quarta-feira, 23 de maio de 2012

CE terá 401 novos casos de câncer

Essa incidência ocorrerá apenas entre mulheres, em quem são mais frequentes registros de disfunções na glândula
Silenciosa e, muitas vezes, assintomática. É assim a maior parte das doenças relacionadas à tireoide. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que, nos anos de 2012 e 2013, ocorra um total de 401 novos casos de câncer apenas em mulheres no Estado do Ceará.
A empresária Tâmara de Araújo Silveira, 47 anos, tem hipotireoidismo - disfunção tireoideana mais frequente - onde há um ganho discreto de peso e o organismo, de forma geral, fica mais lento. Ela conta que, há três anos, foi para uma consulta de rotina ao ginecologista, e este pediu uma ultrassonografia da tireoide.

"Foi quando detectaram um nódulo sólido, mas benigno. Logo comecei a ser atendida por um endocrinologista, e ele foi acompanhando as minhas taxas de hormônio TSH, que, a princípio, davam normais, mas, depois, foram apresentando déficit. Desde então, estou em tratamento", relatou Tâmara.

Assim como a empresária, existem muitos outros pacientes que não sentem nada, mas possuem alguma doença da tireoide. A presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) / Regional Ceará, Cristina Façanha, explica que a incidência vem aumentado a cada ano e que, por isso, é necessário alertar tanto a comunidade médica quanto a população da importância de ficar atento a essa questão. "Nódulos na tireoide são bastante comuns e, felizmente, a maioria, entre 90% e 95%, é benigna. Apesar de comuns, apenas 5% do total de nódulos é maligno", explica.

Ela informou, ainda, que fatores ambientais, conteúdo de iodo na dieta, obesidade, exposição a radiações, inclusive aquelas utilizadas em exames de diagnóstico ou para certos tipos de tratamentos, estão associadas a esse aumento. "Ele é mais comum entre as mulheres, mas não é exclusivo delas", revelou a presidente da SBEM .

Como forma de alerta, estimular o diagnóstico precoce e tratamento adequado destas patologias, entidades internacionais que incluem a Sociedade Brasileira de Endocrinologia instituíram a Semana de Alerta a Doenças da Tireoide.

Palestras
Em Fortaleza, começa amanhã, no Edifício Santo Amaro Empresarial, e segue até a próxima quarta-feira, dia 30. Além de palestras, ocorrerão ações na Praça do Ferreira e shoppings Iguatemi e North Shopping. "Estamos programando grupos de trabalho para cada um destes locais, com especialistas e estudantes para realizar questionários de risco, e apalpação de tireoide para rastreamento de bócio", destacou Cristina Façanha.

"Após a campanha, faremos um atendimento a pacientes de maior risco diagnosticados na campanha em alguns hospitais públicos e serviços universitários da cidade, para dar continuidade a este trabalho", completou a presidente da SBEM/CE.

Além disto, será feito um convênio com alguns dos principais laboratórios de análises clínicas da cidade para realizar o exame de dosagem de TSH a custo popular destinados aos pacientes que tenham maior risco e não tenham condições de fazer o exame, e também com serviços de USG, que serão realizados na Escola Cearense de Ultrassonografia. "Em 2011, atendemos a 462 pessoas nesta atividade de mutirão, fora o grande número de pessoas que foram orientados através de ações na mídia", diz.

Incidência
5% nos nódulos que nascem na tireoide são malignos, conforme as informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Ceará

THAYS LAVORREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário