quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bird confere obras no Cariri

Clique para Ampliar
Em visita às praças do Crato, secretário Camilo Santana e o gerente do projeto no Bird, Taimur Samad
FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA
Técnicos do Banco Mundial consideram satisfatório andamento das obras de urbanização em cidades caririenses
Crato Para acompanhar a excursão das obras e averiguar a devida aplicação dos recursos, uma equipe de quatro técnicos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) esteve, ontem, na região do Cariri, juntamente com o secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana, visitando o andamento do projeto Cidades do Ceará - Cariri Central. Na região, o Bird está investindo o equivalente a R$ 132 milhões. Ao todo, os recursos estão sendo aplicados em 42 projetos, em nove Municípios. A visita foi iniciada logo pela manhã, na cidade de Crato, onde há seis meses estão sendo realizadas melhorias em quatro praças centrais, reforma do centro da cidade e a requalificação da Encosta do Seminário, localidade onde ainda é possível encontrar diversas casas de taipa. O contrato para a excursão das obras foi assinado em maio.

A primeira etapa do projeto no Crato já está em fase de conclusão. Porém, devido a uma reclamação do setor do comércio, com relação ao período de realização das obras, o Rotary Clube sugeriu, em uma reunião com os comerciantes e a Secretaria das Cidades, que a obra seja paralisada até o dia 5 de janeiro, para não atrapalhar as vendas de fim de ano.

Segundo o vice presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará, Geraldo Pinheiro, a sujeira e as restrições no acesso às vias estão prejudicando as vendas nas lojas. O secretário das Cidades foi sensível e atendeu às reivindicações.

O Projeto Cidades do Ceará também contempla a implantação do Aterro Sanitário Consorciado do Cariri, que já tem verba garantida para a construção. Porém, ainda não houve entendimento entre a Secretaria das Cidades e os gestores dos Municípios quanto ao local de instalação da obra.

Localização central
Para o secretário das Cidades, o aterro terá impacto em toda a região, por isso precisa ser instalado em uma cidade central. "Essa será a obra que mais irá unir todos os Municípios da região. Estamos tendo dificuldades por conta da localização, mas já contratamos uma empresa de consultoria que irá elaborar um projeto para resolver essa situação. Eu acredito que, até o final do ano, teremos a definição do terreno", afirma.

Apenas Juazeiro do Norte detêm 60% do lixo da região. Quanto mais distante da cidade o aterro for instalado, mais elevado será os custos com a manutenção do mesmo.

Após acompanhar os trabalhos no Crato, a missão do Bird seguiu para Juazeiro do Norte, onde foram observadas os trabalhos no Centro Multifuncional de Serviços. Já a ordem de serviço para o Projeto Roteiro da Fé será dada ainda em dezembro. De lá, os técnicos foram até a Barbalha, onde será instalado um teleférico, no distrito do Caldas. Depois foram a Santana do Cariri conferir os serviços de sinalização turística do Geopark Araripe.

De acordo com o gerente do Projeto no Bird, Taimur Samad, o andamento das obras na região do Cariri está sendo satisfatório. Segundo ele, é importante estruturar as cidades para o desenvolvimento.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria das Cidades
Avenida Gal. Afonso Albuquerque Lima- Edifício Seplag - 1º andar
Telefone: (85) 3101.4448

Yaçanã NepouncenaRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário