quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Fígado: HUWC realiza o maior número de transplantes

O coordenador do Hospital Universitário Walter Cantídio atribui os resultados positivos ao trabalho da equipe interdisciplinar que, conforme ele, fica de prontidão 24 horas por dia
O coordenador do Hospital Universitário Walter Cantídio atribui os resultados positivos ao trabalho da equipe interdisciplinar que, conforme ele, fica de prontidão 24 horas por dia
Foto: Fabiane de Paula
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi o centro que mais realizou transplante de fígado no Brasil, no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes (ABTO).
O HUWC realizou 135 procedimentos desse tipo em 2014. Desses, 132 doadores já haviam falecido e três estavam vivos. Em segundo lugar, ficou o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, onde foram feitos 125 transplantes, nenhum deles com doadores vivos. Em terceiro, também na capital paulista, ficou o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com 105 procedimentos feitos.
No Ceará, além do HUWC, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizou 43 transplantes de fígado e o Hospital São Carlos fez 17, totalizando 195 operações em todo o ano passado.
Segundo o coordenador do serviço de transplante de fígado do HUWC, Huygens Garcia, os resultados positivos se devem ao trabalho de toda a equipe multidisciplinar envolvida. "Apesar de todas as dificuldades de um hospital público, o envolvimento da equipe é muito grande e, por isso, conseguimos esse destaque", comentou.
Desta forma, ressaltou Garcia, o Walter Cantídio se tornou referência em transplantes de fígado em todo o território nacional. "Recebemos pacientes de todo o Brasil, porque além do número de procedimentos, também nos destacamos nos ótimos resultados", frisou.
Para conseguir alcançar esses números, a equipe fica de prontidão 24 horas por dia, enfatizou o coordenador. Tanto que, apenas no período do Carnaval, foram realizadas oito cirurgias. "Já passamos da marca dos mil transplantes. Isso mostra o quanto a nossa equipe é qualificada".
Pelo segundo ano consecutivo, o Ceará conseguiu bater o recorde no número de transplantes de órgãos e tecidos. A Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) registrou 1.404 procedimentos realizados em 2014.
Os números finais apontaram a realização de 288 transplantes de rim, cinco de rim/pâncreas, 21 de coração, 11 de pulmão, 58 de medula óssea autólogos e quatro alogênicos, dez de valva cardíaca, 786 de córnea, 26 de esclera e os 195 de fígado. "A fila de pessoas que precisam de transplantes não para, mesmo com um grande número de cirurgias", destacou Garcia.
Doe de Coração
Doar órgãos é um ato de solidariedade. É também quebrar barreiras do preconceito e amar anonimamente. É dar chance e alegria aos que lutam pelo recomeço de sua vida. Pensando nestes e em vários outros pontos relacionados à doação de órgãos, a Fundação Edson Queiroz lançou o movimento Doe de Coração, que fomenta a conscientização pela doação voluntária de órgãos no Ceará.
Neste ano, a iniciativa chega à sua 13ª edição. Realizada todo mês de setembro, a campanha sensibiliza a sociedade sobre a temática através de anúncios em veículos de comunicação, distribuição de cartilhas, cartazes e camisas. Há ainda a mobilização realizada em hospitais públicos e privados, clínicas, escolas, no Sistema Verdes Mares, na Universidade de Fortaleza (Unifor) e em outras grandes entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário