sábado, 26 de outubro de 2013

Rio Jaguaribe é tema de aula de campo

Jaguaribe. A escola como promotora da consciência ambiental é o que vem acontecendo numa unidade educacional neste município. O trabalho acontece na Escola de Ensino Fundamental Alice Diógenes Pinheiro, da rede municipal de ensino.

Os estudantes visitaram o Jaguaribe, recolheram resíduos em suas margens e se inspiraram para formulação de ideias que possam salvar o meio ambiente das consequências da degradação ambiental FOTO: RICARDO TORRES

Diariamente, alunos e professores saem para colocar em prática a teoria de preservação do meio ambiente, aprendido nos bancos escolares, mas só compreendido na vivência com a realidade até bem pouco não percebida, e agora vista com um olhar diferenciado.

A missão é salvar o tão sofrido e histórico Rio Jaguaribe, que de tão importante já virou música do cantor jaguaribano, Sávio Leão, numa composição do poeta popular Beija- Flor, quando diz "teu leito traz, a água que sacia a sede, o peixe que enche a rede fazendo a alegria dos rurais". Porém a vida não imita a arte da poesia. Na realidade, o maior rio do Ceará sofre de poluição, degradação das margens e assoreamento.
A ideia surgiu a partir das abordagens de temas relacionados à água, seu uso e contaminação. Foi quando se percebeu que a maioria dos alunos morava próximo ao rio e se preocupava com o manacial.

Desde então, a professora Herika Gomes resolveu lançar o desafio para por em prática o projeto: "10 ideias para salvar o Rio Jaguaribe", envolvendo aulas de Ciências e Meio ambiente para todos os alunos do 6º ano.

Responsabilidade

Mas agora, a responsabilidade social dos alunos aumentou, e eles querem ir além, e organizam uma campanha com passeata, cartazes, cartilhas e divulgação da união das dez ideias, que será uma fusão das que foram apresentadas.

"Pra dizer a verdade, não sei onde isso vai parar, mas gosto de vê-los felizes envolvidos, transformando informação em conhecimento", comenta Herika.

O que seria apenas uma aula de campo, para observar as etapas de tratamento da água, do abastecimento da cidade, o que não foi possível, e teve uma mudança de rota providencial, a professora resolveu levar os alunos até o Rio Jaguaribe.

Equipes

Chegando lá eles foram divididos em equipes, com a missão de produzirem um cartaz com 10 ideias para salvar o rio, mas ao verem a realidade, decidiram fazer algo mais, surgindo à ideia de recolher o lixo que estava jogado no local, o que a escola acatou na hora.

A iniciativa fez o aluno Felipe Daniel ter outra consciência. "Eu nunca tinha parado para pensar que poderia fazer algo pelo rio Jaguaribe, me senti bem em trocar essa experiência com meus colegas. Esse projeto é muito importante. Todo mundo tem que pensar junto para ele crescer e eu vou fazer a minha parte".

Com isso, a aula de campo ganhou corpo de projeto, sendo fácil perceber que os alunos agora estão vendo o que está escrito nos livros saindo das páginas e interferindo de forma positiva na realidade deles.

O sucesso do projeto fez a escola pensar na expansão e envolvimento das demais turmas. Já está sendo pensada uma análise bioquímica da água para os oitavos e nonos anos e um pouco de diversidade biológica para os sétimo. Tudo isso unido a uma boa dose de formação humana que é uma nova matéria, que tem ajudado a ver o mundo ao nosso redor de outra forma.

Desafio

A inovação partiu da secretária de Educação, Aparecida Lima. Ela disse que, a princípio, parecia um desafio muito grande e hoje tem tornado os profissionais mais confiantes e atuantes nas causas de sua gente.

O projeto, no início, envolveu cerca de 160 alunos e contou com a colaboração da equipe de educadores, composta por e todos os educadores da escola, Ruth Macário(diretora), Eleneide Graziano e Vânia Loureiro(coordenadoras), Elivani Gomes e Eliza Campelo (secretárias), Rosebênio Campos e Herika Gomes (professores).

Mais informações
Escola de Ensino Fundamental
Alice Diógenes Pinheiro
Avenida Governador Virgilio Távora, S/N
Jaguaribe

Ricardo TorresColaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário