segunda-feira, 31 de março de 2014

Consumidores denunciam exorbitância na conta da água

cagece
Russas. Moradores deste município reclamam do aumento abusivo da conta de água e questionam o valor do consumo registrado no hidrômetro, que segundo eles, não corresponde com o consumo real. As reclamações vêm acontecendo desde o mês de fevereiro. O Ministério Público pediu explicações à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável pelo fornecimento.
Parece que todas as tentativas de economizar água não esta funcionando na casa de dona Francisca Muniz de Carvalho, que mora na Rua Monsenhor João Luiz, bem no centro deste município. Ela lava roupa duas vezes por semana, a água é reaproveitada para lavar a casa ou o banheiro. Na hora do banho ela fiscaliza o tempo que cada um dos sete moradores levam com o chuveiro aberto. Abrir e fechar as torneiras para gastar só o necessário já virou rotina no dia a dia da casa.
Porém, parece que quanto mais dona Francisca economiza, mais ela gasta. Pelo menos é o que vem indicando a conta de água dos últimos três meses. Em Janeiro a conta de água e esgoto veio cobrando R$ 120,26. Desse valor R$ 74 era somente com o consumo de água e pouco mais de R$ 46 relativa à cobrança pela taxa de esgoto, que varia de acordo com o consumo. “Neste mês, eu já estranhei, porque a conta não costuma vir esse valor. Geralmente eu pago uns R$ 70 ou R$ 80 na conta toda”, conta.
Em fevereiro a conta veio com o valor de R$ 194, Francisca conta que procurou o escritório da Cagece em Russas para reclamar. A conta foi reajustada e ela pagou R$ 99,82. No mês de março, a surpresa foi ainda maior, a conta do mês cobrou um valor de R$ 213,00 sendo R$ 125,51 pelo consumo de água e R$ 88 pelo esgoto.

De acordo com o promotor de justiça de Russas, João Batista Sales Rocha, apesar de apenas uma pessoa ter prestado queixa do aumento da cobrança junto ao Decon, ele informou que tem o conhecimento de que o problema não é pontual e que, nos últimos tempos, passou a ser uma queixa bastante frequente.
“Além de mandar instaurar procedimento administrativo nós solicitamos explicações para a Cagece sobre o problema dessas exorbitâncias na cobrança. No caso dele (que apresentor a queixa) prazo para até o final desta semana”, afirmou.
Segundo o promotor, a primeira coisa a ser feita nesses casos é procurar a própria empresa, para obter explicação formal sobre o porquê do aumento e tentar resolver com a própria Cagece. “Se isso não for possível ou se a providencia que eles tomarem não forem suficientes, o consumidor pode procura o Ministério Público para apresentar o problema e fazer uma queixa”, explica João Batista. De acordo com a Cagece, existe a possibilidade refaturamento quando for o caso e que, devido ao volume de clientes, a Companhia está estudando a possibilidade de haver alguma anormalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário