sábado, 28 de maio de 2011

Irmãs Clarissas saem da reclusão pela primeira vez

Numa ação inédita, as religiosas da Ordem de Santa Clara rompem a clausura para participarem de programação especial da congregação FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES
Canindé Pela primeira vez depois que chegaram ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento, no dia 27 de dezembro de 1995, as irmãs Clarissas deixam a clausura e irão às ruas para participarem de uma missa celebrada pelo ministro provincial, frei Marconi Lins, na Basílica de São Francisco das Chagas, na segunda-feira, às 9h. Para participarem do ato religioso histórico, elas foram autorizadas pelo papa Bento XVI, e pelo ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades Menores, frei José Rodriguez Carballo, que visitará Canindé de 2 a 6 de junho. As Clarissas também vão acompanhar a programação como o ministro geral.
Atualmente, o Mosteiro das Clarissas está sob a dependência jurídica do Ministério Provincial, Província Franciscana do Brasil. Teve sua elevação canônica no dia 20 de março de 1999, quando foi eleita a primeira abadessa, madre Maria Betânia de Jesus Hóstia, que esteve à frente da comunidade de 1999 a 2005.
Hoje a abadessa é madre Elisabete dos Anjos, e conta com 18 irmãs de diferentes Estados do Brasil, em idade que varia de 21 a 88 anos.

Rezas ao mundo
Ela diz que a vida em clausura é livre. "Vivemos entre muros e grades, mas somos livres e alegres. É uma vida de recolhimento por opção e rezas para o mundo inteiro´´, explica a madre Elisabete. Na segunda-feira, quando deixarem a clausura, muitas delas irão pela primeira vez pisar nas ruas de Canindé. Afora as 18 irmãs que residem no Município, mais 70 de todo o Brasil deixarão suas clausuras para conhecerem o maior Santuário Franciscano das Américas, sediado no Ceará.
As 88 irmãs sairão em peregrinação às 8h pelas ruas da cidade até a Basílica, quando participarão da celebração histórica. A decisão faz parte da festa que acontece de 29 de maio a 5 de junho, no Encontro de Formação e abertura do Jubileu do VIII Centenário da Consagração da Mãe Santa Clara, na Porciúncula. Na abertura do encontro, a presença do ministro geral da Ordem Franciscana, frei José Rodriguez Carballo, será destaque. "Com nossas preces e o coração voltado para os discípulos, nos preparamos para este momento singular de nossa Ordem no Brasil, e que seja de vivência profunda com o Senhor na sua renovação no vigor originário de nossa vocação, benefício concedido a cada dia por nossa Mãe Santa Clara que nos manda a luz da luz que é Jesus", enfatiza irmã Ana Clara, a primeira a chegar em Canindé.
A religiosa fala ainda que a vida de clausura torna-se uma forma de auxiliar ao próprio Deus, "sustentáculo dos membros vacilantes de seu corpo inefável", conforme destaca.
A programação está distribuída da seguinte forma. Na abertura do encontro, dia 30 de maio, acontecerá missa na Basílica de São Francisco, presidida pelo ministro provincial, frei Marconi Lins, às 9h.
No dia 3 de junho, será realizado o Ofício de Vésperas, presidido pelo ministro geral, Frei José Rodriguez Carballo. No dia seguinte, começa o encontro com o ministro geral e celebração da abertura do Jubileu.
Em 2012, as Irmãs Clarissas de todo o mundo estarão comemorando 800 anos de fundação da Ordem Santa Clara. A família franciscana do Brasil, por meio da sua presidente, irmã Maria Petronila de Sousa, promove, com todas as Congregações Franciscanas, celebração dos 800 anos de carisma de Santa Clara de Assis, a maior amiga de São Francisco.
O ministro geral da Ordem dos Frades Menores, o espanhol frei José Rodriguez Carballo visita de 2 a 6 de junho a Província de Santo Antonio do Brasil, o maior Santuário Franciscano das Américas e que realiza a segunda maior romaria franciscana do mundo. Sua vinda ao Santuário da Fé e Oração: Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé vai coincidir com o I Encontro Nacional dos Jovens Confrades Franciscanos Menores do Brasil - CFMB. O tema do evento é: "Juventude tua vida é missão"´, e deverá reunir mais de 500 jovens de todo País, liderados pelos Frades Menores do Brasil. O ministro geral visitará também a Província de Nossa Senhora da Assunção, em Bacabal, Maranhão. Por ocasião da sua vinda a Canindé, celebra com as Irmãs Clarissas Missa em Ação de Graças pelos 800 anos de Fundação das Irmãs Pobres de Assis.
Na abertura do ano Jubilar, frei José Rodriguez participa no dia 4 de junho, às 10h30, da Celebração Eucarística.

MAIS INFORMAÇÕES
Mosteiro das Irmãs Clarissas
Rua Paulino Barroso, nº 31
Bairro Santa Clara, Canindé
Telefone: (85) 3343.0126

MISSÃOFrei é tido como São Francisco vivo atualmente
O ministro geral da ordem Franciscana dos Frades Menores, frei José Rodriguez Carballo, nasceu na Espanha no dia 11 de agosto de 1953. Fez sua profissão solene em 1 de janeiro de 1976. Foi ordenado sacerdote em 26 de junho de 1977. Pertence à Província de Santiago de Compostela, na Espanha, e desde 2003, é ministro geral da Ordem, cargo que exercerá até 2015. Para os Frades Menores, o frei é São Francisco vivo da Ordem. Essa é a primeira vez que o sacerdote vem ao Estado do Ceará.
No dia 4 de junho de 2009, em Assembleia dos 152 representantes da Ordem dos Frades Menores, reunida em Santa Maria dos Anjos, em Assis, na Itália, ele foi reeleito como guia de 15 mil religiosos franciscanos que vivem em 113 nações do mundo. Em declarações após a reeleição, ele confessou que se sente "confiante, pois São Francisco queria que o verdadeiro ministro geral da Ordem fosse o Espírito Santo, de modo que nossa Ordem não pode ter medo, deve abrir-se ao futuro com confiança". Assegurou que entre suas prioridades está a promoção do espírito missionário entre os franciscanos.
"Nosso claustro é o mundo: nós somos chamados a ser missionários. Não podemos nos contentar com acolher ao que chega, mas temos que sair ao encontro das pessoas".

Antônio Carlos Alves
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário