A venda de chips da operadora TIM será suspensa no Ceará, a partir da próxima segunda-feira, 23. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 18, pela Anatel, após avaliar dados da TIM e de outras empresas pelos últimos seis meses. Um dos maiores problemas é que as chamadas são interrompidas no meio do telefonema. As empresas Oi e Claro também foram proibidas de comercializar chips em outros estados do País, assim como a TIM, em decorrência do mesmo problema. A venda ficará interrompida até que elas apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos.
Somadas, as três empresas têm cerca de 70% do mercado de telefonia móvel no país -- Claro (24,59%), Oi (18,59%) e TIM (26,88%). A Vivo, que é a maior operadora do país, não será afetada. Todas as operadoras, porém, serão obrigadas a melhorar os serviços.
As ações das empresas operam em queda durante a tarde desta quarta. Oi PN recua 3,23% e Oi ON, 2,33%. No mesmo horário, a TIM ON registra perdas de 2,57% e o Ibovespa, de 1,07%. A medida, que deve ser anunciada pela Anatel às 17h30, em coletiva à imprensa, foi motivada pelo índice de reclamação dos consumidores sobre essas três empresas.
O plano que as empresas serão obrigadas a apresentar deve considerar: melhora na infraestrutura; no atendimento ao consumidor; completamento de chamada.
A agência, no entanto, decidiu, antes de aplicar a sanção, aprofundar estudos sobre os casos de outras empresas de telefonia. Na ocasião, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) disse que a proibição das vendas deveria ser "o último recurso" na tentativa de colocar uma companhia de volta nos trilhos.
Confira a lista completa abaixo:
Acre - TIM
Alagoas - TIM
Amapá - Oi
Amazonas - Oi
Bahia - TIM
Ceará - TIM
Distrito Federal - TIM
Espírito Santo - TIM
Goiás - TIM
Maranhão - TIM
Mato Grosso - TIM
Mato Grosso do Sul - Oi
Minas Gerais - TIM
Pará - TIM
Paraíba - TIM
Paraná - TIM
Pernambuco - TIM
Piauí - TIM
Rio de Janeiro - TIM
Rio Grande do Norte - TIM
Rio Grande do Sul - Oi
Rondônia - TIM
Roraima - Oi
Santa Catarina - Claro
São Paulo - Claro
Sergipe - Claro
Tocantins - TIM
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário