segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Canindé inicia festa amanhã

Canindé. Tem início na madrugada de amanhã a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé. Até dia 4 de outubro a programação religiosa e social deve reunir 2,5 milhões de romeiros de cidades cearenses e também de outros Estados nordestinos.

Romeiros provenientes de todas as partes do Nordeste lotam a cidade para comemorar, durante 10 dias, os festejos ao padroeiro Foto: Thiago Gaspar

A multidão de fiéis, crescente a cada ano, segundo os organizadores, reflete a demonstração de fé e devoção ao padroeiro da cidade que abriga o maior santuário franciscano das Américas. O evento é coordenado pelo frei João Amilton dos Santos.

Este ano, a Igreja Católica colocou como tema dos festejos: "Francisco, um jeito sempre jovem de evangelizar´´. Esta foi uma forma de criar uma reflexão entre os participantes, em virtude do tema da Campanha da Fraternidade, e agora com o nome do Papa que leva o nome de Francisco, padroeiro da cidade.
A festa começa com o tradicional levantamento das bandeiras do Brasil, de Canindé, de São Francisco e de Santa Clara. As comunidades da região sairão em caminhada de seus locais de origem em direção ao Santuário para o início da romaria. A abertura oficial será presidida por frei Santos e concelebrada pelos demais sacerdotes.

A programação da Festa de São Francisco de Canindé está bem extensa. Tem como objetivo atender às demandas dos devotos, oferecendo missas, novenas, procissões, batizados, confissões, entre outros rituais.

O município já registra uma intensa movimentação. Os preparativos para a romaria já vêm predominando no cotidiano da cidade há mais de um mês, em especial nas áreas religiosas.

O Santuário de São Francisco de Canindé realizou uma série de trabalhos em prol do bom acolhimento aos romeiros e visitantes. Entre eles, destacam-se as reformas do Museu, do Convento Santo Antônio, da Capela do Painel, da Casa dos Milagres, restaurações de partes do Santuário e da Capelinha da imagem de São Francisquinho, além de melhorias da cobertura da Praça da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que tem capacidade para cinco mil pessoas.

O Abrigo Santo Antônio passou também por melhorias, como pintura e outros benefícios. São 36 banheiros com chuveiros, sanitários e lavatórios. Há uma cozinha comunitária com depósitos de utensílios e de material de limpeza, guardar 60 panelas, e outro para colocar carvão dos fogões comunitários. Caixas d´água foram instaladas para evitar eventual desabastecimento.

A Lanchonete São Francisco, localizada ao lado da cozinha do abrigo, recebeu uma nova roupagem, tornando-se, assim, um espaço agradável para fiéis.

Todas essas obras foram realiza com a contribuição de inúmeros romeiros e benfeitores do Santuário São Francisco de Canindé. "Essas medidas visam o bem-estar do romeiro. Estamos fazendo uma transformação em nossa casa", explica frei Santos.

O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Canindé também estão presentes durante os 10 dias de Festa a São Francisco de Canindé, com apoios diversos. Toda a infraestrutura dos dois poderes foi colocada à disposição da paróquia local.

Mais informações
Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé
Endereço: Praça da Basílica
Telefones: (85) 3343.0774 e
(85) 3343.0017

Nenhum comentário:

Postar um comentário