sábado, 29 de janeiro de 2011

PLANO NORDESTE: Domingos expõe projeto a Dilma


Clique para Ampliar
Domingo Filho recebendo placa do presidente e 1º secretário da Assembleia Legislativa, ontem
FOTO: MARÍLIA CAMELO
Na primeira audiência entre o Governo do Ceará e a presidente Dilma Rousseff (PT), após a posse da petista, na última quarta-feira, em Brasília, quem representou o Estado foi o vice- governador Domingos Filho (PMDB).
De acordo com o peemedebista, o único assunto tratado com Rousseff foi sobre o Projeto Nordeste, uma ideia do governador Cid Gomes (PSB) que pretende implementar ações que atinjam toda a região. Domingos Filho, vice-governador, está no comando do Estado enquanto Cid Gomes está de férias e só retornará ao cargo no dia 10 de fevereiro.
A informação foi dada durante uma homenagem realizada ontem pela manhã, por deputados e servidores da Assembleia Legislativa, ao trabalho prestado por Domingos Filho, durante os quatro anos em que presidiu o parlamento cearense, 2007-2010. O vice-governador ganhou um espaço no Memorial Pontes Neto que passou por uma reforma durante sua gestão no comando daquela Casa.
De acordo com Domingos Filho, o Projeto Nordeste pretende criar um fundo misto de investimento no valor de R$ 20 bilhões, que seria alimentado por recursos estadual e federal, além de empréstimos com o Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Conforme explicou o vice-governador, o Projeto Nordeste trataria de linhas de investimento que contemplassem os estados nordestinos como um todo, sem levar melhorias apenas para um Estado, dando como exemplo, a duplicação da rodovia federal BR 304.
Além de investir em estradas, rodovias, melhorando a ligação entre os estados nordestinos, o Projeto também pretende apostar nos potenciais da Região, como energia eólica, solar e o turismo, através de benfeitorias nos portos e aeroportos, permitindo que os pacotes de viagem incluissem diverso estados do Nordeste. A sugestão está em fase de discussão. Segundo Domingos Filho, a conversa com a presidente foi acompanhada também pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT).
Questionado se ele tratou da indicação para a presidência do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), segundo escalão do governo de Dilma Rousseff, Domingos Filho garantiu que não. Ocorre que a vaga foi requerida pelo governador Cid Gomes, a pedido da bancada federal do Ceará, em audiência com o ministro chefe da Casa Civil, Antônio Palocci. Contudo, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), declarou, recentemente, que o referido posto permanecerá sob o comando do potiguar Elias Fernandes Neto.
Sobre o projeto de lei que aumentou as atribuições do vice-governador, aprovado pela Assembleia no dia 14 de janeiro, durante a convocação extraordinária, Domingos Filho diz que a modificação é uma confiança a mais que o governador deposita na função exercida nele.
Segundo ele, a matéria define relações e papéis institucionais do vice-governador, permitindo que ele constitua relações com outros poderes e sociedade na linha do planejamento participativo por colegiados.
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário