segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Paulo Diógenes critica ´falatório´ na Câmara

Para o vereador, que tem priorizado ações de combate às drogas, a tribuna não é essencial ao exercício do mandato
"Menos falatório e mais atitude", resume o vereador Paulo Diógenes (PSD) ao ser questionado do porquê de não mais utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, como vinha fazendo no início do mandato. Primeira experiência no parlamento, Paulo Diógenes assegura já ter definido o seu perfil parlamentar: não é um vereador de tribuna, mas de ação. Segundo o vereador, ele vem acompanhando de perto as ações da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas do Município e já garantiu, junto ao prefeito Roberto Cláudio, 16 vagas terceirizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para dependentes químicos em recuperação.

Segundo o vereador Paulo Diógenes, as políticas de combate às drogas devem interagir com as Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Segurança Foto: JL ROSA

Para Paulo Diógenes, o parlamentar tem que sair a campo, ir onde o problema existe, não acreditando que apenas pronunciamentos resolvam alguma coisa. Segundo Diógenes, foi através de conversas com o prefeito Roberto Cláudio que ele conseguiu empregar 16 pessoas que há mais de um ano estão sem usar qualquer tipo de droga e precisavam de uma oportunidade de reinserção social.
Desde o início do mandado, o combate às drogas foi a principal bandeira defendida pelo vereador e o tema que mais motivou seus discursos na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza. Paulo Diógenes disse que, agora, prefere ficar acompanhando de perto as ações da Prefeitura nessa área ao invés tratar do assunto no plenário do Legislativo. "Palavras me comovem, mas atitudes me convencem", pondera o vereador.

Paulo Diógenes ainda ressalta que conversou com o prefeito a fim de garantir que a Prefeitura abrisse suas portas e oferecesse oportunidade de trabalho para aquelas pessoas que estão em recuperação. "Na hora de procurar emprego, essas pessoas são marginalizadas e descriminalizadas mais do que ex-presidiários", compara. Desse modo, o vereador garantiu 16 cargos terceirizados de sua livre indicação, informando que a ideia é que a Prefeitura amplie esse tipo de iniciativa e dê mais oportunidades para aqueles que optaram por largar as drogas e buscar a recuperação.

Acolhimento

Os selecionados, explica, estão há mais de um ano sem utilizar qualquer tipo de droga e passaram por uma entrevista na Secretária de Saúde, antes de assumirem o cargo na segunda-feira, dia 5, nos seis Caps que tratam de dependentes em álcool e drogas (Caps-AD), na Santa Casa e na unidade de acolhimento inaugurada pela atual gestão.

Segundo Paulo Diógenes, cada um vai receber o salário de R$ 1.200,00. Foram dois indicados para cada unidade. Eles serão responsáveis pelo acolhimento de usuários que chegam aos Caps, para que possam também contar suas experiências, acreditando que ajuda muito para aquela pessoa que está passando pelo vício, ter o acompanhamento daqueles que já vivenciaram o mesmo problema.

Segundo o vereador, ele também vem acompanhando de perto as ações da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, avaliando que o seu trabalho como vereador, no momento, tem sido mais de fiscalização. Conforme analisa Diógenes, as políticas públicas voltadas para o combate às drogas vêm melhorando, e a Coordenadoria já começou o trabalho. Entretanto, ele acrescenta que essa luta é grande e deve contar com a participação de todas as secretarias.

Na sua opinião, sem a interação da Saúde, Educação, Cultura, Segurança, além de outras áreas, o combate às drogas não terá resultados práticos. Paulo Diógenes informa que a Coordenadoria quer garantir a participação de um representante de cada secretaria nas ações voltadas para as drogas.

Palestras
O parlamentar garante que também participa da Comissão Sobre Drogas do Ministério Público, faz palestras nas escolas e visita comunidades. Mesmo assim, destaca, não falta as sessões da Câmara Municipal de Fortaleza. Ele também divide o seu mandato com outro tema: o humor. O vereador adianta que vai realizar uma audiência pública para debater a participação dos humoristas durante a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o vereador, é com as experiências coletadas nas ruas que ele elabora os projetos apresentados na Câmara. Até o momento, são 21 projetos de lei ordinária, 79 requerimentos e 16 projetos de indicação. Uma das ações que pretende implantar na cidade, através dessas proposituras, é a semana de consciência sobre drogas, para a troca de experiências.

Paulo Diógenes acredita não ser necessário utilizar a tribuna do parlamento para dar ciência ao seu eleitorado das ações que ele vem realizando através do mandato parlamentar, pois garante que as mídias sociais cumprem bem esse papel. "Tem que ir para a prática. Não adianta subir (na tribuna) e falar bonito, depois descer e ir para casa", conclui Diógenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário