domingo, 8 de abril de 2012

Serviço de postagem especial cresce no CE



Clique para Ampliar
O cecograma é um serviço postal gratuito disponibilizado em todo o País aos deficientes visuais com o intuito de facilitar a comunicação FOTO: KIKO SILVA
 
Os Correios registraram, nos anos de 2010 e 2011, a postagem de mais de 700 cecogramas no Ceará
A acessibilidade dos deficientes visuais ao serviço de postagem dos Correios, por meio do programa cecograma, vem crescendo no Ceará. Hoje, em lembrança ao público usuário do projeto, comemora-se o Dia Nacional do Braille (escrita e leitura) dos deficientes visuais.O cecograma é o objeto de correspondência impresso em relevo pelo sistema cecográfico (Braille). São tidos, também, como cecogramas placas gravadas em relevo (clichês) e os registros sonoros expedidos por instituições de cegos oficialmente reconhecidas ou endereçadas a ela.

Os Correios registraram, em 2010 e 2011, a postagem de mais de 700 cecogramas no Estado. Trata-se de um serviço gratuito, oferecido em todo o País, para facilitar a comunicação e garantir a inclusão postal de pessoas com deficiência visual.

Regras
A correspondência postada por cecograma deve pesar no máximo sete quilos e pode ser feita em qualquer agência dos Correios. A respeito da postagem - que pode ser destinada para o território nacional ou exterior - os objetos devem conter a menção "cecograma" no canto inferior esquerdo e precisam ser apresentados abertos, para verificação das condições de aceitação dos mesmos.

Os Correios possuem a Central Braille que contribui para a comunicação dos deficientes visuais de todo o País com os demais segmentos da sociedade. Sediada em Belo Horizonte, a Central recebe correspondências em Braille ou escritas a tinta e faz a conversão para linguagem de domínio do destinatário. Os textos transcritos são, em seguida, enviados aos endereços informados no documento.

O cecocrama foi instituído pelo congresso de Viena, na Áustria, em 1964. No Brasil, a palavra se tornou um direito em 1978. Neste ano, foi sancionada a Lei Federal 6.538, que regulamenta os direitos e obrigações do serviço postal e que menciona a carta, o cartão postal, o cecograma, entre outros como objetos de postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário