sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bixa Muda faz exame de sanidade mental

divulgação
CANDIDATURA QUESTIONADABixa Muda faz exame de sanidade mental
 
Bixa Muda, a candidata a vereadora em Juazeiro do Norte que é travesti e surda foi avaliada por um psiquiatra, nessa quarta, 25, a pedido da Justiça Eleitoral.
Segundo o médico responsável pelo laudo, Dr. Pedro Jorge Malzoni, a candidata conseguiu responder bem a quase todas as perguntas, inclusive as que tratavam do que ela iria fazer na Câmara de Juazeiro, se eleita vereadora. "É um exame de rotina, em que a gente procura situar o paciente dentro da realidade", explicou o psiquiatra. "Na maioria da vezes ela respondeu as perguntas muito bem", avaliou.

De acordo com o médico, Bixa Muda respondeu desde questões sobre quem ela era e o que fazia no consultório a perguntas como "por que quer se candidatar?" e "o que faz um vereador?". O exame se deu com o auxílio de três intérpretes. Dois que faziam a tradução da linguagem falada para libras e vice-versa e um terceiro que conferia a veracidade das traduções.
O coordenador da campanha de Bixa Muda, André Lacerda, disse que ao realizar o exame a candidata venceu mais uma barreira de preconceito. "Estamos super animados e confiantes. Certamente a Justiça agora vai confirmar a candidatura", declarou.
O resultado oficial do laudo, entretanto, só será entregue ao juiz eleitoral amanhã (27). O TRE tem até 5 de agosto para dizer se Bixa Muda continua candidata ou não.
Controvérsia
A candidatura de Bixa Muda tem gerado controvérsia. Além do MP, que questionou a capacidade da candidata para assumir um mandato, houve quem avaliasse que tudo não passa de uma estratégia eleitoral para a coligação conseguir um grande número de votos e assim, eleger mais candidatos. Por outro lado, também houve quem defendesse que a candidata tem o direito de colocar seu nome para votação como qualquer cidadão.
"Acho que ela está sendo usada"
Ana Paula, travesti, diretora do Grupo de Apoio a Livre Orientação Sexual no Cariri (Galosc)
"Alguns e algumas continuam com medo de que sujeitos como 'Bixa Muda' falem e apareçam para além dos vídeos e programas de humor"
Elias Ferreira Vera, historiador
Saiba mais
Bixa Muda se tornou fenômeno de acessos na Internet ao dublar cantoras como Whitney Houston em vídeos do youtube. Ela também chegou a participar de programas nacionais de TV, como caloura e cantora de funk. (Vicente Neto - vicenteneto@opovo.com.br. Especial para O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário