segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Peça teatral leva educação no trânsito para municípios do Interior cearense

Com criatividade e bom humor, os artistas conquistaram a atenção da criançada para a importância das leis do trânsito
Com criatividade e bom humor, os artistas conquistaram a atenção da criançada para a importância das leis do trânsito
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Canindé. Com o tema nacional "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas", o Detran do Ceará coloca em discussão a responsabilidade de cada cidadão no trânsito, a quem cabe assumir o risco de dirigir alcoolizado, de falar ao celular quando guiar ou de transitar segurando com uma única mão o volante.
Com essa visão, o Departamento está percorrendo municípios do Estado, apresentando a peça de teatro "Passeando de Carro", com texto, roteiro e direção de Haroldo Serra, da Comédia Cearense. Ele é um dos integrantes desta campanha de educação do Detran, realizada desde junho no Estado.
O grupo já fez 32 apresentações na Capital e no Interior do Estado. Os cinco integrantes do grupo abordam, de forma lúdica e didática, situações vivenciadas no cotidiano do trânsito, por meios de três cenários: praça pública, avenidas da cidade e na via para apanhar o ônibus, para um público de 40 mil crianças.

A peça tem duração de 35 minutos. No fim de semana foi apresentada em Canindé , no Colégio Menino Jesus, que há 25 anos, desenvolve um trabalho voltado para educação no trânsito com a participação de alunos e pais. 250 crianças assistiram a encenação, e no final foram unânimes em afirmar que trata-se de um trabalho que conscientiza e educa ao mesmo tempo.
Para o diretor do Colégio, Romeu Rocha de Oliveira, é importante esse compromisso de formação ainda na fase infantil do aluno, para que no seu dia a dia, ele possa compreender o quanto é valioso andar correto em um trânsito que tem gerado enormes prejuízos.
"Estamos, a cada dia, buscando mecanismos capazes de envolver os jovens nessa luta de conscientização em defesa da vida. O Colégio sempre realizou esse tipo de procedimento. O mais importante é alertar e evitar o fato, ou seja, cumprir rigorosamente as leis de trânsito'', disse a professora Joane Oliveira.
Antônio Carlos Alves
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário