sábado, 28 de fevereiro de 2015

Filho de catadora de lixo é 1º lugar no IFRN

Thompson Vitor foi primeiro lugar geral no IFRN (Foto: Matheus Magalhães/Inter TV Cabugi)
Thompson Vitor foi primeiro lugar geral no IFRN (Foto: Matheus Magalhães/Inter TV Cabugi)
A catadora de lixo Rosângela Marinho se emociona ao lembrar que levava livros achados no lixo para os filhos estudarem em casa. "Eu trazia os livros que os ricos jogavam no lixo e trazia pra casa. Eu dava pra eles aqueles livros bonitinhos e colocava eles pra estudarem. Aí eu incentivei eles a gostarem de livro", conta. A atitude contribuiu para a alegria que ela vive hoje: o filho Thompson Vitor, de 15 anos, foi o primeiro lugar geral no exame de seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e vai cursar Multimídia em 2015.
Tanto o pai, quanto a mãe de Thompson não concluíram o ensino fundamental. A família mora em uma casa simples no Paço da Pátria, na Zona Leste de Natal. O garoto estudou na Escola Freinet como bolsista durante todo o ensino fundamental e atribuiu o êxito no exame de seleção ao gosto pelo estudo. "Eu não estudo por obrigação. Pra mim o estudo é uma arte. Eu estudo pra alimentar minha mente de conhecimento", disse.
Professora de Matemática de Thompson desde o sexto ano do ensino fundamental, Ana Lúcia dos Santos conta que ele sempre foi um aluno inteligente e dedicado. "Ele sempre foi muito dedicado, esforçado. Eu fiquei muito feliz porque a melhor coisa pra um professor é esse resultado positivo", disse.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Aprovados a Reforma e o Piso Salarial

Todos os discursos, à exceção de dois que foram de cunho pessoal, eram dirigidos aos Agentes de Saúde nas galerias da Assembleia. A criação de novas secretarias na estrutura do Estado só foi lembrada depois de aprovada
Todos os discursos, à exceção de dois que foram de cunho pessoal, eram dirigidos aos Agentes de Saúde nas galerias da Assembleia. A criação de novas secretarias na estrutura do Estado só foi lembrada depois de aprovada
FOTO: FABIANE DE PAULA
 
A Reforma Administrativa do Governo Camilo Santana foi aprovada por unanimidade, ontem, pela Assembleia Legislativa, sem discussão, em plenário, no momento anterior à votação. O debate sobre as mudanças na administração estadual, questionada e criticada por diversos parlamentares em sessões anteriores, foi acobertada pela votação em bloco com o projeto que determinou o piso salarial dos agentes comunitários de saúde.
No momento em que o presidente Zezinho Albuquerque (PROS) autorizou a leitura das matérias da Ordem do Dia, nenhum parlamentar pediu destaque a alguma das duas mensagens (Reforma Administrativa e Piso Salarial), o que não permitiu que os deputados votassem de maneira distinta em cada um dos projetos. Alguns deputados, no tempo de justificativa de voto, reclamaram que a maneira que a votação foi feita teria cerceado o debate sobre a matéria.
A mensagem foi aprovada com apenas duas das dez emendas que chegaram a ser protocoladas. Uma delas, de autoria do Poder Executivo, determina que a administração da Arena Castelão e do Centro de Formação Olímpica serão de responsabilidade da Secretaria do Esporte. Já a segunda, de autoria do deputado Renato Roseno (PSOL), acresce responsabilidades às secretarias de Políticas sobre Drogas, de Desenvolvimento Econômico, da Agricultura, Pesca e Aquicultura e ainda a do Meio Ambiente.
No tempo de justificativa do voto, o deputado Carlos Matos (PSDB) afirmou ter se surpreendidos com a votação sem discussão da Reforma Administrativa. "Acho que o governador tem direito de organizar sua administração, mas gostaríamos de ter contribuído", lamentou. Já para Audic Mota (PMDB), foi dado um "cheque em branco" ao governador. "Foi uma medida desacertada. Votei favorável pelo que o projeto em sua inteireza contempla", justificou.

Açude Gavião chega a 100% da capacidade e começa a sangrar

O Açude Gavião é responsável pelo abastecimento de água em Fortaleza
O Açude Gavião é responsável pelo abastecimento de água em Fortaleza
Foto: Divulgação
 
O açude Gavião, situado em Pacatuba, chegou a 100% de sua capacidade e sangrou nesta quinta-feira (26). Ele faz parte do sistema de abastecimento de Fortaleza e é o primeiro monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a sangrar. De acordo com a Cogerh, para evitar desperdício de água, a vazão do Pacoti - reservatório que alimenta o Gavião - foi fechada.
Com isso, a recarga da barragem reduz a transferência de água do sistema, facilitando o acúmulo nos reservatórios que o compõe. A Capital é abastecida por um conjunto que conduz água a partir do açude Castanhão, seguindo para o Pacoti que está interligado a outro reservatório, o Riachão. Após isso, a água chega à barragem Gavião e segue para a Estação de Tratamento (ETA).
Mesmo com a sangria, a Cogerh explica que não altera o abasatecimento de água da Capital. A recomendação é que a população continue economizando água e evitando desperdício.
O volume armazenado pelos 129 açudes monitorados pela Cogerh, apenas o Gavião apresenta volume de 100%. O restante, 128, estão com volume inferior a 30%. Na média, o Ceará tem 19% de armazenamento total de seus reservatórios.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mais de 70 mil eleitores podem ter o título cancelado no Ceará

http://blogs.diariodonordeste.com.br/edisonsilva/wp-content/uploads/2015/02/Titulo-de-eleitor.jpg 
Na sexta-feira, 20/2, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a Resolução 23.419, que estabelece os prazos para execução dos procedimentos relativos ao cancelamento de inscrições e regularização da situação dos eleitores que deixaram de votar nos três últimos pleitos.
Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos têm até o dia 4 de maio deste ano para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, sob pena de cancelamento do título de eleitor. No Ceará, 70.536 eleitores estão em situação irregular e devem se dirigir aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral mais próximos para regularizar a sua situação. Confira os endereços de atendimento da Justiça Eleitoral em todo o Estado.

Ator casado sai com jovem loira e acorda sem os testículos na Rússia

O ator acordou no dia seguinte em uma parada de ônibus sem lembrar de nada. Foto: Reprodução Life News
Uma notícia inusitada tem repercutido bastante na imprensa internacional: um ator russo teve os testículos removidos depois de sair com uma loira misteriosa.
Dmitry Nikolaev, de 30 anos, tomou alguns drinks com uma ‘jovem loira’ que conheceu num bar depois de se apresentar em um pequeno teatro em Moscou, na Rússia, e acordou sem os testículos.
Depois do bar, a mulher o convidou para ir a uma sauna e, embora fosse casado, ele concordou em ir. “Eles se beijaram, tomaram algumas cervejas e depois o ator disse que não se lembra de mais nada“, disse uma fonte policial ao jornal britânico Daily Mail.
Dmitry acordou no dia seguinte em uma parada de ônibus com dores fortes e sangue nas calças. Ele foi levado às pressas para um hospital próximo, onde foi informado de que seus testículos haviam sido retirados.
De acordo com a polícia, a cirurgia foi feita de ‘modo hábil‘ por alguém que tinha conhecimentos médicos. Acredita-se que a mulher faça parte de uma gangue que vende órgãos humanos no mercado negro e que tenha colocado drogas na cerveja do ator.
Atualmente Dmitry trabalha como animador infantil e estava bastante preocupado em como iria explicar o acontecimento para a esposa, disse o periódico britânico.

Pacatuba é o município mais afetado por chuva

chuvas
As chuvas registradas durante a madrugada e a manhã de ontem pegaram muitos moradores de surpresa em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Na cidade de Pacatuba, que recebeu o maior volume pluviométrico do dia, a precipitação de 146mm alagou ruas e invadiu casas, gerando vários transtornos à população. Até um parque ecológico registrou prejuízos devido ao transbordamento de um rio, que inundou parte da sede do equipamento.
No Ceará, o município com a maior chuva registrada em 2015 foi Farias Brito, na Região do Cariri, que contabilizou um total de 182mm no dia 4 de fevereiro. Em Pacatuba, as precipitações de ontem foram as mais intensas dos últimos cinco anos. Desde a madrugada de quarta-feira, choveu em 117 municípios no Estado, de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Fígado: HUWC realiza o maior número de transplantes

O coordenador do Hospital Universitário Walter Cantídio atribui os resultados positivos ao trabalho da equipe interdisciplinar que, conforme ele, fica de prontidão 24 horas por dia
O coordenador do Hospital Universitário Walter Cantídio atribui os resultados positivos ao trabalho da equipe interdisciplinar que, conforme ele, fica de prontidão 24 horas por dia
Foto: Fabiane de Paula
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi o centro que mais realizou transplante de fígado no Brasil, no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes (ABTO).
O HUWC realizou 135 procedimentos desse tipo em 2014. Desses, 132 doadores já haviam falecido e três estavam vivos. Em segundo lugar, ficou o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, onde foram feitos 125 transplantes, nenhum deles com doadores vivos. Em terceiro, também na capital paulista, ficou o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com 105 procedimentos feitos.
No Ceará, além do HUWC, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizou 43 transplantes de fígado e o Hospital São Carlos fez 17, totalizando 195 operações em todo o ano passado.
Segundo o coordenador do serviço de transplante de fígado do HUWC, Huygens Garcia, os resultados positivos se devem ao trabalho de toda a equipe multidisciplinar envolvida. "Apesar de todas as dificuldades de um hospital público, o envolvimento da equipe é muito grande e, por isso, conseguimos esse destaque", comentou.

Câmara reajusta benefícios e aprova passagens para mulher de deputado

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou o reajuste e a ampliação dos benefícios dos deputados federais (Foto: Fernanda Calgaro / G1)
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anuncia o reajuste e a ampliação dos benefícios dos deputados federais (Foto: Fernanda Calgaro / G1)
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou nesta quarta-feira (25) aumento em todas as despesas com parlamentares, incluindo verba de gabinete - usada para pagar funcionários -, auxílio-moradia e cota parlamentar, que inclui gastos com passagens aéreas e conta telefônica. Além do reajuste dos benefícios, esposas de deputados passarão a ter o direito de utilizar a cota de passagens aéreas dos deputados, desde que seja exclusivamente entre Brasília e o estado de origem.

Como o reajuste será a partir de abril, neste ano representará impacto de cerca de R$ 110 milhões. No entanto, a partir de 2015, a despesa extra será da ordem de R$ 146,5 milhões  por ano.

Cunha explicou que se trata de um reajuste inflacionário, mas que serão feitos cortes na mesma proporção para que o impacto seja “zero” nos cofres da Casa. “Aceitamos a correção da inflação mediante o corte de gastos. O efeito será nulo, zero de despesa”, afirmou. Segundo o presidente da Casa, os cortes serão feitos em atividades-meio, como contratos de informática e compra de equipamentos. “Faremos no tamanho da correção”, explicou.

José Airton trabalha para liberação das licenças de pesca das embarcações pesqueiras

O deputado federal José Airton esteve em audiência com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Hélder Barbalho. A pauta tratou sobre a liberação das licenças de pesca das embarcações pesqueiras. O deputado explicou  que o encontro teve a intenção de resolver o seguro defeso dos pescadores. O Ministro se comprometeu em agilizar a vistoria das embarcações para liberar as licenças.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ministro da Educação recebe prefeita de Jaguaruana

O ministro da Educação, Cid Gomes, recebeu a prefeita de Jaguaruana (CE), Ana Teresa (PT), que esteve acompanhada do líder do governo, José Guimarães, que agradeceu ao ministro pelas visitas sistemáticas que tem feito à Câmara Federal. Aliás, Cid disse que irá quinzenalmente ao Parlamento dialogar com os deputados e senadores.

Camilo anuncia R$ 620 milhões em ações emergenciais contra seca

Camilo anuncia R$ 620 milhões em ações emergenciais contra seca. Foto: Carlos Gibaja

O governador do Ceará, Camilo Santana, apresentou, na manhã desta quarta-feira (25/02), na Assembleia Legislativa, o Plano Estadual de Convivência com a Seca. “É um plano dinâmico, que pode sofrer alterações, a depender das chuvas. Esperamos que, com as medidas, possamos facilitar a convivência da população do Interior com a seca e incentivá-la a um melhor aproveitamento da água”, afirmou.
Dinheiro
O plano prevê medidas emergenciais, estruturantes e complementares em cinco eixos de atuação: segurança hídrica, segurança alimentar, sustentabilidade econômica, conhecimento e inovação. As ações emergenciais, segundo informou o governador, buscam diminuição dos efeitos da seca em curto prazo e estão orçadas em R$ 620 milhões, sendo R$ 117 milhões em recursos do Estado e o restante do Governo Federal.

Juiz manda tirar WhatsApp do ar em todo o País

Usuários podem ficar temporariamente sem o serviço
Usuários podem ficar temporariamente sem o serviço
O WhatsApp pode ficar temporariamente fora do ar em todo o País. A decisão parte do juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), que determinou que a Vivo suspenda temporariamente o funcionamento do aplicativo em todo o País, até que a empresa de telefonia cumpra uma ordem judicial anterior. A decisão tem caráter de urgência e deve ser cumprida no prazo de 24 horas após o seu recebimento.
O processo judicial que deu origem à ordem de suspensão do app teria sido originado na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e corre em segredo de justiça. A empresa de telefonia foi notificada no último dia 19 e já teria tomado as devidas providências para não ter de cumprí-la. 
Veja parte da decisão judicial: “Suspensa temporariamente até o cumprimento da ordem judicial, em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp.net e whatsapp.com, bem como todos os seus subdomínios e todos os outros domínios que contenham whatsapp.net ewhatsapp.com em seus nomes e ainda todos números de IP (Internet Protocol) vinculados aos domínios já acima citados”.

Procon-RJ entra com ação contra operadoras por bloqueio de internet

O Procon-RJ entrou com uma ação na Justiça contra as operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro em razão da estratégia das companhias de cortar a internet móvel dos clientes após o fim do pacote de dados contratado (antes, as empresas reduziam bastante a velocidade da conexão, mas ainda permitiam o acesso).
Com o corte, o cliente precisa desembolsar mais dinheiro para restabelecer a conexão, contratando um pacote com limite superior ao de sua franquia atual ou um pacote adicional para usar até o fim do ciclo de faturamento. Uma alternativa é usar aplicativos que ajudam a controlar o uso dos dados.
O órgão de defesa do consumidor argumenta na ação, que corre na 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que essas companhias mudaram o acordo com os clientes de maneira unilateral, o que, na visão da instituição, fere o "direito adquirido previsto pela Constituição Federal e no Código de Defesa do Consumidor".
Por isso, o Procon-RJ pede a concessão de uma liminar para que os clientes continuem usando a internet mesmo após "estourar" o pacote -as operadoras só poderiam adotar a nova regra para os contratos firmados depois que a ação foi instaurada. O pedido é de aplicação de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Prefeitura de Jaguaruana emite nota de esclarecimento sobre piso nacional dos agentes de sáude e endemias


Nosso blog recebeu uma nota de esclarecimento enviada pelo Governo Municipal de Jaguaruana sobre a aprovação da  lei nacional do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias.
Confira:
NOTA DE ESCLARECIMENTO

LEI Nº 12.994/2014 REFERENTE AOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS
Nos últimos meses fomos tomados por assunto que até então continua sendo comentado nas principais rodas de conversas e nos locais de trabalho que envolve a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaruana, mas que nunca as informações se apresentam de forma clara e coerente. Assunto este relacionado a questão salarial dos agentes de saúde e endemias.