quinta-feira, 23 de junho de 2011

Homenagem após sucesso do primeiro transplante de pulmão


Francisco Eudes se recupera bem após o transplante de pulmão (DORA MOREIRA/ESPECIAL PARA OPOVO)
Francisco Eudes se recupera bem após o transplante de pulmão (DORA MOREIRA/ESPECIAL PARA OPOVO)
O paciente que recebeu o primeiro transplante de pulmão do Norte-Nordeste, Francisco Eudes Aguiar, está em bom estado de saúde após a cirurgia. “A recuperação dele é impressionante. No segundo dia, ele já tinha saído do oxigênio”, afirma coordenador da Equipe de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana, Antero Gomes Neto.
O transplante foi realizado no dia 14 de junho. Há mais de dois anos, o paciente recebia oxigênio 24 horas por dia para sobreviver. Eudes sofria de enfisema pulmonar, causada pela ausência da proteína alfa-1-antitripsina, que protege os tecidos dos pulmões. Por ser fumante, o avanço da doença foi mais acelerado.
HomenagemA equipe médica responsável pelo transplante recebeu homenagens, na manhã de ontem, no Hospital de Messejana. Segundo a pneumologista e diretora médica do Hospital de Messejana, Filadélfia Passos, esse foi um dia histórico para a pneumologia e a cirurgia torácica no Ceará. “Eu ainda não estou acreditando”, afirma, contente com o resultado do procedimento cirúrgico.
Antes de chegar a esse momento de consagração, um longo caminho precisou ser percorrido. “Algumas pessoas não acreditavam, devido a jornada longa e difícil. Mas perseveramos e o grupo vai continuar. Não vamos abandonar o barco”, afirma o cirurgião torácico Antero Gomes, coordenador da equipe de transplante de pulão do hospital. A preparação para realizar o transplante passou por treinamento da equipe do hospital, realização de estudos (protocolo) sobre transplantes e visitas do Ministério da Saúde.
O coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari, afirma que “o Ceará se destaca no norte-nordeste na realização de transplantes”. Ele também informa que o Brasil tem o terceiro maior sistema de transplantes no mundo.
TransplantesO secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, lembra que o número de transplantes no Estado tem aumentado ao longo dos anos. Passaram de 446 (2006) para 875 transplantes (2010). E a meta deste ano é que seja ultrapassado o número de mil transplantados. A lista de espera é de 883 pacientes aguardando um transplante de órgão ou tecido no Ceará. “Queremos ser o estado que realiza o maior número de transplantes e com os melhores resultados”, afirma Arruda Bastos. 
O primeiro transplante de pulmão foi realizado em 1963. Nos 20 anos seguintes, foram 40 transplantes, mas todos os pacientes tiveram sobrevida curta. O primeiro caso de transplante de pulmão bem-sucedido foi em 1983, no Canadá. O paciente sobreviveu por mais sete anos.  
No Brasil, o primeiro transplante foi realizado em 1989, na Santa Casa de Porto Alegre. Atualmente, a Central de Transplantes de São Paulo aproveita, apenas, 5% dos pulmões de doadores de múltiplos órgãos. A média mundial varia de 6 a 24%. 
ENTENDA A NOTÍCIA
Há uma semana, foi realizado o primeiro transplante de pulmão no Ceará. A equipe médica do Hospital de Messejana foi homenageada ontem. O hospital é o único do norte-nordeste a realizar a cirurgia.
Geimison Maia
geimison@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário