sábado, 31 de janeiro de 2015

Camilo diz que irá "cobrar caro" por prejuízos que Petrobras causar


Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
Camilo Santana está sustentando um discurso de retomada do empreendimento, mas afirma ser cedo para falar de que forma
Camilo Santana está sustentando um discurso de retomada do empreendimento, mas afirma ser cedo para falar de que forma

Três dias após a Petrobras anunciar descontinuidade da Refinaria Premium II, o governador Camilo Santana (PT) disse que irá “cobrar caro” por quaisquer prejuízos que o Ceará tiver com o fim do projeto. Ao todo, em oito anos, o Estado investiu mais de R$ 657 milhões em ações ligadas ao projeto. Dizendo “não abrir mão” do empreendimento, ele se reunirá nos próximos dias com a presidente Dilma Rousseff (PT) para tentar reverter suspensão definitiva do projeto.

“Já pedi audiência com a presidenta Dilma, porque se tem uma coisa que não vamos abrir mão é do compromisso dessa obra com o povo do Ceará. É claro que, qualquer prejuízo que a Petrobras der ao Ceará, nós vamos cobrar caro, caro, em relação a isso”, disse Camilo, durante posse da diretoria da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece).


Questionado sobre o valor total dos prejuízos com o fim da obra, Camilo disse que quantitativo é “imensurável”. “Não dá para quantificar. Não é só o prejuízo de você adquirir um terreno ou uma estrutura. É o prejuízo de todo um investimento que vinha sendo feito pelo Estado”, ressaltou.

Apesar do tom e de a Petrobras descartar a obra, Camilo ainda se diz “muito otimista” com a instalação da Refinaria. “Não é isso que eu quero: receber o dinheiro que investimos de volta. O que quero é que a Refinaria venha para o nosso Estado”.

“Surpreso”
Em discurso no evento da Aprece, Camilo se disse “surpreso” com o boletim anunciando o fim da obra. Ele pondera que, há poucas semanas, o Governo havia “injetado” cerca de R$ 300 milhões para serviços de terraplanagem no terreno destinado ao projeto. “Não faz sentido”.

O governador disse ainda que, logo que soube do abandono da obra, pediu esclarecimentos à Petrobras. Ele também conversou, já na quarta-feira, com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, buscando continuidade do empreendimento.

Alternativas
Camilo Santana afirmou que deverá, na conversa com Dilma, avaliar alternativas para evitar o abandono total da obra. O governador, no entanto, evitou dar detalhes sobre como isso poderia ser feito. “Veríamos como continuar, seja com outros parceiros, seja dialogando com o governo. Mas ainda é muito cedo para dizer”, disse.

Com obra iniciada em 2008, durante o governo Lula (PT), a Premium II estava prevista para ser instalada dentro da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), onde a área já se encontra cercada.

De acordo com a Petrobras, decisão de encerrar o projeto se deu por conta dos resultados econômicos, má previsão de crescimento dos mercados, além da ausência parcerias para as refinarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário