As operadoras de telefonia, TV por assinatura e cartão de crédito estão entre as empresas mais reclamadas pelos consumidores da Capital ao Procon Fortaleza. Divulgado anualmente, o ranking foi publicado pelo órgão de defesa do consumidor nesta quarta-feira, 27. Os dados são registrados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, como determina o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, esclarece que as reclamações fundamentadas formam uma espécie de "lista negra" da má prestação de serviços e produtos. Segundo ela, os consumidores devem evitar a compra nos locais citados. "O consumidor deve consultar sempre a lista para saber as empresas que mais desrespeitam os direitos do cidadão".
Apenas em 2015, 17.162 atendimentos foram registrados, o que representa aumento de 15% em relação ao ano anterior. Os dados apontam que, em 2014, foram contabilizados 14.579 reclamações. Apesar do alto número, nem todo atendimento resulta na abertura do processo administrativo contra empresas. O Procon aponta que há muitos casos em que o problema é resolvido mais cedo, proporcionando menos transtornos para as partes envolvidas.
Para o ranking, o Sindec levou em consideração pelo menos 4.020 reclamações que resultaram em processos. Dessas, 2.323 (58%) foram resolvidas em audiências de conciliação. Não ocorreu acordo entre as partes nas denúncias restante (1.697).
A categoria mais reclamada é de empresas de cartão de crédito, com 1433 registros (14,84%), seguidas por operadoras de telefonia fixa e celular, com 918 (11,43%) e 666 (8,29%), respectivamente. TV por assinatura, bancos, energia elétrica e eletrônicos também entraram na lista.
Redação O POVO Online
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