sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Francisco atrai três vezes mais fiéis que Bento XVI

Cidade do Vaticano. Mais de 6,6 milhões de pessoas compareceram a eventos no Vaticano com o papa Francisco desde março, quando ele foi escolhido, até o fim de 2013, segundo dados divulgados ontem, em comparação com os 2,3 milhões que estiveram em cerimônias com o papa Bento XVI durante todo o ano de 2012.

O papa Francisco tem se provado popular com suas declarações em favor de a Igreja buscar aproximação com os mais pobres FOTO: REUTERS
O Vaticano disse que os números têm como base a quantidade de entradas distribuídas para eventos papais como encontros gerais, encontros privados e missas. Eles também têm como base estimativas sobre a quantidade de pessoas em eventos em que a distribuição de entradas não é necessária, como as aparições semanais na janela sobre a Praça de São Pedro.

O Vaticano não divulgou dados comparativos nesta quinta-feira, mas registros de janeiro de 2013 mostraram que cerca de 2,3 milhões de pessoas compareceram a todos os eventos presididos por Bento XVI em 2012.


Bento XVI renunciou em fevereiro de 2013, alegando problemas de saúde, se tornando o primeiro papa em 600 anos a renunciar, sem exercer assim a função até o fim da vida.

Dados divulgados no mês passado, que se limitavam ao número de pessoas presentes às audiências gerais semanais, mostravam que o papa atual havia atraído em nove meses e meio quatro vezes o número de pessoas que Bento XVI teve em todo o ano de 2012.

O papa Francisco, que no mês passado foi escolhido personalidade do ano pela revista Time, atrai pessoas ao Vaticano por conta do seu estilo simples e amigável. Bento XVI era mais reservado e bem menos espontâneo.

Escândalos

Primeiro papa não europeu em 1.300 anos, o argentino assumiu uma instituição afetada por escândalos de abuso sexual e que perdia fiéis para outras religiões. Francisco trocou os espaçosos aposentos no Palácio Apostólico por um pequeno apartamento e se transporta num carro normal, e não num de luxo.

O papa também tem se provado popular com suas declarações a favor de a Igreja buscar a aproximação dos mais pobres e ser mais misericordiosa.

O Vaticano disse que os números divulgados nesta quinta não incluem as multidões que acompanharam o papa nas suas visitas ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, e à Itália. Mais de 3 milhões estiveram no evento final do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário