quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cai a reprovação no Ensino Médio

Queda aconteceu na rede pública, aponta mapeamento anual. Na rede particular, houve aumento de reprovação
O aluno Mateus Lima, 21, estudante do 3º ano do Ensino Médio, bem sabe como é bom receber boas notícias. Após sucessivas perdas de ano e atrasos, ele está tentando avançar na escola e, quem sabe, já conseguirá, neste semestre, concluir os estudos. E o Censo Escolar 2011 parece provar o aumento do empenho: foi apresentada uma queda de reprovação de 1,7 ponto percentual nas turmas de Ensino Médio da rede pública da Capital em relação a 2010, redução de 11,3% para 9,6%.
O mapeamento anual, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra, no entanto, aumento de reprovações na rede privada, de 4,7% para 5,3% no prazo de 12 meses.

O documento traz também velhas e conhecidas constatações. As taxas de aprovações em Fortaleza, segundo o próprio Inep, reduziram de 86,5% em 2010 para 86,2% em 2011 no Ensino Fundamental total e de 81,4% para 80,2% no público. No Ensino Médio, aprovação também caiu, de 72,4% para 71,4%, no público. Já sobre a reprovação no Fundamental, na cidade, houve crescimento, no ensino público, passando de 12,8% em 2010 para 13,3% no prazo de um ano.

Os maiores índices de reprovação em Fortaleza são 21,2% no 6º ano do Fundamental e 12,4% no 1º ano do Médio, ambos no ensino público.

Abandono

Sobre o abandono, o Inep aponta também alguns retrocessos, aumentos dos índices em Fortaleza. As taxas cresceram no Fundamental: 0,3 ponto percentual no total (passando de 3,8% para 4,1%); 0,7 na rede pública da Capital (de 5,8% para 6,5%) e se mantiveram estáveis (0,5%) na rede privada. No Médio, a situação é semelhante. Os índices de abandono cresceram de 12% em 2010 para 14% em 2011 no total e 16,3% para 19% no ensino público na Capital.

O recorde de abandono, no Fundamental da rede pública, foi no 8º ano (10,7%) e 22,5% na 1ª série do Médio, na Capital.

"É muito difícil terminar os estudos hoje. A falta de qualidade e de estrutura deixa a gente desanimado, é muita gente largando a sala de aula e reprovando muitas vezes. Todo dia é uma grande luta", desabafa Lima.

Sobre as estatísticas recentes, apresentadas pelo Inep, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza enfatizou, em nota, que, diferentemente da pesquisa, a gestão teve, sim, crescimento nas taxas de aprovação e queda nas taxas abandono e reprovação entre anos de 2005 e 2011.

"Em 2005, a taxa de aprovação era de 70,5% e passou para 80,7% em 2011. E as taxas de abandono, que eram de 11,9%, foram reduzidas para 5,9%. Nossa taxa de reprovação em 2005 era de 17,6% e passou para 13,4% em 2011", refuta a SME.

Já a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) explicou que há várias ações, hoje, para enfrentamento dos índices.

Programas

Em 2008, a secretaria, a gestão criou o Programa Aprender pra Valer, que desenvolve ações estratégicas complementares para o fortalecimento da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio e sua articulação com a Educação Profissional e Tecnológica e a Superintendência Escolar, que acompanha e apoia a gestão das escolas.

"O Diretor de Turma é outra ação em que um professor fica responsável por uma determinada turma e acompanha seu desempenho, o ´Primeiro, Aprender!´ partiu da necessidade do desenvolvimento de uma ação específica no 1º ano do Ensino Médio e o ´Jovem de Futuro´ objetiva melhorar o desempenho dos alunos do Médio e evitar a evasão escolar", finaliza.

IVNA GIRÃOREPÓRTER

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