quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PROTESTO>Em apenas uma semana, foram registrados 14 assaltos a lojas do Distrito de Flores, o maior do município

Em apenas uma semana, foram registrados 14 assaltos a lojas do Distrito de Flores, o maior do município
Russas. Comerciantes do distrito de Flores, neste município realizaram ontem uma paralisação na BR-116, no trecho que dá acesso à comunidade, para dar visibilidade ao problema da falta de segurança. A mobilização dos comerciantes já vinha acontecendo, diante do grande número de assaltos às lojas.

Em apenas uma semana deste mês de janeiro, 14 assaltos foram realizados. Flores é o principal Distrito do município, que é formado pela sede de Flores, Ramal de Flores e comunidade de Miguel Pereira.

Ao todo, cerca de 10 mil pessoas são atendidas pelo comercio local. A sede do distrito tem equipamentos públicos importantes, como uma escola estadual, uma municipal, unidade base de saúde, posto policial, além do comércio que é bastante atuante.
Entre os segmentos estão confecções, mercantis, postos de gasolina e lanchonetes. De acordo com um dos lojistas, Márcio da Costa, a população depende do comércio. Do contrário, teriam que se deslocar para a sede de Russas, que fica a cerca de 15km, ou à sede da cidade vizinha de Limoeiro do Norte, que também fica distante 15 km. "A população depende do comercio local e nós de pendemos da população, mas as pessoas estão com medo de sair de casa. A onde de assaltos é muito grande", reclama.

De acordo com ele, apenas dois policiais militares atuam em todo o Distrito. Marcio também afirma que a viatura em que a PM trabalha é precária. "Uma vez a viatura precisou ser empurrada para funcionar", denuncia o comerciante.

Diante da precariedade da segurança, só em uma semana, foram 14 assaltos a estabelecimentos comerciais, incluindo postos de gasolina e arrombamento de casas. A comerciante Marcia Vidal contou que, devido à insegurança, atendia os clientes através de um vidro de proteção, mas a barreira foi ignorada pelos bandidos. "Eles chegaram com uma pedra, quebraram meu vidro e assaltaram a loja. Tive prejuízos com o estoque masculino, onde eles levaram muitas peças", reclama.

Para o comerciante Leudo Silva, a situação está insustentável. "Desde que começou o ano, está sendo uma média de um assalto por dia. Teve uma semana que foram 14, em 8 dias. Estamos fazendo essa ação para chamar atenção das autoridades para o nosso problema, porque não da mais pra continuar assim. Se nada for feito, dentro de um mês nós vamos nos reunir e ocupar a BR de novo", alerta.

Insatisfeitos, comerciantes e moradores paralisaram a BR-116 na manhã de ontem. A ação durou 1h30min e às 10 horas teve o trafego liberado. O major da PM, Humberto Oliveira, confirmou que apenas dois policiais fazem a patrulha na região. "São quatro policiais divididos em duas equipes que se revezam para cobrir a região", informou o militar. Sobre possível reforço, não há previsão.

Ellen Freitas
Colaboradora

Mais informações

1ºBatalhão de Polícia Militar
Rua Benjamim Constant,343
Centro, Russas
Valeo do Jaguaribe
Telefone: (88)3411.021

Nenhum comentário:

Postar um comentário