quinta-feira, 19 de julho de 2012

Palestra de Bill Clinton abre projeto na Unifor

Bill Clinton vai destacar a interdependência global e os desafios da globalização. O evento, aberto a convidados, é voltado aos políticos, empresários, acadêmicos, profissionais liberais e nomes representativos da sociedade Foto: Reuters
O 42º presidente dos EUA falará sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Global em 27 de agosto
A Universidade de Fortaleza trará ao Ceará o presidente norte-americano Bill Clinton, que irá ministrar a palestra "Embracing our Common Humanity - Sustentabilidade e Desenvolvimento Global", no próximo dia 27 de agosto, às 9h, no campus da Unifor. Clinton foi o 42º presidente dos Estados Unidos, a principal economia do mundo, e criou a William J. Clinton Foundation. O evento marca o lançamento do Programa de Educação Corporativa na Unifor.


A exposição do presidente enfocará, sobretudo, a interdependência global e os desafios da globalização. "Vamos abrir esse importante programa com um grande nome, enfim, com chave de ouro", reiterou a reitora da Unifor, Fátima Veras, explicando que este novo projeto é voltado para a capacitação de executivos de grandes empresas, de forma continuada.

Segundo ela, o programa irá permitir atualizações para o mundo empresarial e tem como uma de suas metas trazer para a Unifor nomes de destaque no cenário nacional ou mesmo internacional. "Bill Clinton é considerado ´top ten´ em sua área de abordagem", acrescentou.

Com este projeto, a Unifor promoverá, também, cursos de curta duração ou especialização para o mundo corporativo e para a comunidade. A reitora enfatizou, ainda, que, graças às iniciativas dessa natureza, a Universidade se consolida, ainda mais, como uma instituição de Ensino Superior que promove e acolhe o estudo e a discussão de temáticas de impacto global.

Aberto aos convidados, o evento destina-se aos políticos, empresários, acadêmicos, aos profissionais liberais e nomes representativos da sociedade.

É preciso destacar, lembra Fátima Veras, que os princípios da Fundação Edson Queiroz se assemelham aos ideais da William J. Clinton Foundation, que se voltam para a sustentabilidade, ao desenvolvimento da região e do País, à preservação ambiental, à implementação de políticas socioeconômicas justas e à responsabilidade social.

Polo de convergência

Já o vice-reitor de Graduação da Unifor, o professor Henrique Sá, ratificou que a Unifor tem a preocupação em ser um polo de convergência de grandes questões que envolvem o cenário local, regional e, também, global. "A escolha de Bill Clinton se dá porque ele continua sendo um expoente, uma referência na análise de temas como sustentabilidade, direitos humanos e democracia. Enfim, é um grande nome".

O legado de Clinton, frisa, converge para os interesses dos diversos segmentos da sociedade, tais como a indústria, serviços, academia. "Ele possui uma fala que alcança um número muito grande de pessoas", observa.

O objeto da palestra foi escolhido por ser de grande relevância e atual, pois considera-se que não existe progresso sem o equilíbrio em diversos segmentos. "Não há como se pensar no progresso da economia sem considerar o desenvolvimento global", comenta o vice-reitor.

Adiantou, ainda, que a vinda do presidente americano é um marco para o projeto de Educação Corporativa, no momento em que atrai para a Universidade personalidades de grande expressão da atualidade.

Conhecimento

"A vinda de Bill Clinton ao nosso País para proferir essa palestra na Universidade é extremamente importante para a nossa região", considerou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, Oyrton Monteiro Júnior.

Para ele, isso demonstra que o a desenvolvimento sustentável e responsabilidade social encontram relevante interesse no empresariado nacional e nas organizações governamentais brasileiras. "Com a palestra, espera-se uma troca de informações e de conhecimento sobre o que se aplica e se anseia para o nosso desenvolvimento futuro", citou.

Ações sociais desenvolvidas

William Jefferson Clinton, conhecido como Bill Clinton, casado com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, foi o primeiro presidente democrata reeleito nos Estados Unidos em seis décadas - inicialmente em 1992 e, depois, em 1996. Em seu governo, o país viveu a maior expansão econômica da sua história, com a criação de mais de 22 milhões de empregos.

Após deixar a Casa Branca, Bill Clinton criou a Fundação William J. Clinton, que tem a missão de melhorar a saúde global, fortalecer economias e proteger o meio ambiente através de parcerias entre governos, empresas, organizações não-governamentais (ONGs) e sociedade civil em geral.

Hoje, a Fundação tem funcionários e voluntários no mundo todo para melhorar vidas por meio de ações como a Clinton Health Access Initiative (antes Clinton HIV/AIDS Initiative), que ajuda mais de quatro milhões de portadores do vírus HIV a terem acesso a medicamentos.

Busca de soluções


Outras iniciativas - como a Clinton Climate Initiative, a Clinton Development Initiative e a Clinton Giustra Sustainable Growth Initiative - são voltadas a orientar empresas do mundo todo acerca das mudanças climáticas e do desenvolvimento econômico sustentável na África e na América Latina.

Criada em 2005, a Clinton Global Initiative reúne líderes globais para implementar soluções para alguns dos maiores problemas do mundo.

Além disso, Clinton se juntou ao seu sucessor, George H. W. Bush, três vezes - depois do tsunami no sul da Ásia em 2004, após o Furacão Katrina em 2005 e do Furacão Ike em 2008 - com a finalidade de ajudar a arrecadar dinheiro para a reconstrução destes locais.

Devido ao seu trabalho no Haiti, Clinton foi nomeado enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) no país em 2009 para ajudar a população após uma série de furacões.
Em 2010, depois do terremoto no Haiti, ele juntou-se a Bush e implantou o Clinton Bush Haiti Fund, que apoia esforços de reconstrução, criação de empregos e crescimento sustentável.

MOZARLY ALMEIDAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário