Durante 90 minutos, o tempo de um jogo de futebol, o documentário "O Gringo", lançado na noite desta quinta-feira numa sessão para imprensa e convidados, entre eles a presidente Patricia Amorim, narra a história do jogador. Na telona, a ênfase está em suas passagens pelo Flamengo, com o gol do tricampeonato estadual sobre o Vasco em 2001 e a conquista do Brasileiro em 2009. Alguns momentos arrancaram risos da plateia, quando o jogador faz o papel de ator meio sem jeito.
![]() |
Petkovic: 'É um filme para torcedores de todos os times' (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) |
Antes do filme, já dentro da sala, Pet foi saudado com um grito de "ídolo eterno". Entre os telespectadores, torcedores com camisas do Flamengo vibraram quando foi mostrado o gol de falta aos 43 minutos do segundo tempo contra o Vasco. Nas passagens por Vasco e Fluminense, silêncio na plateia, mesmo com líderes de torcida do Tricolor e do Cruz-Maltino presentes.
saiba mais
Zagallo e Adriano aparecem em trechos dando relatos do título em 2001, quando o Velho Lobo era técnico e o Imperador estava no banco de reservas. O atacante também conta parte da trajetória do título do Campeonato Brasileiro de 2009. Pet é chamado de "pai" pelo jogador, que, numa cena contracenada, convida o gringo para ser titular da equipe de Andrade. E, na vida real, o sérvio realmente deixou o banco para entrar no time principal.
- Graças ao filme aproximamos a cultura do Brasil e da Sérvia. Foi emocionante. Estou muito feliz, gosto de cinema, é um filme para torcedores de todos os times. Agradeço o carinho que sempre recebi por parte da torcida - declarou Petkovic.
O jogador estava acompanhado da mulher Violeta e das filhas Ana e Inês. Antes da sessão, o sérvio recebeu de um torcedor uma camisa do Flamengo numa moldura com os dizeres: "Petkovic, eterno ídolo da Nação. Deus te proteja".
Na película, não aparecem clubes como Atlético-MG e Goiás, pelos quais Pet também jogou. Vanderlei Luxemburgo, quando ainda era técnico do Santos, aparece elogiando o meia. Segundo o treinador, ele "vai na bola como uma pessoa com fome num prato de comida". No início desta temporada, já no Flamengo, Luxa deixou o gringo fora do elenco.
Quase no fim do documentário, Bruno, então goleiro na conquista do Brasileiro em 2009, aparece erguendo o troféu de campeão. O goleiro - que está preso, acusado pelo desaparecimento de Eliza Samudio - chegou a dar declarações para o filme no fim de 2009, mas as cenas não foram levadas ao documentário. Zico também aparece conversando com Pet no filme, que entrará no circuito no dia 10 de junho.
![]() |
Petkovic recebe camisa como homenagem de torcedor (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário