segunda-feira, 28 de julho de 2014

Funasa quer prorrogação do prazo para o fim dos lixões

Sem recursos para implantar a Lei de Resíduos Sólidos, que entre outras normas prevê o fim dos lixões, os municípios brasileiros agora contam com um novo aliado, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) também sinaliza pedido de prorrogação do prazo final para que os municípios passem a cumprir a legislação, previsto para 3 de agosto. O órgão também defende que as prefeituras tenham mais quatro anos para se adequarem às medidas. Para isso, a instituição já procurou a Câmara dos Deputados e Senado Federal para analisarem a modificação na lei.
“Os municípios não tiveram condições para pôr em prática. Estão certos o Ministério Público e os outros órgãos em cobrarem. Mas existem prefeitos que não têm condições de fazer isso. Então, estamos buscando aumentar esse prazo para que possam ter condições de implementar esse plano”, afirmou o presidente da Funasa, Henrique Pires.
Por meio da Lei 12.305/2010, Política Nacional dos Resíduos Sólidos foi instituída e uma série de obrigações impostas, como por exemplo: elaboração de plano, substituição de lixões por aterros sanitários e a implantação da logística reversa e da coleta seletiva. O prazo para conclusão do plano terminou em agosto do ano passado, e para eliminar os lixões termina agora, em agosto deste ano.
Por Marcelo Raulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário