sábado, 30 de julho de 2011

Craque da estratégia

Clique para Ampliar
O técnico Vágner Mancini elogiou o elenco do Ceará, vasto em opções para modificar o panorama das partidas na Série A
FOTO: KID JÚNIOR
Com um elenco qualificado, o técnico Vágner Mancini tem mudado os jogos com substituições precisas
Dizem que técnico não ganha jogo e que sua participação no resultado de uma partida é mínimo se comparado a dos jogadores. Se a participação do técnico é relativizada, em muitos casos a contribuição do "professor" salta aos olhos. Um exemplo é Vágner Mancini no comando do Ceará na Série A. Além de ter encontrado a formação ideal para a equipe - que em 9º embalou na Série A e está a cinco jogos invicto - as substituições feitas por ele têm mudado o rumo das partidas do Vovô e sendo determinantes para o resultado positivo.

Nos jogos contra América/MG, Flamengo e Atlético/PR, os últimos gols do time foram marcados por jogadores que saíram do banco de reservas. Especificamente dois jogadores. O meia-atacante Felipe Azevedo, autor do gol que fechou a vitória de 4 a 0 contra os mineiros, voltando a marcar no empate em 1 a 1 contra o Flamengo e Nicácio, o autor dos dois gols na vitória de 2 a 1 diante do Atlético/PR.

Iluminado
Os gols resultarem das modificações é apenas um dos pontos altos. As mudanças, como de Felipe Azevedo e Nicácio, e até improvisações táticas estão sendo decisivas. Nos últimos jogos, o volante João Marcos foi deslocado para a lateral-direita e atuando muito bem: foi dele o cruzamento perfeito para Nicácio marcar de cabeça o gol da vitória contra os paranaenses.

Em suma, Mancini tem sido um "iluminado" se tratando das mudanças durante as partidas. Segundo ele, tudo devido a um elenco qualificado que tem em mãos no Brasileirão, o que facilita uma mudança. "Ao contrário do Estadual, hoje na Série A tenho 25 jogadores no mesmo nível. Se eu fizer uma troca de qualquer um pelo Rudnei, Enrico, Egídio, Felipe Azevedo, Nicácio, Edmílson e o Roger que utilizarei mais a frente, manterei a qualidade do time. Quando um técnico faz uma alteração, vislumbra que o cara vai acertar. Felizmente isso tem acontecido e estamos conseguindo mudar o panorama dos jogos e conquistando os resultados".

Com um elenco tão homogêneo, Mancini incentiva a disputa acirrada dentro do time. Mas o técnico lembra não é ele quem escala e sim o jogador que souber aproveitar a chance que tiver. "Do mesmo jeito que eu cobro e dou moral aos titulares, sei que tem um cara que está louco para entrar. Cheguei a um estágio no Ceará não sou eu mais que escalo. E sim o jogador pelo que produzir em campo. O técnico escala o time no inicio do ano, depois é uma consequência natural", analisa.

O treinador escolheu a vitória contra o Atlético/PR para ilustrar a qualidade do elenco. "Essa vitória foi do grupo de jogadores. Disse isso a eles no vestiário após o jogo. Fiquei satisfeito da maneira que conseguimos a vitória", finalizou.

Saiba mais
25 Titulares
Mancini disse que tem 25 jogadores de nível similar. Isso dá um time titular, um reserva e três suplentes. Como curiosidade vamos a eles. Titulares: Diego; Boiadeiro, Fabricio, Diego Sacoman, Vicente; Michel, Heleno, João Marcos, Thiago Humberto; Osvaldo e Washington. Reservas: Fernando Henrique; Patrick, Edmílson, Erivélton e Egídio; Rudnei, Eusébio, Enrico e Diguinho, Felipe Azevedo e Nicácio. E os outros três? O atacante Roger, o zagueiro Anderson Luís e o goleiro Adílson

Definição
O Ceará embarcou ontem para o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Fluminense no domingo. O técnico Vágner Mancini deixou de fora o meia Thiago Humberto e o atacante Roger. O meia ficou em Fortaleza para tratar da torção no tornozelo. Já o atacante teve uma conversa com o técnico e ficará treinando. "Não apressarei a estreia dele. Ainda não é a hora certa. O Roger precisa de mais ritmo e confiança", lembrou Vágner Mancini


DECEPCIONADOEvandro pede mais torcida no estádio
Após a vitória do Ceará contra o Atlético/PR na última quinta-feira, o presidente do clube, Evandro Leitão mostrou-se decepcionado com o torcedor alvinegro, que não lotou as dependências do Presidente Vargas. Com 19.400 ingressos disponíveis, um pouco mais de 13 mil pessoas foram ao estádio. "Lamento. Não sei o que é que está acontecendo. O ingresso não está caro para uma 1ª divisão e para o elenco que formamos. Eu particularmente esperava um retorno maior do nosso torcedor".

Pelo menos dois aspectos dificultam a lotação do PV por parte da torcida do Ceará: a baixa procura por ingressos e a logística do sócio-torcedor.

De acordo com o diretor administrativo do Ceará, Sérgio Costa, o clube tem cerca de 12 mil sócios adimplentes, com acesso garantido aos jogos. No entanto, a média de presença destes torcedores, é de apenas 7.500. O restante dos bilhetes que não são utilizados e não podem ser recolocados à venda. "Não podemos vender algo que já foi negociado antecipadamente. É um direito assegurado pelo nosso torcedor oficial", declarou Sérgio Costa.

Mesmo que o restante dos ingressos não utilizados pelos sócios fossem disponibilizados para venda o estádio ainda não lotaria. A média de bilhetes vendidos aos demais torcedores é de 3.500 ingressos. Atualmente 5.800 estão disponíveis à venda para a torcida.

Nem a cota de 10% destinada para a torcida visitante vem sendo solicitada. "Até hoje essa carga máxima não nos foi solicitada", lembrou o diretor de futebol, Robinson de Castro.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário