Brasília. Uma semana e meia depois de o governo
prometer uma reforma no ensino médio no prazo de dois anos, o Ministério
da Educação (MEC) divulgou ontem que a média dos alunos concluintes do
ensino médio que fizeram o Enem 2014 registrou uma queda de 7,3% em
matemática e 9,7% em redação, quando comparado o desempenho do mesmo
perfil de estudantes que realizaram a prova no ano de 2013.
O ministro da Educação, Cid Gomes, avaliou que o resultado não foi
satisfatório e disse que, no cenário geral, considerando as outras áreas
do exame, "não houve uma grande evolução".
No Enem 2014, a média dos alunos na prova de matemática foi de 476,6
pontos, uma queda de 7,3% em relação ao desempenho dos estudantes que
fizeram o exame de 2013, cuja média foi de 514,1 pontos.
Em redação, a queda foi ainda mais acentuada: a nota média dos
concluintes de ensino médio foi de 470,8 pontos em 2014, um recuo de
9,7% em relação a 2013 (521,1 pontos).
Uma das possibilidades levantadas para o menor rendimento pode estar no
tema da prova: em 2013, a redação enfocou as restrições impostas pela
Lei Seca; em 2014, as questões éticas associadas à publicidade infantil.
"A Lei Seca foi uma questão muito debatida, discutida. O tema de agora
não teve o grau de discussão nacional que aconteceu com o de 2013",
observou Cid.
"O brasileiro está lendo pouco, os estudantes estão lendo pouco, o tema
nesse caso não é um tema tão popular, tudo isso dificulta. Mas enfim,
não dá pra gente fugir, camuflar ou tentar dizer que o ensino público
brasileiro é bom. O ensino público está muito aquém do que seria o
desejado, para isso que estamos aqui", declarou o ministro.
Pela primeira vez na história do Enem, os supervisores que atuaram no
processo de correção das redações do Enem 2014 passaram por um processo
de certificação, o que funciona como um "selo de qualidade".
"A gente está cada vez mais seguro de que a nota dada aos alunos é uma
nota que podemos garantir que não estamos prejudicando os alunos",
comentou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares.
Questionado pela reportagem se o aumento do rigor com os corretores de
redação e o tema escolhido para a prova de 2014 poderiam ter levado à
queda no desempenho dos estudantes, Soares respondeu: "Você levantou
várias hipóteses, mas não temos a resposta".
Resultados
Apenas 250 estudantes de um universo de 6.193.565 participantes
conseguiram obter a pontuação máxima na redação. Já a nota 0 foi
atribuída aos textos de 529.374 participantes (8,54% do total). Os
principais motivos que levaram à anulação da redação foram fuga ao tema e
cópia de trechos do texto motivador.
Cerca de 43% das redações foram corrigidas por um terceiro corretor,
conforme previsto nos casos em que houvesse discrepância superior a 100
pontos nas notas atribuídas por outros dois corretores.
Em ciências da natureza, ciências humanas e linguagens e códigos, o
desempenho dos estudantes concluintes em 2014 foi melhor que em 2013 -
as variações positivas foram de 2,3%, 5,4% e 3,9%, respectivamente. "Na
média, ficamos estável, não houve grande evolução", avaliou Cid Gomes.
Alvo de ataques
Em meio à expectativa sobre a divulgação das notas do Enem, José
Francisco Soares disse, ontem, que o site oficial do Inep virou alvo de
uma sucessão de ataque de hackers - o que deve se prolongar pelos
próximos dias.
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