domingo, 31 de julho de 2011

Copa de 2014: pontapé inicial com festa no Rio

Clique para Ampliar
Na sorte: Ronaldo e Paulo Henrique Ganso (na foto, observados pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke) foram os responsáveis pelo sorteio das chaves das eliminatórias europeias FOTO: REUTERS
 Primeiro grande evento do Mundial no Brasil pôs Espanha e França na mesma chave das Eliminatórias
O sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 colocou frente a frente, no mesmo grupo, Espanha e França. Isso significa que se as duas forem as melhores da chave, uma delas terá de disputar a repescagem europeia. A festa na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, que custou R$ 30 milhões, contou com a presença de craques de diversas gerações, de todo alto escalão da Fifa, políticos, ministros, prefeitos e até a presidente Dilma Rousseff. O evento definiu como seriam os caminhos das 175 seleções de todos os continentes que ainda têm chance de chegar ao Mundial. Dos 208 filiados à Fifa, 203 entraram nas Eliminatórias e 28 já deram adeus. O único garantido até agora é o Brasil, que não disputa as Eliminatórias por ser país-sede.

Em seu cartão de visitas, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, deu um recado aos governantes. "Para que a Copa seja bem sucedida, precisamos do apoio do governo brasileiro, dos estados e municípios, Comitê Local e das pessoas. A Fifa confia no Brasil", afirmou.

Mas Dilma tratou logo de garantir que o País fará tudo que for possível. "O Brasil continua identificado como o País do Futebol e isso nos envaidece. Convido todos os povos a conhecerem o Brasil", disse.

Festa
A modelo Fernanda Lima e Tadeu Schmidt apresentaram o evento no Rio, que teve apresentações musicais com Ana Carolina e Ivan Lins, Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, e Ivete Sangalo cantando junto com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

O sorteio começou com a repescagem: o quinto da América do Sul pegará o quinto da Ásia, e o quarto da Concacaf pegará o vencedor da Oceania. Aí foi a vez da África, quando Cafu e Neymar tiraram a sorte do continente. O Grupo C foi o mais difícil, com Costa do Marfim e Marrocos na mesma chave. Depois, Jérôme Valcke convidou Zico e Lucas para o palco, para ajudarem no sorteio da Ásia. No Grupo C, ficaram Japão, Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte.

A seguir vieram Bebeto e Lucas Piazon, que escolheriam as bolinhas da Concacaf. Entre as seleções mais bem ranqueadas, EUA e Jamaica ficaram no Grupo A, México e Costa Rica no B. Depois, Zagallo e o jovem vascaíno Felipe Bastos fizeram o sorteio da Oceania. A Nova Zelândia ficou na chave de Fiji, Ilhas Salomão e Papua Nova Guiné.

Por último veio a Europa. Ganso e Ronaldo fizeram o sorteio e coube a Ronaldo tirar o papel que colocou a Espanha no mesmo grupo da França. E outras duas chaves prometem equilíbrio: A, com Croácia, Bélgica, Sérvia, Escócia, Macedônia e País de Gales, e o B, com Itália, Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta.


Na briga
175Seleções ainda lutam por uma das 31 vagas restantes para o Mundial brasileiro daqui a três anos. A única equipe que já possui vaga garantida é a do Brasil, dono da casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário