para sexta-feira e de sexta feira para sábado (dias 22 a 23 de abril) serão uma boa oportunidade para ficar de olho no céu. Especialmente, se você mora longe da cidade ou vive em uma região pouco iluminada, terá a oportunidade de assistir a primeira de nove grandes chuvas de meteoros observáveis em 2016, nos céus do Brasil. Aliás, as Líridas (restos de fragmentos do cometa Thatcher C/1861 G1) poderão ser vistas melhor nas regiões mais ao Norte do País, incluindo o Ceará.
O melhor horário para observá-las é a partir das 2h da madrugada e o fenômeno segue até pouco antes do amanhecer. Mas não será tão fácil assim ver a chuva dos meteoros Líridas, que são assim chamados porque quando foram nomeados cientificamente tinham como radiante a constelação de Lira.
Bem, o primeiro problema é justamente porque as líridas agora têm como radiante (ponto de onde os meteoros parecem se originar, do ponto de vista de um observador na Terra) a constelação de Hércules, que fica mais próxima da linha do horizonte, mais precisamente a cerca de 30 graus dela. Uma boa referência é a estrela Vega, uma das mais brilhantes do céu. Isso quer dizer, que os meteoros aparecerão em um ponto relativamente baixo do céu e a visualização pode ser atrapalhada por prédios, árvores ou serras, por exemplo.  Outra dificuldade será porque neste ano, a chuva de meteoros Líridas coincide com a Lua Cheia, que com sua grande luminosidade dificulta a visão dos meteoros.

Morre aos 57 anos o cantor americano Prince

princeFoi encontrado morto na manhã desta quinta-feira em sua propriedade o cantor norte-americano Prince. Ele estava com  57 anos. O corpo do cantor foi descoberto em seu complexo localizado em Paisley Park, Minnesota.

O site TMZ que publicou a noticia disse que várias fontes ligadas ao cantor confirmaram a morte. Segundo informações do TMZ, Prince já teria tido uma emergência médica no dia 15 de abril, pela qual foi forçado a fazer um pouso forçado com seu jato particular em Illinois. No dia seguinte ele participou de um show e não demonstrou nenhuma enfermidade.

Nascido em 7 de junho de 1958, Prince Rogers Nelson foi um dos principais nomes da música pop nos anos 1980, com destaque para o álbum “Purple Rain”, que virou filme. Ele chegou a vender 100 milhões de discos em sua carreira.

PGR recebe quase 18 mil reclamações e decide apurar conduta de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu investigar a conduta do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) após receber 17,8 mil reclamações de cidadãos que criticaram a conduta do parlamentar durante a votação da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, no último domingo (17).

Em breve discurso antes de votar a favor da abertura do impeachment, Bolsonaro exaltou o coronel Carlos Brilhante Ustra, um dos maiores torturadores da ditadura militar brasileira, falecido no ano passado.

Reclamações
As reclamações foram recebidas em todo o país por meio de um serviço eletrônico do Ministério Público Federal (MPF) que permite aos cidadãos denunciar qualquer tipo de crime.

Janot
O procedimento aberto pela PGR será analisado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, porque Bolsonaro é deputado. Como parlamentar, ele também tem direito ao foro de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com informações da EBC

Instituída gratificação para PMs e bombeiros

Instituída gratificação para PMs e bombeiros do Ceará. Foto: Nayana Melo/OEcamilo
A segurança pública do Ceará ganhou reforço, ontem. O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou mensagens enviadas pelo governador Camilo Santana em duas áreas; uma abre vagas para concurso para a Polícia Militar e outras duas aumentam o valor pago para as horas extras de policiais civis e militares e bombeiros militares. Agora, os documentos seguem para sanção do Executivo.

Já as mensagens que reeditam a lei da indenização, no caso da Polícia Militar e Bombeiros, e de gratificações, para a Polícia Civil, preveem o reforço extraordinário do serviço operacional das forças. As mensagens além de trazerem a atualização dos valores, permitirão aos municípios que tiverem interesse, por meio de convênios, subsidiar os valores a serem destinados à indenização prevista nos textos. A remuneração é para os servidores que se voluntariarem a trabalhar e serve como acréscimo aos rendimentos dos policiais, resguardando o período mínimo de descanso dos profissionais.

Concurso
A mensagem que prevê novo concurso para a Polícia Militar cria 4.200 novas vagas de soldado para a corporação até o fim de 2018. “Esse é um importante reforço no combate ao crime no Ceará. Juntos venceremos esse desafio”, destaca Camilo.

Zezinho Albuquerque disse que foi tomado de surpresa com mudança de comando do PP no Ceará

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, disse nesta terça-feira(20) que foi tomado de surpresa com a noticia de que o comando do Partido Progressista(PP) no Ceará agora estaria com o deputado federal, Adail Carneiro, e que ao saber ligou para o atual presidente, Padre Zé Linhares, que disse que muito embora a imprensa já noticiasse ele não teria sido informado. 
Zezinho falou que sente muito, pois ajudou a fortalecer a legenda filiando Deputados, Prefeitos e vereadores, acreditando ele que estes não serão prejudicados, cabendo a todos aguardar e caso se confirme a decisão de mudança de comando do PP que a sociedade possa dizer se foi correto ou não.
A imprensa noticiou nos últimos dias que a indicação de Adail Carneiro para presidência do PP no Ceará, seria por conta de sua fidelidade ao partido pelo voto"sim" pela admissibilidade do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff(PT), que ele já teria se pronunciado diversas vezes e até mesmo no dia da votação que votaria pelo não acolhimento do pedido, atendendo aos pedidos de Cid Gomes(PDT) e do governador Camilo Santana(PT) de quem era assessor especial, até ser exonerado para reassumir o mandato para votar.    
Ouça:

Chama olímpica é acesa e dá início ao revezamento para os Jogos do Rio

Giovane Gávio cerimônia tocha olímpica (Foto: AP Photo/Thanassis Stavrakis)
A contagem regressiva para o início dos Jogos do Rio ganhou um marco nesta quinta-feira com a realização da tradicional cerimônia oficial de acendimento da chama olímpica na histórica cidade grega de Olímpia, que foi o berço dos Jogos da Antiguidade e fica a aproximadamente 300 quilômetros de Atenas.

A cerimônia marcou o começo de uma viagem de 15 de semanas do sul da Grécia até o estádio do Maracanã, que será o palco da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio, marcada para 5 de agosto – o evento se encerrará no dia 21.

Membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador da Olimpíada acompanharam a cerimônia na Antiga Olímpia, onde se celebrou o evento esportivo mais destacado da antiguidade durante cerca de mil anos.

Decisão da Justiça isenta Cid Gomes de pagar indenização de R$ 50 mil a Eduardo Cunha

Cid Gomes fez declaração polêmica na Câmara dos Deputados
Cid Gomes fez declaração polêmica na Câmara dos Deputados
A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu reformar sentença da 23ª Vara Cível de Brasília e isentou o ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PDT-CE), de pagar indenização de R$ 50 mil ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão foi firmada nesta quarta-feira, 20.

Cid foi processado por Eduardo Cunha após o episódio na Câmara dos Deputados, em março de 2015, quando o ex-ministro da Educação acusou o deputado federal de achaque. Naquela ocasião, o Ferreira Gomes compareceu ao plenário para esclarecer declarações dadas a estudantes da Universidade Federal do Pará.

A acusação de Cid contra Cunha ocorreu após ele ter sido chamado de mal-educado pelo presidente da Câmara. “Pois muito bem, eu prefiro ser acusado por ele de mal-educado do que, como ele, ser acusado de achaque, que é o que diz a manchete da Folha de S.Paulo”, disse Cid no plenário da Câmara dos Deputados.

Na ação movida contra Cid, Cunha alegou que a declaração do Ferreira Gomes manchou a sua honra e reputação. A 23ª Vara Cível de Brasília condenou o ex-ministro, em novembro de 2015, a pagar uma indenização de R$ 50 mil.

A defesa de Cid recorreu da sentença. Nesta quarta, a 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, por unanimidade, reverteu a decisão de primeira instância.



Redação O POVO Online

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Vereador Puam lamenta falta de ajuda do deputado federal apoiado por ele

O vereador José Irapuam Farias de Sousa(PV) rompeu o silêncio durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, nesta terça-feira(19) e cobrou a recuperação de várias estradas como a que liga Bento Pereira a Poço Verde, sendo  apenas 1km, e que segundo ele a situação virou critica que nem mesmo moto circula por lá. Ele disse ainda que todas as vias de acesso ao Bento Pereira estão comprometidas, principalmente uma das mais utilizadas que é via Bom Sucesso.
Ainda lamentou que o dessalinizador da comunidade não está funcionando e que teria pedido uma ajuda ao parlamentar que ele apoiou, no caso o deputado federal, Genecias Noronha(SD), e que teria naquela região recebido 377 votos e sua esposa, Deputada Estadual, Aderlânia Noronha(SD) 292 votos, e que não recebeu nenhuma resposta no sentido de ajudarem a resolver o problema, insatisfeito Puam disse que  não iria mais se humilhar e que tentaria resolver o problema com seus próprios recursos.
Ouça:

Consignados: João Paulo vai entrar na justiça contra Haroldo Torquato


O vereador João Paulo Moreira(PSDC)durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, nesta terça-feira(19) disse que entrará na justiça para denunciar o ex-presidente da casa, Joaquim Haroldo Torquato(PRB), pois segundo o parlamentar, na sua gestão existiam funcionários fantasmas e que foram realizados empréstimos consignados não pagos, e que foram autorizados pelo ex-presidente e que isso teria promovido a inadimplência da casa legislativa.
João Paulo disse ainda que durante a mesma gestão, foi deixado de cumprir obrigações sociais o que pode resultar no futuro em problemas para os servidores.
Ouça:

Paulo Santiago é informado que aumento de salário dos professores não será mais enviado para aprovação

Nesta terça-feira(19) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, o vereador Paulo Santiago(PP) se pronunciou para os professores da rede municipal de ensino, no que se refere ao reajuste do piso salarial, que seria na verdade uma revisão setorial, uma vez que a categoria tem o seu plano de cargos e carreira, lembrando ainda que foi entregue por ele toda a documentação necessária para elaboração do projeto por parte da secretaria municipal da educação, inclusive com todos os pré requisitos para tramitar na casa legislativa até sua aprovação, e lamentou que ainda não foi enviado, e que lhe chegou a informação, de que a Secretária da Educação, Sandra Maia, teria dito que a procuradoria geral do município, informou que não poderia acontecer o aumento e que o vereador estaria fazendo uma armadilha para o prefeito, Weber Araújo(PRB), pois estaria aguardando a aprovação da lei, para daí, formalizar denúncia.
Paulo disse que para provar que não vem agindo de má fé, estaria disposto a assinar documento se comprometendo não fazer qualquer denúncia a respeito.
Finalizando Paulo disse entender que o município não tem disposição para dar o aumento  do piso.
Ouça:

terça-feira, 19 de abril de 2016

Idilvan Alencar é o novo Secretário da Educação do Ceará

idilvan
O engenheiro civil Antonio Idilvan de Lima Alencar é o novo Secretário da Educação do Governo do Estado do Ceará. Com mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Idilvan esteve, até início do mês abril, como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

No Governo do Ceará, já atuou como secretário executivo e adjunto da Educação e já passou pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz), como coordenador de arrecadação, e do Planejamento (Seplag), colaborando na reestruturação de processo das secretarias estaduais. 

É também especialista em engenharia de produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/UFPB) e especialista em política e administração tributária e marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

'É de chorar de vergonha! Simplesmente patético', diz Joaquim Barbosa sobre votação do impeachment

Ex-presidente do Supremo manifesta sua indignação com os votos dos deputados que usaram a própria família, e outras desculpas como justificativa.
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e hoje advogado Joaquim Barbosa utilizou nesta segunda-feira, 18, seu perfil no Twitter para desabafar sobre seu descontentamento com o teor dos votos dos deputados no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no último domingo. O ex-ministro não se manifestou a favor nem contra o impeachment da petista.

"É de chorar de vergonha! Simplesmente patético!", afirmou o ex-ministro que ficou famoso pela sua atuação dura no processo do mensalão, que levou à prisão os principais nomes da cúpula do PT. O comentário de Barbosa foi feito logo após criticar a imprensa brasileira e recomendar aos seus seguidores assistirem a entrevista de Glenn Greenwald à emissora de TV americana CNN e também lerem a matéria da revista britânica The Economist listando as justificativas dos deputados em seus votos pelo impeachment.

Salário mínimo de R$ 946 não representará aumento real, destaca governo

A Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou nessa segunda-feira (18) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2017. Na sexta-feira (15), quando a proposta foi enviada ao Congresso Nacional, os ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Planejamento, Valdir Simão, já haviam divulgado parte do conteúdo. O projeto explicita que o salário mínimo previsto para 2017, de R$ 946, não representará um aumento real ante os R$ 880 pagos atualmente.

“Vale salientar que, para 2017, não haverá correção real do valor do salário mínimo, pois essa [correção] corresponde ao crescimento real do PIB [Produto Interno Bruto, soma dos bens e serviços produzidos em um país] em 2015, que foi de -3,85%”, diz a proposta do governo.

Tiririca surpreende Lula com voto anti-Dilma: "Esse cara esteve comigo"

Deputado surpreendeu governo ao votar pelo impeachment de Dilma
Voto do deputado Tiririca (PR-SP) pelo impeachment de Dilma Rousseff foi recebido com surpresa e indignação pelo ex-presidente Lula neste domingo, 17. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o deputado esteve no hotel de Lula poucas horas antes de votar a favor do impedimento da presidente.

"Esse cara esteve comigo hoje. Como ele faz isso? Ele ia votar com a gente", teria desabafado Lula logo após o voto. Há quase seis anos como deputado, Tiririca usou o microfone do plenário da Câmara pela 1ª vez neste domingo, para votar pelo impeachment. “Senhor presidente, pelo meu País, meu voto é sim!", disse, sendo aplaudido por colegas.
Segundo a Folha, Lula disse que havia recebido Tiririca na manhã de domingo, no quarto do hotel em que se hospeda em Brasília. "Ele ia votar com a gente", repetiu Lula. Dilma balançou a cabeça negativamente.

Redação O POVO Online

Grupo de senadores propõe eleições antecipadas

A iniciativa parte de Randolfe Rodrigues, João Capiberibe, Lídice da Mata, Paulo Paim, Cristovam Buarque e Walter Pinheiro. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Um grupo de seis senadores vai propor eleições antecipadas para presidente e vice-presidente do Brasil. A ideia é aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) no Congresso para que a escolha ocorra em outubro, juntamente com o pleito para definir os novos prefeitos e vereadores.

A iniciativa parte de Randolfe Rodrigues (Rede), João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-BA), Paulo Paim (PT-RS), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Walter Pinheiro (ex-PT-BA, agora sem partido). Os quatro primeiros já se manifestaram contra a abertura do impeachment no Senado, que implicaria o afastamento de Dilma por 180 dias, enquanto Cristovam Buarque é a favor e Pinheiro não se posicionou.

No grupo, contudo, há consenso de que qualquer desfecho do processo não resolverá a crise, tornando-a mais grave e aprofundando a divisão da sociedade. Setores do PT agora também se dizem favoráveis à ideia.

Bancada do PT rejeita hipótese de antecipar eleições gerais

afonso florenceUm dia após a aprovação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, a bancada do PT na Casa procurou rejeitar a hipótese de antecipação de eleições gerais.

Mesmo com a derrota de Dilma na votação deste domingo, 17, e reconhecimento de que o placar tornou a situação dela no Senado ainda mais difícil, a estratégia dos petistas é focar o discurso na defesa do mandato da presidente.

De acordo com parlamentares petistas ouvidos pela reportagem, defender novas eleições agora poderia passar a ideia de que o partido está reconhecendo antecipadamente a derrota no Senado e legitimando o “golpe” da oposição.

Segundo o líder do PT na Câmara, Afonso Florense (BA), a “hipótese” “não apareceu” no governo e no partido. “Hoje mesmo estive com ministro (Ricardo) Berzoini (Secretaria de Governo) e com a presidente Dilma e não vi isso”, disse.

Líder do governo diz que luta para barrar impeachment está apenas começando

guimaraesApós reunião com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse hoje (18) que a luta para barrar o impeachment no Senado está “apenas começando”. Ontem (17), a Câmara aprovou, por 367 votos a favor, 137 contra e sete abstenções, a admissibilidade do impeachment da presidenta Dilma.

“O objetivo da reunião foi mostrar para a presidenta nossa disposição de continuarmos unidos na luta contra o impeachment. A luta está apenas começando. Tem um longo período de disputa política. A presidenta está muito otimista. É impressionante como o astral da presidenta está bom, está animada. Ela agradeceu muito a nossa honradez”, disse Guimarães.

Além de Guimarães, outros 22 parlamentares estiveram no Planalto para prestar apoio a Dilma, entre eles os peemedebistas Marcelo Castro e Celso Pansera, que foram exonerados dos cargos de ministros da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação para votar contra o impeachment.

Para Renan, conclusão do processo de impeachment pode ocorrer em setembro

25906936323_2d171eeee3_kEm conversas com integrantes da cúpula do PMDB nesta segunda-feira, 18, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ressaltou que é preciso ter “cautela” e que o trâmite do processo de impeachment na Casa deve seguir estritamente o que prevê o regimento para se evitar a judicialização por parte do governo. A previsão dos senadores, colocada na ponta do lápis na reunião, é de que a votação do processo de impeachment, no plenário do Senado, ocorra apenas no dia 21 de setembro, uma quarta-feira.

Renan esteve reunido ao longo do dia na residência oficial do Senado com o presidente do PMDB em exercício, senador Romero Jucá (RR), e o líder do PMDB do Senado, Eunício Oliveira (CE). O encontro ocorreu menos de um dia após a Câmara aprovar, na noite deste domingo, 17, por 367 votos a favor e 137 contrários, o processo de afastamento da petista.

Dilma se diz injustiçada e critica Temer e Cunha

dilma
A presidente Dilma Rousseff (PT), em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (19), em Brasília, se disse injustiçada com a decisão da Câmara dos Deputados de admitir o processo de impeachment contra ela. Dilma afirmou que não há crime de responsabilidade e que os atos que a acusam foi praticada por presidentes anteriores e não foram considerados crimes. Para ela o processo é um golpe de estado.

Ela disse que não é acusada de nenhum crime e que não tem conta no exterior, comentário direcionado ao presidente da Câmara Eduardo Cunha, que é réu no STF e enfrenta um processo no Conselho de Ética do Senado, por ter mentido ao afirmar que não tinha conta no exterior.

Quanto a Temer, disse que é estarrecedor um vice-presidente no exercício do seu mandato, conspirar contra a presidente da República. Sobre as denuncias de que deputados pró-impeachment viajaram à Brasília em Jatinhos, ela afirmou que devem ser investigadas.

Dilma disse que vai exercer todas as dimensões e consequências o direito de defesa e que vai ao STF. Indagada se procurará antes da votação do Senado os partidos que desembarcaram do governo, ela afirmou que a relação com senadores,é bem diferente que tem com os deputados.

A presidente afirmou que espera que o STF aprove a ida do ex-presidente Lula para assumir a Casa Civil. “Espero que tenhamos um novo governo e vamos trilhar um novo caminho. Vou agora para o quarto turno da eleição. Enquanto isso