domingo, 15 de abril de 2018

Preso, Lula lidera intenções de voto com 31%

Nos cenários em que é incluso como candidato à presidência em 2018, Lula lidera intenções de voto ( Foto: AFP )
Diário do Nordeste
A prisão do ex-presidente Lula tornou ainda mais indefinido o cenário eleitoral para a presidência, neste ano. De acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada neste domingo (15), o petista ainda lidera com até 31% nas intenções de voto, nos cenários em que é incluso como candidato – sem ele, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparecem empatados na disputa.

No cenário com Lula (PT) e Meirelles (MDB) candidatos e Temer fora, o petista venceria o primeiro turno com 31%, seguido por Bolsonaro, com 15%; e Marina Silva (Rede), com 10%. Em quarto lugar, aparece um nome inédito nas eleições presidenciais: o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (PSB), com 8% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (6%) e o cearense Ciro Gomes (5%) empatariam tecnicamente – Meirelles aparece com 1%.

Já se o PT lançar o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad no lugar de Lula, segundo a pesquisa, ele teria apenas 2% dos votos, e Bolsonaro largaria com 17%. Atrás dele, viriam Marina Silva (15%), Ciro Gomes e Joaquim Barbosa (9%) e, em quinto lugar, Alckmin (7%). 

Se o nome do ex-governador da Bahia Jaques Vagner aparecer como substituto de Lula na candidatura petista, os números se mantêm praticamente inalterados, com exceção de Geraldo Alckmin, que levaria 8% dos votos.

PT e Temer fora

Em um cenário com o Partido dos Trabalhadores e o atual presidente Michel Temer fora da disputa presidencial de 2018, Bolsonaro e Marina seguem colados na liderança, com 17% e 16% das intenções de voto, respectivamente. Joaquim Barbosa e Ciro Gomes mantêm o empate com 9%, à frente de Alckmin, com 8%. 

Em todos os cenários, os dois candidatos de esquerda apoiadores de Lula têm resultados semelhantes: Manuela D’Ávila (PC do B) atinge no máximo 2% e Guilherme Boulos (PSOL) chega a 1%. 

A nova pesquisa foi feita entre quarta (11) e sexta-feira (13) com 4.194 eleitores de 227 municípios, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o instituto, não é possível comparar os resultados do último levantamento, de janeiro, com o atual, já que a situação de pesquisa foi diferente.

Lula mantido

O registro da candidatura de Lula, preso no último dia 7, não é descartado pelo PT, que declara manter a intenção de registrar a candidatura do ex-presidente. A Lei da Ficha Limpa impõe veto à participação do petista, mas a legislação permite que ele peça registro mesmo preso. Cabe, então, à Justiça Eleitoral analisar o pedido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário