quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Horizonte realiza encontro cultural

Clique para Ampliar
Diferentes manifestações culturais de Horizonte têm ganhado expressão nacional e internacional, inclusive com exibições na Hungria, envolvendo artistas do Município FOTO: DIVULGAÇÃO
Município promove evento para avaliar ações voltadas para a cultura num prazo para os próximos 10 anos
Fortaleza. Avaliar os acertos e o que não avançou nos dois últimos anos. Além disso, estabelecer um cronograma de ações que deverá nortear o Município nos próximos 10 anos para o segmento cultural.

Esses são os principais objetivos da III Conferência Municipal de Cultura, que acontece, hoje, em Horizonte e tem como tema principal o resgate da identidade cultural.
Com isso, a ideia é criar um espaço onde todos possam trocar ideias e conhecimentos debatendo temas sobre as diferentes formas de cultura. Esse é o espírito do evento, que prossegue até amanhã, no Centro Cultural Tasso Jereissati, localizado na Rua Baturité, 776 - Centro. A expectativa de público gira em torno de 180 pessoas.

Segundo informou a secretária de Cultura e Turismo, Vânia Dutra, a iniciativa destaca o Município na criação do Fórum Municipal de Cultura. Através desse mecanismo, explica, se poderá aderir ao Sistema Nacional de Cultura e assim captar recursos do Governo Federal, destinados especificamente para esse setor social.

Sistema nacional
"A criação dos Fóruns é uma necessidade que todos os Municípios têm caso queiram fazer parte do sistema nacional. Seus trâmites se assemelham aos requeridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e, ainda, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Nomenclatura
Vânia explica que com a regulação, os Municípios brasileiros vão receber 1% do orçamento nacional. "É um valor bem inferior ao que é repassado ao SUS, da ordem de 15%, e ao Fundeb, de 25%. Mesmo assim, é um avanço, se considerar com a realidade atual", afirma.

A secretária de Cultura e Turismo, que é também presidente do Fórum de Cultura e Turismo da Região Metropolitana de Fortaleza, explica que outra exigência para se receber recursos do Governo Federal é que os repasses serão para as Secretaria de Cultura. Desse modo, quase todas as secretarias deverão passar por mudança de nomenclatura, inclusive, Horizonte, já que a pasta é nomeada Secretaria de Cultura e Turismo.

Avanços
De acordo com Vânia, mesmo na Região Metropolitana nem todos os Municípios criaram secretaria de Culturas com associações a outros segmentos, tais como o Turismo ou até mesmo Educação e Esporte.

Na Região Metropolitana, citou como as Cidades com avanços nessa área Horizonte, Itaitinga, Guaiuba e Pacatuba. O evento que acontece hoje é aberto ao público, para participar basta ter acima de 16 anos e trabalhar ou morar em Horizonte. Hoje, a abertura da Conferência será realizada com o primeiro debate a partir das 19 horas.

Já amanhã, quinta-feira, os debates ocorrerão de 8 horas às 17 horas, os temas debatidos serão: Produção simbólica e diversidade cultural; Cultura, cidade e cidadania; Cultura e desenvolvimento sustentável; Cultura e economia criativa e Gestão e institucionalidade da cultura regional.

De acordo com Vânia, a realização da Conferência de Cultura se torna um momento relevante para o Município e para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre as várias formas de manifestações culturais.

"Queremos fazer com que todos os participantes se aproximem ainda mais dos assuntos ligados à cultura e conheçam um pouco mais sobre a importância dessa identidade cultural para a construção da história de um povo", explica Vania Dutra.

Adesão
Para a secretária, a cada conferência realizada no Município observa-se uma crescente mobilização popular. Esse aumento foi sentido na segunda conferência, onde houve mais de 200 participantes, entre moradores e trabalhadores do lugar.

"Nossa expectativa é que haja uma grande articulação dos movimentos populares, onde as diferentes expressões artísticas e culturais se organizem e se desenvolvam na Região", afirmou Vânia. A abertura terá a participação do poeta, escritor e artista plástico B.C Neto.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura e Esporte de Horizonte
Av. Pres. Castelo Branco, N° 5100
Telefone: (85) 3336.6000

Nenhum comentário:

Postar um comentário