domingo, 22 de janeiro de 2012

AMC multa mais de 30 mil por uso de celular

Nos últimos três anos, a Autarquia multou mais de 68 mil motoristas pela prática
Nos últimos três anos, a Autarquia multou mais de 68 mil motoristas pela prática
A prática, considerada de natureza média, acarreta multa de R$85,13 e quatro pontos na carteira
É perigoso, imprudente, gera multa e pontos na habilitação, mas o condutor cearense insiste em dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo. Em Fortaleza, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), 30.844 motoristas infringiram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só no ano de 2011.
O aumento nos números de Fortaleza relacionados à infração impressiona. A cada ano, mais condutores não respeitam a lei e são multados pela Autarquia por falarem ao celular quando estão dirigindo. Enquanto que, em 2009, foram 10.997, em 2010, a quantidade de multas mais que dobrou, chegando a 26.608. Assim, nos últimos três anos, a AMC já autuou mais de 68 mil motoristas pela prática.

Já o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informa que, apenas em 2011, foram aplicadas 2.292 multas relacionadas ao uso do celular ao volante em todo o Estado. No ano de 2010, este número foi de 1.793 infrações.

Punição
O artigo 252 do Código considera o uso do celular infração de natureza média e estabelece multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação. Os números são preocupantes.

O perigo que essa prática representa está ligado à uma reação mais lenta do motorista em momentos que exijam sua total atenção. Pegar uma trajetória errada, reduzir ou ultrapassar a velocidade, avançar o semáforo, ter dificuldade na troca das marchas, e, até mesmo, não ver as placas de sinalização, são erros suscetíveis de acontecer quando se une telefone e direção.

A auxiliar administrativa Michella Melo,40 anos, admite que fala ao celular quando está ao volante, mas reconhece que o ato requer uma atenção redobrada para que acidentes não venham acontecer. "Sei que devo me policiar mais".

A atriz Martácia Mesquita, 39 anos, afirma que só atende ligações no trânsito em casos de extrema urgência. Segundo conta, respeitar as normas é fundamental para garantir segurança. "Já estive como passageira e presenciei situações de grande risco quando o motorista falava e dirigia ao mesmo tempo, por isso tenho muito cuidado", alerta.

A gerente administrativa Edylla Sousa, 23, tirou sua habilitação recentemente e não quer arriscar. "A frota de veículos é muito grande, temos que nos concentrar mais no trânsito".

Já para o universitário Misael Guedes, 22, é preciso que haja um maior investimento em fiscalização e em campanhas educativas. "Deveriam existir punições mais rigorosas para os infratores", afirma.

Especialistas afirmam que só o fato do celular tocar dentro do carro já é um motivo de distração para o motorista, que fica dividido entre a atenção no trânsito e a vontade de atender à ligação. Esse desvio de atenção pode fazer a diferença no tempo de reação eficaz ao volante para evitar um incidente.

Tecnologia
O governo Federal, com o intuito de reduzir o número de infrações, está utilizando a mesma tecnologia a favor de quem busca segurança no trânsito. Um novo aplicativo gratuito para celulares foi criado para permitir que o dono do aparelho bloqueie o recebimento de chamadas enquanto dirige.

O "Mãos no Volante" foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades com o objetivo de educar os motoristas a não utilizarem o celular enquanto estiverem ao volante. O software estará disponível para aparelhos com sistema operacional Android e permitirá delimitar o tempo de bloqueio das chamadas. A pessoa que ligar para um telefone que tenha o programa instalado receberá a mensagem "Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde".

Ao ser instalado, a primeira tela do celular traz instruções de como configurar o aplicativo. Para usar basta acionar a tecla Iniciar. Pode-se escolher em estabelecer o tempo de bloqueio das chamadas, de acordo com o trajeto do motorista. O Ministério das Cidades espera ampliar o serviço para todos os celulares e smartphones. A campanha para adesão ao programa deve começar na semana que vem.

SAIBA MAIS
Principais infrações cometidas até setembro de 2011, de acordo com o Detran-CE

Dirigir moto sem o uso de capacete: 16.596 (25%)
Conduzir veículo não licenciado: 9.958 (15%)
Conduzir veículo não habilitado: 9.294 (14%)
Dirigir veículo alcoolizado: 3.319 (5%)
Dirigir sem cinto de segurança: 2.255 (4%)
Dirigir falando ao celular: 2.255 (4%)

RENATO BEZERRA
ESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário