quarta-feira, 26 de março de 2014

'Neymar é problema'

Image-0-Artigo-1575013-1
Cruyff aponta o Brasil como o grande favorito para vencer a Copa
FOTO: REUTERS
Um dos maiores ídolos da história do Barcelona, o holandês Johan Cruyff voltou a criticar Neymar. Ex-jogador e ex-técnico do clube catalão, Cruyff já reclamava da contratação do atacante brasileiro antes mesmo do primeiro jogo dele no futebol espanhol. Dizia, inclusive, nunca tê-lo visto jogar.
Ontem, em Kuala Lumpur, na Malásia, onde participa de eventos ligados à cerimônia de entrega do Prêmio Laureus, chamado o "Oscar do esporte", Cruyff voltou a atacar. Especificamente pelo fato de Neymar, segundo ele, receber mais do que jogadores que conquistaram diversos títulos pelo clube nos últimos anos, como o Campeonato Espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes, coincidentemente contra o Santos de Neymar.
"Há um problema, logicamente. O Barcelona contratou um jogador de 21 anos (22, na verdade) que ganha mais do que o resto, que conquistou tudo. Não há ninguém, com 21 anos, que seja um adulto. Ele tem que aprender. É um problema para o Barça, não para mim", afirmou o holandês, ídolo catalão.

Perguntado se era possível comparar o brasileiro com o craque argentino Lionel Messi, novamente o holandês falou em tempo para amadurecimento.
"Ele é um bom jogador, não há dúvidas sobre isso. Mas ninguém é adulto com 21 anos. Quando ele tiver 26 anos, ele pode ser comparado a Messi. A pressão é enorme", disse, referindo-se à idade de Messi.
Em seguida, Cruyff foi duro com o clube e disse que a culpa não é de Neymar, mas de quem o contratou e pode "estragar" o time catalão.
"O que tem acontecido com ele até agora no Barcelona não é a seu favor. Quando você tem 21 anos e ganha o dobro de um goleiro (o catalão Victor Valdés, 32) que já conquistou tudo, que ambiente há no vestiário? Como se sente? São humanos. E agora o menino paga. É uma pena. Um clube, seu 'manager', tem que prevenir isso. Não se pode deixar passar. É um grande jogador que se pode estragar. E é um absurdo enorme", afirmou.
Terceiro mais bem pago
Segundo a revista "France Football", Neymar é o terceiro jogador de futebol mais bem pago do mundo. O brasileiro receberia no Barcelona 29 milhões de euros anuais (cerca de R$ 95 milhões). Ainda de acordo com a publicação francesa deste mês de março, o argentino Messi lidera a lista com 41 milhões de euros e, na sequência, estaria o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, com 39,5 milhões.
Para a Copa do Mundo deste ano, porém, o ex-capitão da seleção holandesa acredita que o Brasil é o favorito para conquistar o título em casa. "Creio que o Brasil é favorito, sem dúvida. Também há ali um movimento negativo, das coisas sociais. Também vimos ano passado um êxito enorme (Copa das Confederações), com garra e maneira de jogar que impressiona. Afinal, se ganham ou não ganham não se sabe. Mas sabe-se que nunca uma seleção europeia ganhou na América do Sul".
Cruyff também aproveitou para falar sobre a Holanda na Copa. "Vai ser difícil ganhar até da Austrália. Acho que a seleção que tem mais chances de se classificar para a próxima fase, e isso em uns 90%, é a espanhola. A partir daí, tudo é uma incógnita", finalizou o ex-craque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário