quinta-feira, 14 de março de 2013

Calor aumenta consumo de água e energia no CE

Para fugir do tempo quente e abafado, a população aumenta o número de banhos e o uso de ventiladores
Com temperaturas de até 33º, os fortalezenses estão sofrendo com o calorão e um sol de rachar. Não há quem não reclame dessa sequidão, do corpo todo molhado de suor, da sede eterna, enfim, da rotineira fadiga e impaciência que toma conta. "Até o vento do ventilador é quente, pegando fogo. Fortaleza parece um forno fervendo", reclama a vendedora Maria de Lourdes Costa, 60. E, para tentar fugir, dá-lhe repetidos longos banhos e uso excessivo de refrigeradores e de demais aparelhos.

A temperatura tem chegado a 33° na cidade de Fortaleza. Além disso, o efeito dessa sensação de calor vai se amenizar com a proximidade do segundo semestre deste ano e os ventos aumentarem mais, alerta a Funceme FOTO: ALEX COSTA

Consequência disso é o grande aumento do consumo de água e energia elétrica na Capital e no Interior do Ceará, principalmente em ano de seca e de reservatórios com níveis baixos.
Reflexos
Prova disso são os índices de consumo crescentes de água. Se em tempos mais amenos dois banhos por dia talvez já fossem suficientes, com esse "calorão" todo, lavar-se é uma das poucas situação de alívio. Bebe-se mais água, lava-se mais roupas. Não é incomum também ver crianças tomando banhos de mangueira, bacias e piscinas montadas nos quintais. Resultado? Na Região Metropolitana de Fortaleza, por exemplo, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) verificou, nos meses de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013, um aumento de consumo de 4,7%, quando comparado com o igual período do ano anterior, passando de 60,5 milhões de metros cúbicos de água para 63 milhões só nos primeiros meses deste ano. "Achamos um aumento expressivo. Consumo proporcionalmente maior que o crescimento da população em 1,78% ao ano. Estamos atentos e pedimos que população evite desperdício", diz Luiz Celso Pinto, gerente de controle de perda e eficiência energética.

Para tentar se refrescar, ventiladores e ar-condicionados não são mais artigos de luxo, viram mais que uma necessidade, artigo obrigatório tanto de dia como à noite. Aumento de 7% no consumo de energia elétrica no Ceará quando se compara fevereiro de 2013 com o mesmo mês do ano passado. No montante, esses valores passaram de 742 gigawatts para 795 só no mês passado. "O consumo de energia está crescendo muito, sim, e ainda pode crescer mais com o calor que continua previsto. Além do clima, a universalização dos serviços da Coelce e o aumento da renda média do trabalhador faz aumentar a quantidade de aparelhos eletrônicos em casa e de ventiladores e ar condicionados ligados. A meta é disseminar também as ideias de bom uso e fim do desperdício", alerta José Caminha Araripe, gerente de regulação e mercado da Coelce.

O jardineiro Sérgio Matos até tenta economizar, mas está difícil. Não dá para dormir sem ventilador e reduzir os banhos. "Trabalho no sol quente e tenho sofrido muito com isso. A gente fica até doente de tanto calor. Até enxaqueca aparece", diz.

Ventos fracos pioram ainda mais o clima no Estado

A combinação é cruel: temperaturas altas, falta de chuva, ventos fracos e alta umidade do ar. Já sabe o resultado disso? Calor infernal, a cidade vira um forno. Insuportável. O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia do Ceará (Funceme), Leandro Valente, tenta explicar aquilo que a população toda sente: sequidão tamanha, abafada.

"Em termos climatológicos, estamos em uma época do ano em que os ventos são mais fracos. Um outro fator que contribui para essa sensação é a alta umidade relativa do ar mais elevada", detalha Leandro Valente.

Segundo ele, um outro agravante é o fato de o Ceará sofrer um forte processo de incidência de luminosidade por estar em região tropical. O efeito da sensação de calor vai se amenizar com a proximidade do 2º semestre do ano e os ventos aumentarem mais. "Uma maior sequência de dias de chuvas ajudaria a amenizar a sensação. Mas não há previsão de chuvas fortes no Ceará para as próximas 72 horas", diz.

Conforme Leandro, a média de temperatura em Fortaleza está oscilando entre 31º e 33º (a máxima), e ventos se movimentaram, ontem, entre apenas 1km/h às 6h e 14km/h às 16h.

Gasto

7% de aumento no consumo de energia foi registrado pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) neste mês

4,7% foi o crescimento do uso de água na RMF, de dezembro a fevereiro de 2012, quando comparado com igual período do ano anterior

IVNA GIRÃOREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário