sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Casal colhe batata-doce gigante de 9 quilos em Jaguaruana, no Ceará

Maria de Fátima Rebouças Internauta, Jaguaruana, CE

A maior das sete batatas com peso acima do normal tem nove quilos  (Foto: Maria/ VC no G1)
A maior das sete batatas com peso acima do normal tem nove quilos (Foto: Maria de Fátima/ VC no G1)
Um casal de agricultores colheu uma batata-doce gigante na localidade de Mato Fernandes, na zona rural de Jaguaruana, região do Vale do Jaguaribe, no Ceará. Segundo José Maria Rebouças, 74 anos, e Maria de Fátima Rebouças, 59, o tubérculo pesa cerca de nove quilos e foi colhido na manhã da quarta-feira (11).
Segundo eles, o plantio foi feito há cerca de cinco meses no quintal de casa. Nos últimos dias, os agricultores começaram a colheita. Foram retiradas sete batatas com peso acima do normal e a maior dela foi a de nove quilos. “Nunca tinha visto isso. As batatas têm um gosto bem doce, parecem até bolo”, disse Maria de Fátima.
Nota da Redação: para o técnico agrícola Jefter Almeida, do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE), o fenômeno pode ter sido causado por dois fatores: alteração da forma de adubação, interferência do clima e a forma como foi plantada a batateira. Ele afirma ainda que “esse crescimento acelerado pode ter sido causado pela multiplicação das células da batata, ocasionado por fungos, virose ou gene recessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário