sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lúcio poderá apoiar PT



Indique essa matéria



Além do PR, o PV também quer indicar o nome do companheiro de chapa do petista Elmano de Freitas
O presidente estadual do PR no Ceará, o ex-governador Lúcio Alcântara, informou ao Diário do Nordeste que nas próximas horas irá anunciar com quem seu partido deverá seguir nas eleições municipais de outubro. Segundo ele, apesar das conversas de bastidores com algumas legendas, o mais provável é que a sigla marche junto com o Partido dos Trabalhadores (PT), apoiando o candidato petista Elmano de Freitas à sucessão. Ontem, representantes do PCdoB voltaram a estar com Lúcio e saíram convictos de que ele vai mesmo apoiar o candidato do PT.

O ex-governador disse que ainda não discutiu sobre vice-prefeitura com o PT nem com demais partidos, e que "esses pormenores" só deverão entrar em pauta nos próximos dias. Informações dão conta de que a sua agremiação deve indicar o nome do vice na chapa encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores. Até o momento já fecharam com a legenda dirigida pela prefeita Luizianne Lins, PV, PTN, PSC, PTdoB e parte do PTC.

Decisões
Somente PSC e PTdoB realizaram convenções oficializando tal apoio. PTN e PV ainda não homologar seus apoios ao PT, no entanto, o Partido Verde já marcou sua convenção municipal onde firmará tal apoio. No PTC a situação é um tanto peculiar, uma vez que somente parte da legenda firmou apoio a Elmano de Freitas, enquanto a outra pretende lançar candidatura própria ou apoiar o candidato do PSB, do governador Cid Gomes.

Na guerra de informações sobre decisões judiciais, recentemente membros do diretório municipal da legenda, anunciaram à imprensa que a 6ª turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) negou a petição de agravo da executiva nacional da legenda, o que garantiria o retorno do antigo presidente estadual no posto, atualmente, ocupado pelo ex-deputado estadual Stanley Leão.

Proporcionais
Existe ainda a possibilidade de o PRTB apoiar também a candidatura de Elmano de Freitas, uma vez que o partido irá marchar junto com o PR de Lúcio. As duas legendas já confirmaram aliança nas disputas proporcionais em Fortaleza, assim como aconteceu há quatro anos. Isso deve se repetir também na disputa majoritária. De acordo com o vereador João Batista, do PRTB, falta apenas uma última conversa com os diretórios municipais e estaduais das legendas para oficializar a coligação e, possível, apoio ao PT.

"Continuamos ainda conversando com vários partidos para termos uma definição de como caminharemos nas eleições, e é possível que isso ocorra até sexta-feira. Até lá, nada está certo. Mas existe uma grande probabilidade de irmos com o PT", disse Lúcio Alcântara ao Diário do Nordeste, afirmando ainda que não está sendo discutido com os partidos, detalhes sobre a indicação do candidato a vice-prefeito, e que isso só será colocado em pauta depois de se decidir sobre o apoio. "Não entramos ainda nesses pormenores, mas iremos discutir", ressaltou.

O ex-governador não perdeu a oportunidade de alfinetar o seu desafeto no Ceará, o governador Cid Gomes, e chamou de "condomínio partidário artificial", a aliança que existia entre PT e PSB em Fortaleza, afirmando ainda que foi culpa do Governo do Estado a fragmentação de tal aliança.

Mais nomes
"Esse condomínio artificial era liderado pelo Governo do Estado que, em razão da prepotência do Governo, terminou levando isso a uma fragmentação, onde cada partido está pensando somente em si, concorrendo por espaço", disse o ex-governador cearense.

De acordo com ele, o ponto positivo da separação de PT e PSB é o aparecimento de mais nomes para a postulação do cargo de prefeito, com diversas ideias e maiores propostas, o que é bom para a população. O ex-governador disse ainda que é importante que o governo tenha uma base de apoio forte suficiente para executar seu projeto, mas que isso pode se organizar depois das eleições.

O Partido da República poderá ser um adicional para a agremiação de Luizianne Lins, que poderá ter a mais 1 minuto e 48 segundos, que é o tempo de Rádio e TV do PR, que somados ao PT, daria algo em torno de 6 minutos para a coligação, que tem como principal incentivador, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário