Jaguaribe. A escola como promotora da consciência
ambiental é o que vem acontecendo numa unidade educacional neste
município. O trabalho acontece na Escola de Ensino Fundamental Alice
Diógenes Pinheiro, da rede municipal de ensino.
Os
estudantes visitaram o Jaguaribe, recolheram resíduos em suas margens e
se inspiraram para formulação de ideias que possam salvar o meio
ambiente das consequências da degradação ambiental FOTO: RICARDO TORRES
Diariamente,
alunos e professores saem para colocar em prática a teoria de
preservação do meio ambiente, aprendido nos bancos escolares, mas só
compreendido na vivência com a realidade até bem pouco não percebida, e
agora vista com um olhar diferenciado.
A missão é salvar o tão
sofrido e histórico Rio Jaguaribe, que de tão importante já virou música
do cantor jaguaribano, Sávio Leão, numa composição do poeta popular
Beija- Flor, quando diz "teu leito traz, a água que sacia a sede, o
peixe que enche a rede fazendo a alegria dos rurais". Porém a vida não
imita a arte da poesia. Na realidade, o maior rio do Ceará sofre de
poluição, degradação das margens e assoreamento.
A ideia surgiu a
partir das abordagens de temas relacionados à água, seu uso e
contaminação. Foi quando se percebeu que a maioria dos alunos morava
próximo ao rio e se preocupava com o manacial.
Desde então, a
professora Herika Gomes resolveu lançar o desafio para por em prática o
projeto: "10 ideias para salvar o Rio Jaguaribe", envolvendo aulas de
Ciências e Meio ambiente para todos os alunos do 6º ano.
Responsabilidade
Mas
agora, a responsabilidade social dos alunos aumentou, e eles querem ir
além, e organizam uma campanha com passeata, cartazes, cartilhas e
divulgação da união das dez ideias, que será uma fusão das que foram
apresentadas.
"Pra dizer a verdade, não sei onde isso vai parar,
mas gosto de vê-los felizes envolvidos, transformando informação em
conhecimento", comenta Herika.
O que seria apenas uma aula de
campo, para observar as etapas de tratamento da água, do abastecimento
da cidade, o que não foi possível, e teve uma mudança de rota
providencial, a professora resolveu levar os alunos até o Rio Jaguaribe.
Equipes
Chegando
lá eles foram divididos em equipes, com a missão de produzirem um
cartaz com 10 ideias para salvar o rio, mas ao verem a realidade,
decidiram fazer algo mais, surgindo à ideia de recolher o lixo que
estava jogado no local, o que a escola acatou na hora.
A
iniciativa fez o aluno Felipe Daniel ter outra consciência. "Eu nunca
tinha parado para pensar que poderia fazer algo pelo rio Jaguaribe, me
senti bem em trocar essa experiência com meus colegas. Esse projeto é
muito importante. Todo mundo tem que pensar junto para ele crescer e eu
vou fazer a minha parte".
Com isso, a aula de campo ganhou corpo
de projeto, sendo fácil perceber que os alunos agora estão vendo o que
está escrito nos livros saindo das páginas e interferindo de forma
positiva na realidade deles.
O sucesso do projeto fez a escola
pensar na expansão e envolvimento das demais turmas. Já está sendo
pensada uma análise bioquímica da água para os oitavos e nonos anos e um
pouco de diversidade biológica para os sétimo. Tudo isso unido a uma
boa dose de formação humana que é uma nova matéria, que tem ajudado a
ver o mundo ao nosso redor de outra forma.
Desafio
A
inovação partiu da secretária de Educação, Aparecida Lima. Ela disse
que, a princípio, parecia um desafio muito grande e hoje tem tornado os
profissionais mais confiantes e atuantes nas causas de sua gente.
O
projeto, no início, envolveu cerca de 160 alunos e contou com a
colaboração da equipe de educadores, composta por e todos os educadores
da escola, Ruth Macário(diretora), Eleneide Graziano e Vânia
Loureiro(coordenadoras), Elivani Gomes e Eliza Campelo (secretárias),
Rosebênio Campos e Herika Gomes (professores).
Mais informações
Escola de Ensino Fundamental
Alice Diógenes Pinheiro
Avenida Governador Virgilio Távora, S/N
Jaguaribe
Ricardo TorresColaborador
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