quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cid discute sucessão em Fortaleza com Lula


O governador disse ter interesse em manter a aliança, mas defende que nome represente mudanças na gestão
O governador Cid Gomes (PSB) conversou durante mais de uma hora com o ex-presidente Lula (PT), na manhã de ontem, sobre a sucessão em Fortaleza. Embora o diálogo não tenha sido conclusivo, Cid expôs o seu interesse de manter a aliança com o PT na Capital, mesmo com as pesquisas recentes demonstrando que o eleitorado prefere que ele e a prefeita Luizianne Lins (PT) estejam separados na disputa eleitoral de outubro por conta das dificuldades pelas quais vem passando a gestão municipal.
No entanto, para manter a aliança com o PT em Fortaleza, Cid Gomes ponderou que o candidato deve ser diferente do nome que a prefeita Luizianne vem defendendo. A petista tem demonstrado preferência pelo secretário de Educação do Município, Elmano de Freitas, para disputar o cargo de prefeito da Capital pelo seu partido. O argumento do governador Cid Gomes é de que o candidato precisa inspirar a confiança do eleitorado fortalezense e mostrar que haverão mudanças na forma de governar a Capital.

Na avaliação de Cid, a conversa com Lula foi bastante positiva, porque tanto o governador quanto o ex-presidente teriam concordado com a ideia de que o candidato à prefeito da situação em Fortaleza deve demonstrar que haverão mudanças no estilo de gestão da Capital.

Acompanhar

"Foi dado um primeiro passo. Reiterei minha vontade de preservar a aliança nacional e local que vem desde o primeiro turno da primeira eleição do Lula. Na minha eleição, andamos juntos. Pedi que seja definido um projeto que encontremos alguém que represente esperança de um futuro melhor. O presidente Lula disse que vai acompanhar mais de perto a sucessão não só em Fortaleza, mas nas outras capitais do Nordeste", declarou o governador Cid Gomes.

Nos próximos dias, o ex-presidente Lula deverá iniciar contatos com as lideranças do PT em várias capitais do País, inclusive em Fortaleza. As negociações devem ser iniciadas na cidade de Recife, onde o PT deve intervir no diretório municipal para facilitar aliança com o PSB. Após essa rodada de conversas com as lideranças petistas nas capitais, Lula e Cid Gomes devem voltar a conversar sobre as eleições.

Além da sucessão municipal, Cid e Lula conversaram sobre questões econômicas do Estado, incluindo os investimentos feitos no Ceará, em particular na área da educação. O encontro aconteceu na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Cancelar
Como a conversa com o ex-presidente Lula se estendeu na manhã de ontem, o governador Cid precisou cancelar o encontro que teria com empresários na cidade de São Paulo. Após a reunião com Lula, Cid viajou para Rios Claros e depois seguiu para Brasília, onde participou da homenagem ao ministro César Rocha no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Hoje, o governador participa de um café da manhã com a bancada federal cearense para definir e discutir os assuntos de interesses do Estado que devem ser tratados como prioridade no Congresso. Após a reunião com os parlamentares, Cid Gomes ainda deve retornar à São Paulo para o encontro com empresários.

Faltando pouco mais de um mês para as definições das chapas que disputarão a Prefeitura de Fortaleza, PSB e PT ainda não entraram em acordo sobre a manutenção da aliança na Capital. O nome petista que atualmente dispõe de maior apoio dentro do partido é o do secretário Elmano de Freitas, apoiado também pela prefeita Luizianne Lins.

No entanto, Elmano tem recebido duras críticas por parte de pessebistas ligados ao governador, como os seus irmãos Ciro Gomes, principal articulador do PSB nos municípios cearenses, e Ivo Gomes, chefe de gabinete do governador. Segundo Luizianne, o candidato do PT será definido no próximo dia 3 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário