domingo, 31 de julho de 2011

No reencontro com Grêmio, Ronaldinho brilha, Flamengo vence e cola no líder

No reencontro com Grêmio, Ronaldinho brilha, Flamengo vence e cola no líder
Reprodução/ESPN
O duelo entre Flamengo e Grêmio, neste sábado, no Engenhão, tinha um ingrediente mais do que especial: Ronaldinho Gaúcho. O jogo, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocou o meia diante de sua ex-equipe pela primeira vez. E Ronaldinho não decepcionou. Com uma assistência e um gol, o camisa dez brilhou e conduziu o time carioca à vitória por 2 a 0. O outro gol foi anotado por Thiago Neves.
O Flamengo, que vinha de uma vitória épica sobre o Santos na Vila Belmiro, chegou aos 27 pontos na classificação. O time de Vanderlei Luxemburgo, único invicto no Brasileiro, assumiu a segunda posição, um ponto atrás do líder Corinthians. A equipe paulista, porém, tem dois jogos a menos. O São Paulo, que joga neste domingo contra o Vasco, pode reassumir a vice-liderança em caso de vitória.

Já o Grêmio, que nunca venceu no estádio Engenhão, segue com muitas dificuldades. A equipe não consegue embalar sob o comando do técnico Julinho Camargo e estaciona nos 13 pontos, bem próxima à zona de rebaixamento.
Se ainda existiam esperanças de um dia Grêmio e Ronaldinho Gaúcho fazerem as pazes em um futuro próximo, elas terminaram nesta noite carioca de julho. Não pela participação essencial do ex-melhor do mundo, autor do passe para o gol de Thiago Neves, no primeiro tempo, e que marcou o segundo gol flamenguista ao roubar a bola dos pés do goleiro Victor, no segundo, mas pelo modo como comemorou os lances.

Ele não mostrou constrangimento em comemorar efusivamente as jogadas. Levantou a torcida, bateu no peito e mostrou o escudo do Flamengo para quem quisesse ver. Ao término do jogo, foi reverenciado pela torcida. Ronaldinho segue sendo persona non grata no Olímpico.

No meio da semana, o Flamengo enfrenta o Cruzeiro, em Minas Gerais. Em casa, o Grêmio receberá o Atlético-MG para tentar quebrar uma série de três partidas sem vitória.

O jogo

A situação dos dois clubes no campeonato fez o Grêmio ser mais cauteloso, ganhando Adilson, um homem de marcação, na escalação. O time gaúcho marcava em seu campo. A estratégia conseguiu anular Thiago Neves. Aceso, Ronaldinho Gaúcho aparecia com constância. Deu "tapas" de primeira, lançamentos e tentou duas mal sucedidas janelinhas. O Flamengo encontrou dificuldades logo ao atravessar a faixa central do gramado, em diversos momentos, perdeu a bola logo ao cruzar a linha. Aos visitantes faltava empuxe ofensivo para encaixar um contra-ataque.

Quando tinha a bola, o Grêmio repetia velhos erros ofensivos. O principal deles foi a falta de pontaria. Nos 15 minutos inicias, período em que dominou o jogo, arrematou três vezes para fora. Felipe foi para o intervalo sem executar uma única defesa.

Thiago Neves precisou somente de um lance para escrever o seu nome na história da partida. Em cruzamento de Ronaldinho, desviou de cabeça se antecipando a três zagueiros e partindo para o abraço com o companheiro aos 27 minutos. Autor da assistência, o jogador formado na base gremista não se constrangeu em comemorar. "O gol é gol", justificou na saída para o vestiário.

No último lance da primeira etapa, Leandro, do Grêmio, caiu dentro da área alegando pênalti, mas nada foi marcado. As imagens de televisão mostram um puxão em sua camisa. No segundo tempo, Mário Fernandes utilizou o braço para parar Ronaldinho próximo do gol, mas o juiz mandou o lance seguir.

Fora os lances com o seu camisa 10, o Flamengo pouco produzia ofensivamente, esperando o tempo passar e repetindo a postura adotada no empate com o Ceará, quando também saiu na frente. Do jeito que conseguia, o Grêmio ia ao ataque não conseguindo além de arremates prensados ou chutes para fora.

A primeira defesa de Felipe ocorreu aos 23 minutos em chute cruzado de Lúcio. Quatro minutos depois, Victor tentou driblar Ronaldinho, se deu mal. O flamenguista roubou e tocou para dentro do gol, bateu no peito, mostrou o escudo rubro-negro para a torcida e levantou todos os presentes da arquibancada do Engenhão. Não precisava de mais nada. O ponto final da noite estava colocado.

FICHA TÉCNICA:FLAMENGO 2 X 0 GRÊMIO

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de julho de 2011, sábado
Renda: R$: 780.450
Público: 28.793
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa) e Vicente Romano (ambos de SP)
Cartões amarelos: Wellinton e Willain (Flamengo); Saimon e Fábio Rochemback (Grêmio)
GOLS: FLAMENGO: Thiago Neves, aos 27minutos do primeiro tempo, e Ronaldinho Gaúcho, aos 27 minutos do segundo tempo;

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Wellinton, Ronaldo Angelim e Júnior César; Airton (Fierro), Willians, Renato e Thiago Neves (Jael); Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Botinelli)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Adilson (Mithyuê) e Escudero (Marquinhos); Leandro (Lins) e André Lima.
Técnico: Julinho Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário