quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Autos de Natal pautam mestres em Limoeiro

Clique para Ampliar
Mestre Piauí e seu reisado, de Quixeramobim, é um dos nomes de destaque na programação do Encontro Mestres do Mundo. A sua arte é tradição nas festas para o Menino Deus FOTO: ALEX PIMENTEL
Mesmo com definições de última hora, encontro de tesouros da cultura promete raridades
Limoeiro do Norte A partir de amanhã, o Vale do Jaguaribe volta a ser uma grande terreirada cultural. Mestres da cultura popular do Ceará e de outros Estados retornam a Limoeiro do Norte para a o VI Encontro Mestres do Mundo. Diversas expressões artísticas culturais vão se revezar dia e noite nos espaços públicos trocando experiências e conhecimentos entre si e com o público espectador. Anunciado neste ano de última hora (apenas duas semanas atrás), o evento é um dos principais do calendário cultural cearense. Tem como principal mote fazer um encontro entre os 58 mestres da cultura e grupos culturais reunidos nos "Tesouros Vivos da Cultura" do Ceará. Neste ano, as celebrações culturais natalinas serão festejadas. A população jaguaribana aguarda com expectativa o início do evento, que atrai principalmente jovens estudantes e pesquisadores, além do povo mais antigo das comunidades que têm a honra de ver os seus contemporâneos mestres das mais diversas artes. O VI Encontro Mestres do Mundo terá como tema os "Autos de Natal". Nos segmentos de mãos (artesanato), corpo (dança), sabores (culinária e plantas medicinais), sons (música) e poesia, o Encontro Mestres do Mundo propicia, como já diz o nome, um encontro de experiências e conhecimentos.

Para Lourdes Macena, presidente da Comissão Nacional de Folclore, o mais importante é o encontro entre os mestres, embora isso repercuta para as pessoas que acompanharem o encontro. O reencontro é entre os mestres, mas deles com os jaguaribanos também. E essa interação se faz mais forte nas rodas de mestres, divididos em categorias. No encontro anterior, também em Limoeiro, um dos momentos mais marcantes deu-se com as ladainhas da dona Maria do Horto, de Juazeiro, mestre da cultura e lavadeira de roupa que é até hoje. Ela cativou a plateia cantando suas próprias composições. Sua presença será aguardada no evento. Atrações sempre presentes são os grupos de reisado - agora mais considerados com a temática de "autos natalinos", deste ano. Entre eles destaca-se o Mestre Piauí, que aos 71 anos ainda comanda a Folia de Reis, no Município de Quixeramobim.

Os mestres da cultura, hoje chamados "tesouros vivos", são pessoas e grupos artísticos criteriosamente selecionados pela Secretaria da Cultura do Estado para receberem um salário mínimo, como apoio para a manutenção das atividades próprias de cada mestre. Em Limoeiro, nasceu e mora a mestre Lúcia Pequeno, que faz louças de barro (protagonizou o projeto "Mãos que falam", do Caderno Eva, do Diário do Nordeste). Outro é o mestre Antônio Nogueira, do boi-bumbá Pai do Campo, da comunidade de Faceira.

Origem
O Encontro Mestres do Mundo surgiu no ano de 2005 em Limoeiro do Norte. Era o segundo ano do já popularizado edital do Governo do Estado, que seleciona os mestres da cultura. Pessoas que com suas artes constituiam importantes ferramentas do patrimônio cultural do Ceará. A escola de Limoeiro, ou melhor, do Vale do Jaguaribe, deu-se após uma série de eventos criminais que chocaram não só a região, mas o Brasil. Entre eles está o assassinato do radialista Nicanor Linhares, morto com vários tiros no estúdio da sua rádio em Limoeiro do Norte. Poucos meses depois, ainda em Limoeiro, sete pessoas foram vítima de uma chacina. Os crimes de pistolagem causaram um medo (embora causem até hoje) na região jaguaribana. O Encontro dos Mestres vinha para "diversificar" o calendário de eventos na região, enaltecendo a cultura popular e promovendo um "sentimento de paz", conforme a antropóloga Cláudia Leitão, à época secretária da Cultura do Estado.

A sexta edição do Encontro Mestres do Mundo acontece há quase dois anos do último evento. Indefinição é a palavra que mais se encaixa desde o término da edição anterior. Tanto que somente há algumas semanas foi aprovado, definida a origem do recurso e anunciado.

Mas o caráter de última hora continua. Apesar de ser um grande evento nacional com caráter internacional (artistas de outros países também são convidados), não havia programação definida até ontem, com dois dias da abertura.

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) ainda corre contra o tempo para confirmar atrações do Encontro, que tem como proponente a Comissão Cearense de Folclore, com apoio, dentre outros, do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.

MAIS INFORMAÇÕES

VI Encontro Mestres do Mundo, de quinta-feira a domingo
Limoeiro do Norte - Vale do Jaguaribe
(85) 3246.2708 - Usina 2 Produção

Melquíades Júnior
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário