segunda-feira, 28 de maio de 2012

PSB muda a direção do partido em Fortaleza

Karlo Kardoso continua na presidência, mas foi incluído na direção Ivo Gomes, Roberto Cláudio, Ferrúcio e Salmito Filho
 O PSB elegeu, ontem, no VII Congresso Municipal do partido, em Fortaleza, realizado no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, o novos diretório e executiva municipais. Não houve disputa e agora direção partidária na Capital não conta mais com qualquer filiado dissidente. Karlo Kardoso continua presidente do diretório municipal.
O governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, não compareceu ao Congresso, nem seu chefe de gabinete Ivo Gomes, eleito secretário especial da nova executiva. Ciro Gomes, coordenador das eleições municipais, também não compareceu. Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa e um dos apontados como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, era a principal autoridade presente ao evento.

No discurso, Roberto Cláudio disse que seu partido não alimenta rancores e que está tratando de discutir a cidade e saber o que os fortalezenses esperam dessa eleição. Ele falou ainda que não adianta agora, apenas discutir nomes e alianças, pois é preciso ouvir a cidade. Segundo o parlamentar, somente depois de um "projeto debaixo do braço e uma ideia na cabeça" é que o partido vai tomar sua decisão.

Em entrevista, Roberto Cláudio salientou que o PSB tem até o dia 30 de junho para definir qual caminho vai seguir. Contudo admite haver um desejo e uma pressão de grande parte da militância por uma candidatura própria, mas garante que esse assunto não foi formalmente debatido pela legenda.

Militância

Ele deixa claro que por hora, o partido está preocupado em fortalecer a sua militância e a chapa de vereadores, como também está ouvindo a cidade para saber o que os moradores desejam. "O terceiro passo é ouvir os aliados e no rol dos aliados esta o PT. Já estamos conversando com vários partidos, o governado teve uma conversa com o ex-presidente Lula, já houve uma conversa da nossa municipal com a municipal do PT, do PCdoB, com outros partidos para que o conjunto dessas informações possa orientar, sob a liderança do Cid e do Kardoso, a decisão que o PSB tomará", pontuou.

Apesar de considerar haver um "desgaste explícito" entre as duas siglas, Roberto Cláudio acredita ainda ser possível construir uma aliança com o PT. "Sim, há um caminho para que isso aconteça", avaliou. Todavia o deputado confirma o que já foi dito por Cid Gomes, de que não há nenhuma dívida do PSB para com o PT no que diz respeito a apoio político. "Não há nenhum compromisso pendente do ponto de vista político.

Mudanças

Para o presidente municipal da legenda, Karlo Kardoso, mesmo que o PSB venha lançar seu candidato, há a possibilidade dele se unir, no segundo turno, com o PT, lembrando que essa aliança é nacional e formada ainda com o PCdoB e PMDB. "Um partido não governa uma cidade como Fortaleza sozinho, a aliança é importante", declarou.

A nova executiva, formada por 18 membros e mais o líder da bancada, só tomará posse em outubro, visto que o mandato da atual termina em setembro. O presidente continua sendo Karlo Kardoso, o secretário de comunicação é o deputado estadual José Sarto, a secretária municipal de mulheres é Tânia Gurgel, ex-filiado ao PSDB e o líder da bancada é o vereador Elpídio Nogueira. Foram incluídos na nova executiva municipal alguns movimentos sociais e quatro secretários especiais: Roberto Cláudio, Ivo Gomes, Ferruccio Feitosa e Salmito Filho.
FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário