O governador Camilo Santana esteve na noite desta sexta-feira (29/05), em Sobral, para a inauguração da nova Praça do Patrocínio e o Planetário da cidade. Agora, a população sobralense recebe a sua maior praça totalmente reformada e um equipamento moderno que vai ser útil para o desenvolvimento educacional e científico.
Em Sobral, o governador foi recepcionado pelas bandas dos maestros Zequinha Freitas e José Pedro de Alcântara, assistiu à missa comandada pelo Padre José Linhares e descerrou a placa da nova praça. Em seguida, Camilo e o Secretário de Cidades, Ivo Gomes, assinaram a autorização para o início do processo de licitação para a obra de revitalização da lagoa José Euclides, e as ordens de serviço para a requalificação das praças Samuel Pontes e Senador Filgueiras, além da construção de uma nova praça no entorno da Vila Recanto.
Camilo não escondeu a emoção ao ver a obra sendo entregue. “Estou muito feliz em ver a beleza da Praça do Patrocínio. Isso é um orgulho para todos nós, principalmente os sobralenses. É um espaço para a família e é uma alegria ver a quantidade de crianças brincando. Parabéns a todos que trabalharam na obra. Quanto ao planetário, só existem três cidades no Brasil que têm esse equipamento: Fortaleza, São Paulo e agora Sobral. Com certeza vai ajudar as pessoas, as escolas, os alunos, será uma ferramenta de aprendizado para os jovens da região Norte”, disse.
Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora Izolda Cela; o secretário-chefe do Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o secretário adjunto de Cidades, Quintino Vieira; os deputados federais Leônidas Cristino e Domingos Neto; o deputado estadual Sérgio Aguiar; o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Linhares, entre outros.
A data escolhida para a inauguração do equipamento, 29 de maio, é alusiva aos 96 anos da comprovação da teoria da relatividade de Albert Einstein.
Com a estrutura, o Ceará passa a ser detentor de 50% de toda a tecnologia existente no País, uma vez que, atualmente, o Brasil possui apenas quatro planetários iguais ao de Sobral. O primeiro construído no Estado fica localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.
Juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, instalado no Museu, o Planetário irá compor o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências de Sobral. Desse modo, a estrutura irá atender e beneficiar a aquisição de conhecimento científico dos alunos do ensino fundamental ao mais alto nível superior de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário