terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bill Clinton destaca Ceará como gerador de fontes de energias


O norte-americano elogiou o “crescimento robusto” do
Brasil, a redução das desigualdades sociais e a
missão no Haiti. No entanto, cobrou mais ações
 em defesa do meio ambiente e a produção de
 energia limpa Fotos: Davi Maia

Em evento na Unifor, o 42º presidente norte-americano falou sobre sustentabilidade e desenvolvimento global
O 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, destacou, ontem, o Ceará como gerador de novas fontes de energia e o papel do Brasil nas iniciativas globais, mas cobrou mais empenho do País em ações de defesa ao meio ambiente. As declarações foram feitas na palestra “Embracing our Common Humanity – Sustentabilidade e Desenvolvimento Global”, no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), que marcou o lançamento do Programa de Educação Corporativa Unifor. O novo projeto é voltado para a capacitação de executivos e empresários de grandes empresas, com cursos de curta duração, MBA e especializações.
Na ocasião, o presidente Bill Clinton ressaltou que o Brasil foi um dos poucos países que, na última década, tiveram um crescimento robusto e um declínio na desigualdade social. Clinton também elogiou a missão do Brasil na reconstrução do Haiti, na recuperação da economia e na diminuição das desigualdades sociais lá existentes.

Segundo ele, muitos países, em fatos dessa natureza, temem pela invasão de imigrantes ilegais em seu território e que a melhor forma de evitar isso é tornar a nação prejudicada um lugar bom para se viver, e parabenizou o País por isso.

Em contrapartida, cobrou mais ações do governo em defesa do meio ambiente e a produção de energia limpa, ao mencionar que a responsabilidade do Brasil é grande, tendo em vista que a Floresta Amazônica produz 20% do oxigênio do mundo e sofre com a degradação.

Para ele, o Brasil possui dois itens bastante importantes em relação à produção de energia: o etanol e a usina hidrelétrica, mas que acabam gerando uma contradição no aspecto positivo, já que ambas as atividades mexem com a terra, especificamente a Amazônia, sendo necessário, então, discutir a situação. “Deve-se produzir energia limpa ou manter a floresta amazônica?” , indagou. O presidente acredita que o principal problema do mundo está na produção de energia limpa, e destacou o Brasil como um país de grande potencial eólico e de energia solar.

Problemas

Ainda a respeito do aspecto econômico, Bill Clinton ressaltou que a desigualdade social é também um dos maiores problemas do mundo, e que um dos desafios do Brasil no século XXI é aumentar os serviços públicos e privados, tirando, assim, os mais necessitados da linha de pobreza. Segundo destaca, nessa questão, o País tem um grande exemplo, o Bolsa Família que, sendo um programa assistencialista, faz com que a economia não balance em época de crise.
Em seu discurso, Bill Clinton agradeceu a dona
 Yolanda Queiroz e ao chanceler Airton Queiroz
pelo convite. Ele também parabenizou o compromisso
da Unifor com a responsabilidade social e com projetos
 sustentáveis


Sobre a iniciativa privada, o presidente ressaltou a necessidade de possuir um setor privado forte, mas também um terceiro setor fortalecido, enfatizando o papel das Organizações Não-Governamentais (ONGs) na diminuição da desigualdade.

Segundo explicou, na época em que era presidente, muito se discutia sobre o que fazer e o quanto gastar para fazer e, depois, percebeu que o importante era como fazer algo para mudar a vida das pessoas. Bill Clinton ressaltou a necessidade de mais esforços não-governamentais, como os da Unifor e da Fundação Edson Queiroz.

Em mensagem aos presentes, o 42º presidente americano convidou todos a se envolverem com o desenvolvimento mundial, através de cooperações. Segundo disse, o mundo pertence aos colaboradores e não àqueles que querem tudo a curto prazo. “Precisamos construir um mundo com mais amigos do que inimigos, através de parcerias”, enfatizou.

Compromisso

Em seu discurso, o presidente Clinton também agradeceu ao chanceler Airton Queiroz pelo convite, à dona Yolanda Queiroz e às demais autoridades presentes no local.

De acordo com o presidente, ele já conhecia a Unifor, e afirmou que, nos últimos 40 anos, a instituição tem sido uma das melhores do País, parabenizando seu compromisso com a responsabilidade social, com os projetos sustentáveis e pela promoção do atendimento à saúde de qualidade para a comunidade. “Isso tudo é muito louvável e representa o compromisso que ela (Unifor) tem com o mundo”, afirmou o presidente.

Em entrevista à TV Verdes Mares, Bill Clinton afirmou tentar dar suporte às ONGs brasileiras, ter muitos parceiros no Brasil, além de realizar trabalhos em várias cidades do mundo, especialmente na área de energia.
Também na entrevista, o democrata ressaltou o interesse em retornar à América Latina em 2013 para a reunião anual realizada por sua fundação.

“Nós temos um encontro todos os anos em Nova York, onde levamos pessoas de todas as partes do mundo e meus amigos da América Latina têm me pedido para trazer um encontro para o continente. Tenho a intenção de fazer isso. Em 2009, quando minha mulher (Hillary Clinton) se tornou secretária de Estado, não pude mais fazer tantos eventos fora dos Estados Unidos, mas, no próximo ano, vamos fazer”, planeja ele.

Cooperativismo

O evento teve início com a exibição do vídeo institucional da Universidade de Fortaleza, seguido pelo vídeo da Fundação William J. Clinton.

O presidente deixou uma mensagem de cooperativismo e abordou temas como sustentabilidade ambiental e terceiro setor, ao destacar que este segmento é fundamental para resolver os grandes problemas mundiais, como saúde, educação e meio ambiente.

Foi anunciando a missão da Fundação Clinton em aperfeiçoar a saúde global, fortalecer a economia, promover a saúde na infância e proteger o meio ambiente, por meio de parcerias entre empresas, governos, ONGs, sociedade privada, que o presidente abriu sua palestra.

O evento foi prestigiado por mil pessoas no ginásio da Unifor e transmitido ao vivo para outros mil convidados, distribuídos em seis auditórios, reunindo uma plateia de professores, alunos, empresários e lideranças políticas e intelectuais do Ceará.

Várias personalidades, como o governador do Ceará, Cid Gomes, a prefeita da Capital, Luizianne Lins, o ex-ministro José Pimentel, os secretários do Estado Bismarck Maia, Ferruccio Feitosa e Mauro Filho, entre outros, empresários bem como alguns candidatos à Prefeitura de Fortaleza, estiveram presentes à palestra ontem.

AGRADECIMENTO
Visões semelhantes


Dear Airton Queiroz
"The ideal of our foundations are very similar; both were founded with more in mind; both are more than the result of one individual alone. The collaboration of like-minded partners, visionary individuals, generous supporters, and a dedicated and talented staff on the ground has brought the Foundations to where they are today. But they need leaders such as you, to make things happen. You are one of these leaders. Thank you for all. Bill Clinton".

Caro Airton Queiroz
"Os ideais de nossas instituições são muito similares; ambas foram fundadas com muito mais em mente; ambas são mais do que o resultado de uma pessoa somente. A colaboração de parceiros de igual mentalidade, indivíduos visionários, generosos patrocinadores e uma dedicada e talentosa equipe de suporte têm guiado as Fundações para onde elas estão hoje. Mas elas precisam de líderes como você, para fazer as coisas acontecerem. Você é um desses líderes. Obrigado por tudo. Bill Clinton".

Nenhum comentário:

Postar um comentário